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Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Enviado: Qui Jan 30, 2014 8:54 am
por 007x
Excelente tópico tlamim!

E aqui vai o preço de alguns ingredientes!

Fiz uma lista dos componentes que achei:

Cotação hoje: Dollar = R$2,43 | Euro = R$3,30

- Borg Warner MINI Cooper JCW Hi Performance Turbocharger = $1,695.00 = R$4.127,00
- Dump Valve = $290.00 = R$706,00
- Intercooler frontal Forge = $1,000.00 = R$2.435,00
- Filtro de ar esportivo (K&N) = $97.01 = R$236,00
- Velas NGK Iridium Mini JCW/ Citroen DS3R = $56.00 = R$136,00
- Embreagem reforçada Sach DS3R = £459,00 = R$1.838,00 (não tenho certeza se é essa)
- Molas Eibach Pro-Kit = £188.00 = R$753,00

Total: R$10.231,00 (sem imposto de importação e frete)

Não achei todos itens que o tlamim comentou, por isso se acharem os outros ou algum item errado, me passem que eu atualizo a lista.

PS: Sou de Blumenau tlamim, se eu for até Joinville se deixa eu dar uma voltinha no seu branquelo? :twisted:

Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Enviado: Qui Jan 30, 2014 3:31 pm
por rthahira
Alguém sabe o código/part number da iridium?
Abraços


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Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Enviado: Qui Jan 30, 2014 6:13 pm
por tlamim
marcoscabral.bhz, com relação a sua dúvida:

De fato os veículos são monobloco, mas falo por modo de expressão mesmo. A diferença maior entre um carro e outro é a concepção das plataformas. O DS3, utiliza a mesma plataforma que o C3, C3 Picasso, 208, 208 Gti, 2008... (PSATRRE47B2), enquanto o DS4 usa a mesma plataforma do C4, C4 Lounge, C4 Picasso, 308, 3008... (PSATRRE59H4). Note que a mesma plataforma possibilita a concepção de diversos carros, cada um com uma proposta (hatch esportivo, sedan familiar, crossover, etc.). O fator determinante neste caso é o quão rígida pode ser a plataforma de fábrica, e para isso pouco importa o peso, por exemplo. Mais aço não é garantia de maior rigidez a torção. Por isso, devido a concepção do carro, o DS3 apresenta um conjunto de maior rigidez a torção que um DS4 por exemplo. Ficou mais claro agora?

Lincão, vamos por etapas:

Filtro de ar: indico o inbox por comodidade. O filtro da Forge possui um mangote vinílico de engate que aceita a conexão dos sensores da ECU. Não acredito que seja vantagem você tentar adaptar isso. De qualquer forma, o filtro duplo fluxo da K&N não deve lhe trazer problemas, o óleo utilizado no filtro fica retido na última camada de feltro e dificilmente se desprenderá. Caso isso aconteça ele irá queimar na câmara fria da turbina, mas devido a reduzida quantidade de fluido não deverá gerar expansão térmica a ponto de lhe danificar a turbina. Pode usar sem medo!

Embreagem: A Sachs desenvolveu essa embreagem para atender os DS3R de fábrica (coeficiente de "cagaço" altíssimo), além de atender o pessoal que usa esse motor em câmbio nos rallys. Ela possui coeficiente de atrito 30% superior a original do DS3, garantindo assim maior vida útil. (Mas nada lhe impede de usar a original. Ela apenas apresentará maior escorregamento nas saídas bruscas).

Pastilhas EBC: Não tenho os códigos a mão agora, mas posso procurar. As Yellow se comportam melhor em frenagens violentas. Verdade que possuem rendimento a frio inferiores as Green que você já conhece, mas não é nada que lhe comprometa a segurança em uso a frio. (Mas antes de frear lá depois da placa de 50m, te aconselho a aquecer os freios... hahaha).

Intercooler: A fixação do Forge é perfeita. Foi feito exatamente pro carro e é um produto que realmente tem qualidade. Sem jabá; eu indico.

Escapamento: Não remova os sensores, apenas isso. Quando a injeção for reprogramada eles deixam de acusar falhas. (Não sei se na hora que foi feita a reprogramação da central algo foi alterado - nessa parte não meto a mão... hahaha)

Turbina: Ela entra em ação mais tarde, depois de 2750 rpm. Mas não se sente muito retardo por conta da turbina não.

Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Enviado: Sex Jan 31, 2014 12:54 am
por marcoscabral.bhz
Ok, nunca estudei esses monoblocos, nao sei como DS4 e DS5 comportariam esportivamente. O DS3 de fato eh muito bom, principalmente em curvas de baixa. Gostei das informacoes passadas, mas achei caro as modificacoes no Brasil. Deixarei o meu original. Aqui na garagem, meu vizinho tem um R8 que nem faz track day...rs. Vou deixar original pois o carro me atende para o uso urbano e estrada. Alias, estou surpreso com a turbina, motor e cambio. Os bancos dianteiros sao excelentes. Espero que o DS3 2016 traga mais inovacoes!

Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Enviado: Sex Jan 31, 2014 4:51 am
por Elder Gomes
Tô querendo trocar o filtro e me veio uma dúvida, aquele tal de "induction kit" da forge com filtro cônico, ele capta ar quente do motor? Seria melhor deixar o inbox msm?

E qual seria melhor trocar primeiro, o filtro ou aqueles tubos de pressurização?

Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Enviado: Sex Jan 31, 2014 9:44 am
por tlamim
Elder,

Pensando em desempenho o kit da Forge trará maiores benefícios. Devido a posição dentro do cofre, o volume de ar frio admitido será superior ao filtro inbox. O conjunto inbox do DS3 capta ar próximo a grade, mas faz com que o fluido percorra uma extensa tubulação para ser filtrado e retornar a câmera fria de pressurização.
Em um primeiro momento vale mais a pena o filtro. De nada vai adiantar possuir os dutos se você não puder captar maior massa de ar. Além do mais, com a turbina original (que possui uma capacidade volumétrica BEM reduzida, os dutos não trarão grande vantagem.)

Abraço!

Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Enviado: Sáb Fev 01, 2014 12:40 pm
por sr_batata
Parceiro, vi que o intercooler da forge ficou na frente no radiador. Isso não está prejudicando o resfriamento do motor?

E com o intercooler naquela posição, a carenagem fechar certinho, ou tem que fazer alguma gambiarra pra montar o parachoque?

Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Enviado: Sáb Fev 01, 2014 3:19 pm
por joaopedr0
Amigão, uma dúvida q me surgiu foi a seguinte: tenho em mente fazer um carro nos moldes q vc sugeriu. Nao pensava em trocar a turbina, portanto iria preservar a embreagem. Mas como vi q essa bendita traz um aumento grande no desempenho, fui pesquisar. É mais fácil encontrar o TB do mini JCW, na faixa de $1.100. Porém, eu percebi q as linhas de pressurizaçao seguem um caminho diferente do TB do ds3. Em vez de irem para a esquerda, elas vão para a direita, pois o intercooler do jcw é na base do radiador, parecido com o forge para o ds3.
Como podemos fazer para adaptar as linhas de pressurizaçao, ou ainda, será q existe outra turbina no mercado q eu nao estou encontrando? A q me refiro é essa:

http://bit.ly/1j2FE4d" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço!

Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Enviado: Seg Fev 03, 2014 2:40 pm
por Ronaldo Gualberto
Tlamim,

Gostei muito do topico, porém já ando com o meu DS com a BOV da Forge, K&N in box e Racechip. Acho que estou no limite do UP com a mecanica original, ou vc acha que ainda dá pra fazer mais alguma coisa que vale a pena mantendo as peças originais.

abs,

Ronaldo