Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
Avatar do usuário
Crespo
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Fev 07, 2015 11:09 pm
Estado: AL
Cidade: Maceió
Carro Atual: DS3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Crespo »

No começo eu abastecia o DS somente com a Podium e em um único posto, principalmente porque na estrada era difícil encontrar a Podium, então sempre aproveitava um pouco da que já estava no tanque.

Quando abasteci com a comum algumas vezes senti uma leve trepidação no volante em marcha lenta, então sempre priorizei a Podium.

Ocorre que mudei de cidade (e de região, morava no centro oeste e vim para o nordeste) e agora estava usando apenas a Grid (não reparei qualquer reclame do motor), pois é mais fácil de encontrar. Depois de ler sobre o teor de enxofre (e ver a ponteira do escapamento preta por dentro), voltarei à Podium, mesmo tendo que ir mais longe para abastecer.

Quanto à durabilidade do motor, antes de comprar meu carro li a reportagem na Quatro Rodas sobre o desmonte do 3008, com motor THP, que rodou 60000Km e foi aprovado, mesmo com formação de depósitos nos pistões e válvulas de admissão, que atribuíram à má qualidade do combustível. Detalhe: nos 60.000 Km eles só utilizaram gasolina comum :o. Fiquei tranquilo pois a turbina estava intacta, e eu tinha receio de que com essa quilometragem já aparecesse desgaste.

Para quem interessar em ver a reportagem:
http://quatrorodas.abril.com.br/galeria ... 2392.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

Resumindo: melhor investir na Podium mesmo, porém comum de jeito nenhum (até fez rima, rs)

Quanto ao aumento do teor de álcool, ouvi dizer que as gasolinas Premium não entrariam nessa, num primeiro momento. Tirando a questão da corrosão, que eu acho que os carros atuais já estão menos sensíveis a isto (se fosse na época dos carburadores e dos tanques de combustível de metal a história seria outra), creio que haverá um aumento no consumo, porém forçará menos o motor, pois o álcool reclama uma taxa de compressão mais alta, que já é o caso do DS. Lembro que quando turbinei meu Palio ele passou a rodar com álcool, e não apresentou problema por ser originalmente movido a gasolina.

The.Mole
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Mai 05, 2014 10:40 pm
Estado: MA
Cidade: São Luís
Carro Atual: VW

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por The.Mole »

Ainda não mudaram para 27% de álcool na gasolina; 25% já tá bem ruim, isso num tanque com 40 litros de gasolina, são 10 litros de álcool lá dentro.
Esse tanto de álcool pode acabar ferrando com o motor que não seja flex, vejam o vídeo ai desse cara, o famoso ADG, da Oficina High Torque em BH (adiantem o vídeo para uns 5:40 minutos).

http://www.youtube.com/watch?v=fizKjAkQZpA" onclick="window.open(this.href);return false;

Alternativas à Podium da BR, são as premium da Ipiranga e da Alê, mas essas são mais difíceis ainda de achar que a Podium e são inferiores em octanagem... essas são as melhores, mas a top mesmo é Podium da BR.

PS: tem rolado os comentários de que se mudarem pra 27% isso vai ocorrer só nas gasolinas aditivada e comum (essa vai desaparecer em junho ou julho desse ano (2015); já as 3 gasolinas premium que citei por enquanto ficariam com no máximo 25% de álcool.

Avatar do usuário
Crespo
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Fev 07, 2015 11:09 pm
Estado: AL
Cidade: Maceió
Carro Atual: DS3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Crespo »

Muito bom o vídeo, achei que não iria ver até o fim por ser extenso, mas achei muito interessante e acabei assistindo tudo[emoji106]

Adi99977
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Fev 12, 2015 10:08 am
Estado: SP
Cidade: São Bernardo do Campo
Carro Atual: DS5

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Adi99977 »

Não quer ter problemas com seu motor com Injeção Direta? Use Podium!
Estou no terceiro carro com este tipo de injeção e nunca tive problemas, pois sempre abasteci com Podium....ou quando não é possível, utilizo aditivada.
Atual DS5 e Mini Cooper
Anterior C5 THP - C5 2.0 - C4 Sport - C3 XTR e muitos outros

Avatar do usuário
felipesacchi
Mensagens: 463
Registrado em: Qui Mai 09, 2013 12:51 am
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: DS3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por felipesacchi »

Aqui em BH, o valor mais barato da gasolina comum tá 3,12.. Variando até uns 3,17.
E dá pra achar Podium por 3,99.. Variando até 4,10.
Especificamente nesse caso, eu prefiro gastar uma mixaria a mais e botar a Podium.
Claro que não é toda vez que dá. Às vezes tá acabando a gasolina e vc tá no meio do nada.. nesse caso tem que ser de comum mesmo.
Mas na maioria das vezes to optando pela Podium!
Imagem

Youtube: http://www.youtube.com/need2race" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Tmaias
Mensagens: 175
Registrado em: Qui Dez 19, 2013 12:33 am
Estado: MA
Cidade: São Luís
Carro Atual: DS3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Tmaias »

Bicho, não é uma mixaria... É 1 real a mais por litro... hehe 1/4 do valor...
Ou seja, você "perde" um tanque a cada três.

Valerini
Mensagens: 85
Registrado em: Dom Jan 19, 2014 12:15 am
Estado: CE
Cidade: Fortaleza
Carro Atual: DS3, 307 cc, 106

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Valerini »

Não perde porque o consumo melhora, sem contar os menores gastos com manutenção futura..

Avatar do usuário
Tmaias
Mensagens: 175
Registrado em: Qui Dez 19, 2013 12:33 am
Estado: MA
Cidade: São Luís
Carro Atual: DS3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Tmaias »

Pois é...
Um amigo meu tem um Sonata e fez o teste de consumo com a comum e a Podium...
Depois de rodar com um tanque de cada, ele concluiu que o carro ficou MENOS econômico com a Podium... :(
Outro amigo, que tem um Lounge, já havia me dito que é só papo essa história de a Podium ser mais econômica.

durigan
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Fev 02, 2015 7:30 pm
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: ds3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por durigan »

tambem fiz esse teste com um cerato e tb com o ds3,
praticamente mesma media com a aditivada.
comum praticamente um pouco menos.nada de absurdo.

o problema é a vida util do motor, tratando-se de um motor de alta performance.

Responder