Pessoal,
Tenho notado um certo comportamento estranho ao entrar "agressivamente" em curvas: a trajetória muda após o carro jogar o peso pro outro lado.
Em outras palavras, eu começo uma curva pra direita, seguro o volante fixo, e o carro começa a inclinar pra esquerda. À medida que o carro vai inclinando, a trajetória vai 'fechando'. É como se eu virasse o volante um pouco mais pra dentro da curva.
Agora já estou acostumando, mas já cheguei a colocar uma roda no acostamento por conta disso (acionou controle de tração e tudo). Meu Punto não fazia isso, não sei se é característica da suspensão mais firme do DS3, ou até algum defeito na suspensão. Alguém já passou por situação semelhante?
Comportamento semelhante quando aciona o freio em curva, mas isso já acontecia no Punto, então não foi surpresa.
-
- Mensagens: 217
- Registrado em: Seg Nov 12, 2012 8:00 pm
- Estado: CE
- Cidade: Fortaleza
- Carro Atual: DS3
Re: Trajetória em Curvas
É o controle de estabilidade que entra em ação em uma curva mais agressiva, agindo sobre os freios e a tração. Você percebe pela luz indicadora no painel, que acende sempre que o controle de estabilidade funciona. Você desligar o controle de estabilidade e tração através do botão na parte de baixo do painel, ao lado esquerdo do volante, mas o carro ficará mais arisco nas curvas.
-
- Mensagens: 234
- Registrado em: Ter Out 23, 2012 9:28 pm
- Estado: SC
- Cidade: Florianópolis
- Carro Atual: DS3
Re: Trajetória em Curvas
Hmm mas não chegou a acender a luz, não foi tão agressiva assim, só entrei rápido. Vou experimentar desligar pra ver se dá diferença
Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
-
- Mensagens: 16
- Registrado em: Seg Set 26, 2016 6:21 pm
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Carro Atual: DS3
Re: Trajetória em Curvas
Está saindo de traseira. As medidas dos pneus estão originais? E os mesmos estão bons, quero dizer, sem bolhas ou cortes, especialmente os traseiros? Você estaria com pneus novos atrás e mais velhos (mais gastos na frente)? Se não for na chuva o mais gasto vai segurar mais.mrguga escreveu:À medida que o carro vai inclinando, a trajetória vai 'fechando'. É como se eu virasse o volante um pouco mais pra dentro da curva.
Você pode estar com problema de suspensão também.
O meu não tem esse comportamento, ele sai de frente se a curva for muito fechada.
Os controles de tração e estabilidade não fariam isso, pois eles atuariam nas quatro rodas. Não deixariam a traseira escapar. Provavelmente, quando você percebeu eles atuando, a traseira já vinha escapando.
-
- Mensagens: 139
- Registrado em: Sex Jul 29, 2016 3:32 am
- Estado: GO
- Cidade: Rio Verde
- Carro Atual: Citröen ds3
Re: Trajetória em Curvas
provavelmente seja fator pneus : especialmente os traseiro, tive um problema parecido que na rodovia as uns 190 sentia o carro leve, sem estabilidade, meus 4 pneus eram novos, porem a medidas deles era 225/45 , algo que mudou todo o balanço do carro, indico olhar os pneus ve se e de marca boa e medida.
-
- Mensagens: 16
- Registrado em: Seg Set 26, 2016 6:21 pm
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Carro Atual: DS3
Re: Trajetória em Curvas
Coloquei dois pilot sport 3 na frente nesse fim de semana. Eles tinham o 4, mas como 215. Até disseram que o pessoal do clube está colocando esse. Não quis não, fiquei com o 205 mesmo. Um centímetro ou meio que seja de diferença já muda tudo. É física. Você mudou o ângulo da suspensão em relação ao solo e deslocou o centro de massa do carro. Todos os testes feitos pela engenharia com os pneus originais vão por água abaixo alterando as medidas. No próprio site da Michelin não é indicado o 4 para o DS4 no Brasil, pois não veio o 4 205. Somente o 3 ou o primacy, ambos 205.Gustavosantanaf escreveu:provavelmente seja fator pneus : especialmente os traseiro, tive um problema parecido que na rodovia as uns 190 sentia o carro leve, sem estabilidade, meus 4 pneus eram novos, porem a medidas deles era 225/45 , algo que mudou todo o balanço do carro, indico olhar os pneus ve se e de marca boa e medida.