Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
calibre
Estado: SP
Carro Atual: Citroen DS3 Branco

Re: Vou chipar

Mensagem por calibre »

cauemarques escreveu:Instalei o chipwerke facinho... o resultado ficou bom
Usou algum tutorial ou somente as dicas aquii do forum?
Devo pegar o meu semana que vem.

Nono
Estado: CE
Carro Atual: ds3

Mensagem por Nono »

calibre escreveu:
cauemarques escreveu:Instalei o chipwerke facinho... o resultado ficou bom
Usou algum tutorial ou somente as dicas aquii do forum?
Devo pegar o meu semana que vem.
Só da uma lida esse tópico aqui q da para instalar , tem umas fotos aqui no fórum e nas ultimas páginas tem a galera explicando detalhadamente ...

Marco_Antonio
Estado: PR
Carro Atual: Fusca TSI

Mensagem por Marco_Antonio »

Instalei meu chipwerke, gfbdv+ e filtro, sem segredos, não desliguei bateria, apenas deixei porta e capô aberto por 10 minutos, ficou uma beleza, continuo sentindo a patada da terceira, inclusive na segunda tb agora é nítido.... Satisfeito com o CxB

fabio_sd
Estado: MG
Carro Atual: C4 Lounge THP

Mensagem por fabio_sd »

Marco_Antonio escreveu:Instalei meu chipwerke, gfbdv+ e filtro, sem segredos, não desliguei bateria, apenas deixei porta e capô aberto por 10 minutos, ficou uma beleza, continuo sentindo a patada da terceira, inclusive na segunda tb agora é nítido.... Satisfeito com o CxB
Beleza! Mesmo set que instalei. Fez alguma medição de desempenho?
Fabio_SD

luizcanto
Carro Atual: CITROEN DS3

Mensagem por luizcanto »

Pessoal, desculpa a pergunta de noob...

Quais são os ganhos imediatos do chip?
Aceleração, velocidade final? Ou ele ganha mais em numero (cv e torque)?

Abs

sheldonmendes
Carro Atual: DS3 Sportchiq 2013

Mensagem por sheldonmendes »

luizcanto escreveu:Pessoal, desculpa a pergunta de noob...

Quais são os ganhos imediatos do chip?
Aceleração, velocidade final? Ou ele ganha mais em numero (cv e torque)?

Abs
Depende do chip.

Em media 20-30cv

E uns 3-5 kgf.m de torque.

Ganha bastante agilidade em 1a e 2a marcha.
Imagem

afonso
Carro Atual: DS3

Mensagem por afonso »

Boa tarde galera,

comprei meu DS3 há pouco tempo e estou pensando em chipar...
Alguém ai já colocou apenas o chip ou é necessário mais alguma coisa a fim de evitar problemas e talz...

Se alguém puder me ajudar com relação a marcas e modelos agradeço, pois não faço a menor ideia da diferença entre eles...

vlww

atilamendes
Estado: DF
Carro Atual: DS3 / 208

Mensagem por atilamendes »

afonso escreveu:Boa tarde galera,

comprei meu DS3 há pouco tempo e estou pensando em chipar...
Alguém ai já colocou apenas o chip ou é necessário mais alguma coisa a fim de evitar problemas e talz...

Se alguém puder me ajudar com relação a marcas e modelos agradeço, pois não faço a menor ideia da diferença entre eles...

vlww
Boa tarde Afonso,

Bem vindo ao clube!

Primeiramente vou te explicar as opções.

- Remap: Consiste em alterar o software original da ECU. Trata-se de uma alteração apenas a nível de software.

Vantagens -> Maior possibilidade de modificações (sem cat) e costuma ter um software mais preciso e eficiente na melhora de desempenho (em relação aos piggybacks). Visualmente, dentro do cofre do motor, passa a impressão de originalidade.

Desvantagens -> Em revisões e visitas rotineiras aa CSS, o mecânico pode dar um reset na ECU e limpar o mapeamento feito, voltando tudo ao estado original.

- Piggyback: Trata-se de um aparelho que você instala (geralmente plug'n'play, por exemplo Racechip, Unichip e Chiptweerk) que faz um bypass no mapa original da ECU do carro. Para deixar original novamente, basta desinstalar.

Vantagens -> Instalação rápida. Pode se retirar também rapidamente e sem alterar originalidade do carro. Pode se vender o aparelho e recuperar o investimento (remap não tem como "revender").

Desvantagens -> Nao eh possível alterar e aprimorar o mapa existente no aparelho. Para modificações mais abrangentes e profundas no carro, piggyback torna-se um gargalo.

Ao chipar ou remapear o carro, consequentemente a pressão da turbina aumenta, e com isso a válvula de alivio sofre um desgaste nao previsto. Eh recomendado instalar uma válvula nova que suporte este aumento de pressão, evitando assim a quebra da mesma e danificação de componentes internos do motor. Geralmente usa-se Forge ou GFB.

Alterações de desempenho são categorizadas em estágios (stages). No caso do DS3, a melhoria em estagio 1 (stage 1) consiste em subir a cavalaria de 165cv para 195cv (em media) e o torque de 24.5kgfm para 29.5kgfm (em media e sem overboost).

Stage 1 geralmente significa apenas um remapeamento da ECU (via piggyback ou remap direto), sem alterações mais serias na parte mecânica. No seu caso o que você procura eh apenas Stage 1, ou seja, instalar um Racechip. Instalar um filtro de ar esportivo in box neste caso, não trara muitas mudanças. No entanto, por precaução, recomendamos também instalar uma BOV (valvula de alivio) mais forte.

Eu estava usando Racechip Ultimate, estava satisfeito. No entanto queria instalar um downpipe e retirar o catalizador do carro, com isso tive que vender o Racechip e partir para remap, pois com este ha a possibilidade de contornar o problema da falta de catalizador no carro. O remap me proporcionou a configuração que precisava para poder instalar o downpipe.

O tópico eh extenso, possuem muitas paginas, mas te garanto que ao final de toda leitura estará craque no assunto!

E qualquer coisa estamos a disposição pra te ajudar!

Abraco!
Voltando aos trabalhos!

afonso
Carro Atual: DS3

Mensagem por afonso »

Muito obrigado Atila!

Ajudou bastente...

Procurei a válvula e o filtro e achei esses links...

Válvula
http://www.ebay.co.uk/itm/FORGE-DUMP-VA ... OC:US:3160" onclick="window.open(this.href);return false;

Filtro
http://www.ebay.com/itm/K-N-Air-Filter- ... 5652b85e5f" onclick="window.open(this.href);return false;

Alguém tem essas peças? Já seria o suficiente para chipar?

Responder