Faz algum tempo que acompanho o fórum, mas raramente comento algo. A pouco mais de 3 meses peguei meu DS3, mas conheço o carro a bastante tempo.
Por ter alguma experiência com esse motor, vou passar as coordenadas para quem pretende extrair uma boa potência no DS3. Já adianto que, isso não serve para o DS4 ou DS5, visto que eles não possuem chassis suficiente para algo além dos 200cv e o câmbio não suporta alto torque.
AVISO
Não me responsabilizo por alterações que não foram feitas por mim, portanto, assuma seus riscos ao efetuar tais modificações!
Mas, se credenciais lhe bastam: sou engenheiro mecânico, formado pela École Nationale d'Ingénieurs francesa. Por lá, esses motores rodam desde 2009. São preferência de 80% das equipes que disputam a categoria A Super 1600 do Rally francês.
Também integrei a equipe Traboulet-Oracle que disputava justamente a categoria A Super 1600 com um Peugeot 106 que utilizava o 1.6 THP e o câmbio de 6 marchas PSA/BMW (exatamente o mesmo do DS3).
Vamos a descrição do veneno!
Nessa primeira parte, vou detalhar modificações que visam um carro potente, confortável para uso diário e que respeita os coeficientes de segurança utilizados em veículos comerciais.
Para começar, é necessário recorrer aos produtos Forge Motorsports (São os melhores, quando não os únicos).
- Válvula pneumática recirculante de controle de pressão da turbina (Dump Valve): A válvula original não resiste ao aumento de pressão e perde carga em demasia, quando não se rompe. A válvula Forge funciona bem devido a concepção em metal que evita dilatação excessiva na face de contato da turbina, e opera de modo pneumático, garantindo maior precisão ao conjunto. ATENÇÃO - A válvula com descarga atmosférica gera súbita desaceleração do rotor da turbina, esse fator causa desbalanceamento do sistema, podendo levar o rolamento a fadiga rapidamente e ocasionar o empenamento ou quebra de um dos rotores.
- Tubos da linha de pressurização Forge: Devido a concepção, garantem melhor fluxo do ar admitido, melhoram a troca térmica e reduzem a velocidade do fluxo de operação, gerando aumento da pressão do sistema.
- Intercooler frontal Forge: Item que mais surpreendeu. O intercooler do carro é subdimensionado e deixa muito a desejar quando o motor sofre modificações. A função do intercooler é resfriar o ar que será admitido pelo motor. Quanto mais frio o ar admitido, mais denso ele será e por isso ocasionará uma melhor queima, com maior poder calorífico e de expansão gasosa, o que gera maior potência. Através de testes que realizei entre o intercooler original e o fornecido pela Forge, a diferença térmica é grande. O original gerou média térmica de 48 graus, e pico de serviço a 54 graus. O Forge gerou média térmica de 27 e pico de 30 graus (operou em sua média, 4 graus acima da temperatura ambiente).
- Filtro de ar esportivo (K&N): Velho conhecido da maioria que frequenta o fórum. Alguns ainda acreditam que ele sozinho garante 5cv ou 10cv ao carro. Balela! Apenas serve quando elevamos a pressão de serviço da turbina e se cria pressão negativa após o filtro. Que é o caso...
- Turbina 41mm Citroen DS3R ou Mini JCW: A turbina original possui 35mm de diâmetro na saída da carga fria, a nova turbina possui 41mm. Um aumento de área de vazão de 36%. Na turbina original do DS3 é notável que o regime de operação do pequeno caramujo é atingido muito rápido, e que a partir de 5200 rpm se perde força. A nova turbina irá compensar isso, elevando o regime de atuação do motor, garantindo força até o limite do conta-giros.
- Coletor de escapamento Peugeot 207 Cup: O mesmo coletor utilizado pelos 207 que participam do brasileiro de Rally. São peças que podem ser adquiridas diretamente na Peugeot a um custo subsidiado por serem voltadas para as pistas. Garante alto fluxo na exaustão de gases.
- Linha de escapamento 2,5'' em aço inox 304: Feito sob medida por empresas que trabalham com escapamentos. Elimine o abafador central e deixe apenas o traseiro para garantir conforto sonoro. A tubulação de 2,5 garante alta vazão e o inox 304 opera em temperaturas praticamente ideais para os gases não perderem velocidade.
- Velas NGK Iridium Mini JCW/ Citroen DS3R: São melhores que as originais por durarem mais, além disso não existe grande diferença técnica (existem promessas maravilhosas e explicações malucas, nada plausível).
- Embreagem reforçada Sach DS3R: Concebida para resistir a alto volume de torque, é a mesma utilizada pelo DS3R e pelos DS3 de rally. A embreagem original não suporta alto torque e vai para o espaço em dois tempos.
- Diferencial curto 17/71: Fácil de ser encontrado ou mesmo produzido. A maioria das equipes de rally produz o próprio, sendo necessário apenas usinagem da coroa e do pinhão do diferencial nos mesmos padrões do carro em aço 4140.
- Molas Eibach Pro-Kit -20mm dianteira e -15mm traseira: As molas possuem maior carga dinâmica e resposta progressiva, garantindo menor deslocamento de massas nas mudanças de direção e acelerações positivas ou negativas.
- Espaçadores de roda +16mm na dianteira: Devido a distribuição de massas do veículo e as bitolas de eixos, conseguiremos menor desbalanço em entradas de curvas. (Aqui uma resalva: Vi um DS3 com pneus com medidas diferentes. O eixo traseiro calçava pneus 20mm mais largos que a dianteira.

Por favor! PROMETA a si mesmo que jamais fará algo assim!! O desequilíbrio dinâmico é enorme nesse caso e seu carro deixa de fazer curvas como deveria)
- Discos de freio ranhurados/slotados/perfurados: Garantem a eliminação de gases em uma frenagem brusca.
- Pastilhas EBC Yellow Stuff: Resistem melhor a fadiga e ao esforço que será necessário para segurar a nova potência.
- Fluído de freio Motul RBF 600: Possui maior capacidade de extração térmica, garantindo que não haverá formação de gases na linha de freios devido a alta temperatura oriunda de frenagens.
- Óleo Sintético alta performance 5W40: Indico o GPX Xenum. A troca deve ser realizada a cada 8.000km no máximo.
A maioria dos componentes são Plug-and-Play. Tirando o escapamento que precisa ser confeccionado e o diferencial. Com tudo em seu devido lugar, empresas especializadas em programação de centrais eletrônicas conseguem mapear a unidade, eliminar o software original e rodar o scan de ponto. Com base no mapa de operação original, é possível gerar o novo mapa.
Resultado: 260cv de potência e 385N.m de torque!
Em um motor que pode tranquilamente ser utilizado no dia-a-dia, salvo os cuidados na substituição do óleo a cada 8.000km.
Seguem algumas fotos:
Comparativo turbina original VS turbina do DS3R


DS3 ainda com intercooler original

Com o intercooler Forge

A fera crescida. Original por fora para não assustar a concorrência antes de acelerar

É isso! Para quem quer extrair o máximo do DS3 sem prejudicar o restante dos componentes esse é o ideal para os pequenos motores EP6.
Assim que tiver tempo detalho novas modificações, com objetivo de se atingir entre 285 e 300cv. Para quem pretende usar o carro para track days, essa é a config ideal.
Abraço! E caso alguém vá modificar algo, favor de relatar tudo ai! E quem tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar!