Quando abasteci com a comum algumas vezes senti uma leve trepidação no volante em marcha lenta, então sempre priorizei a Podium.
Ocorre que mudei de cidade (e de região, morava no centro oeste e vim para o nordeste) e agora estava usando apenas a Grid (não reparei qualquer reclame do motor), pois é mais fácil de encontrar. Depois de ler sobre o teor de enxofre (e ver a ponteira do escapamento preta por dentro), voltarei à Podium, mesmo tendo que ir mais longe para abastecer.
Quanto à durabilidade do motor, antes de comprar meu carro li a reportagem na Quatro Rodas sobre o desmonte do 3008, com motor THP, que rodou 60000Km e foi aprovado, mesmo com formação de depósitos nos pistões e válvulas de admissão, que atribuíram à má qualidade do combustível. Detalhe: nos 60.000 Km eles só utilizaram gasolina comum

Para quem interessar em ver a reportagem:
http://quatrorodas.abril.com.br/galeria ... 2392.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;
Resumindo: melhor investir na Podium mesmo, porém comum de jeito nenhum (até fez rima, rs)
Quanto ao aumento do teor de álcool, ouvi dizer que as gasolinas Premium não entrariam nessa, num primeiro momento. Tirando a questão da corrosão, que eu acho que os carros atuais já estão menos sensíveis a isto (se fosse na época dos carburadores e dos tanques de combustível de metal a história seria outra), creio que haverá um aumento no consumo, porém forçará menos o motor, pois o álcool reclama uma taxa de compressão mais alta, que já é o caso do DS. Lembro que quando turbinei meu Palio ele passou a rodar com álcool, e não apresentou problema por ser originalmente movido a gasolina.