afonso escreveu:Boa tarde galera,
comprei meu DS3 há pouco tempo e estou pensando em chipar...
Alguém ai já colocou apenas o chip ou é necessário mais alguma coisa a fim de evitar problemas e talz...
Se alguém puder me ajudar com relação a marcas e modelos agradeço, pois não faço a menor ideia da diferença entre eles...
vlww
Boa tarde Afonso,
Bem vindo ao clube!
Primeiramente vou te explicar as opções.
- Remap: Consiste em alterar o software original da ECU. Trata-se de uma alteração apenas a nível de software.
Vantagens -> Maior possibilidade de modificações (sem cat) e costuma ter um software mais preciso e eficiente na melhora de desempenho (em relação aos piggybacks). Visualmente, dentro do cofre do motor, passa a impressão de originalidade.
Desvantagens -> Em revisões e visitas rotineiras aa CSS, o mecânico pode dar um reset na ECU e limpar o mapeamento feito, voltando tudo ao estado original.
- Piggyback: Trata-se de um aparelho que você instala (geralmente plug'n'play, por exemplo Racechip, Unichip e Chiptweerk) que faz um bypass no mapa original da ECU do carro. Para deixar original novamente, basta desinstalar.
Vantagens -> Instalação rápida. Pode se retirar também rapidamente e sem alterar originalidade do carro. Pode se vender o aparelho e recuperar o investimento (remap não tem como "revender").
Desvantagens -> Nao eh possível alterar e aprimorar o mapa existente no aparelho. Para modificações mais abrangentes e profundas no carro, piggyback torna-se um gargalo.
Ao chipar ou remapear o carro, consequentemente a pressão da turbina aumenta, e com isso a válvula de alivio sofre um desgaste nao previsto. Eh recomendado instalar uma válvula nova que suporte este aumento de pressão, evitando assim a quebra da mesma e danificação de componentes internos do motor. Geralmente usa-se Forge ou GFB.
Alterações de desempenho são categorizadas em estágios (stages). No caso do DS3, a melhoria em estagio 1 (stage 1) consiste em subir a cavalaria de 165cv para 195cv (em media) e o torque de 24.5kgfm para 29.5kgfm (em media e sem overboost).
Stage 1 geralmente significa apenas um remapeamento da ECU (via piggyback ou remap direto), sem alterações mais serias na parte mecânica. No seu caso o que você procura eh apenas Stage 1, ou seja, instalar um Racechip. Instalar um filtro de ar esportivo in box neste caso, não trara muitas mudanças. No entanto, por precaução, recomendamos também instalar uma BOV (valvula de alivio) mais forte.
Eu estava usando Racechip Ultimate, estava satisfeito. No entanto queria instalar um downpipe e retirar o catalizador do carro, com isso tive que vender o Racechip e partir para remap, pois com este ha a possibilidade de contornar o problema da falta de catalizador no carro. O remap me proporcionou a configuração que precisava para poder instalar o downpipe.
O tópico eh extenso, possuem muitas paginas, mas te garanto que ao final de toda leitura estará craque no assunto!
E qualquer coisa estamos a disposição pra te ajudar!
Abraco!