Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
Gustavo simon
Estado: SC
Carro Atual: Citroen Ds3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Gustavo simon »

Eu como rodo relativamente bastante, 1 tanque por semana, utilizo somente podium ou premium ipiranga,

Acho que se o fabricante recomenda devemos seguir, afinal quando eles recomendam outras coisas como o óleo a ser utilizado seguimos também, acho que só devemos mudar as recomendações se forem para ser feitos upgrades, como fluido de freios e tal, e como no final do tanque a diferença da 20 reais ou nem isso, acredito que nao seja problema abastecer com uma gasolina de melhor qualidade.

Ainda mais no caso dos colegas acima que rodam pouco, acho que até pelo fato de a gasolina ficar no tanque por mais tempo, utilizar uma gasolina mais limpa e pura seja melhor...

Apenas uma humilde opinião.

Abraços

Adrianoflorianopolis
Carro Atual: DS-3 AMARELO

Mensagem por Adrianoflorianopolis »

A água que pinga da descarga é do álcool que pela legislação seu uso é obrigtório junto a todos os tipos de gasolina no Brasil, conforme informação da própria Petrobrás:

"11) A gasolina Petrobras Podium tem álcool?

Sim. A gasolina Petrobras Podium recebe álcool anidro na mesma proporção utilizada para todas as gasolinas automotivas comercializadas no País, conforme determinado pela legislação federal."

Adrianoflorianopolis
Carro Atual: DS-3 AMARELO

Mensagem por Adrianoflorianopolis »

A água que pinga da descarga, ( com carro abastecido com podium) acredito que seja do álcool que pela legislação seu uso é obrigtório junto a todos os tipos de gasolina no Brasil, conforme informação da própria Petrobrás:

"11) A gasolina Petrobras Podium tem álcool?

Sim. A gasolina Petrobras Podium recebe álcool anidro na mesma proporção utilizada para todas as gasolinas automotivas comercializadas no País, conforme determinado pela legislação federal
."

Por obséquio:
Já abasteci o carro (2 vezes) com gasolina aditivada da ipiranga e aditivo octane booster da STP para aumentar a octanagem.
Em princípio, não notei muita diferença em desenpenho e economia com relação a podium. Mas o que pega mesmo talvez seja o resultado do uso da porcentagem de enxofre entre uma e outra.

Noisesteel
Carro Atual: DS3 White Devil

Mensagem por Noisesteel »

A galera do mal aqui nunca pensou em abastecer com gasolina pura? Digo, pura mesmo. Pro dia-a-dia não rola, mas pra fazer algum track day seria interessante.

Bastaria um DIY num galão de água desses de 20 litros com um registro no fundo. O álcool desce e em cima fica só a gasolina. Como nosso carro é um europeu puro, acho que não bate pino hein!
I ride through the air
I laugh as I die
With powers of evil
Dark knowledge is mine

padula
Estado: SP
Carro Atual: C4

Mensagem por padula »

o problema é a qualidade do combustível, gasolina pura resiste menos a detonação que o rabo de galo da bomba.
de repente fazer isso com a podium, melhora a autonomia mas eu não arriscaria.

Noisesteel
Carro Atual: DS3 White Devil

Mensagem por Noisesteel »

Ahhh sim, só com podium, pois a octanagem é maior .... Atrasando a detonação. Acredito que foi isso que fizeram pra testar o DS3 Racing aqui no Brasil.
I ride through the air
I laugh as I die
With powers of evil
Dark knowledge is mine

Discovery_SL
Estado: MG
Carro Atual: DS5

Mensagem por Discovery_SL »

Acredito que o teor de enxofre não tem algo a ver.
Nos sites da petrobras e outras empresas (Shell) informam que a Podium tem até 30ppm de enxofre. Numa conversão simples que os sites usam 30ppm = 30mg/kg.
A V-power possui 10mg/kg. Ou seja, nem a podium serviria para o motor se fosse só por causa do enxofre.
site que mostra as especificações da V-power que tem 10ppm.
http://www.formulastudent.com/docs/defa ... f?sfvrsn=2" onclick="window.open(this.href);return false;
Site que mostra as especificações da BP (Inglaterra). Ela tem mais de 50ppm.
Por pesquisas que fiz a importância é mais com os aditivos que evitam o depósito, então a Supra, V-Power ou outras aditivadas (com 800ppm de enxofre) aqui estão de bom tamanho. E não há diferença no consumo entre a podium e as demais. Pelo menos, no meu carro.
Mas para aqueles que achem que os aditivos não são páreos para gasolina de 800ppm, então continuem usando a Podium. Infelizmente na minha cidade não há essa gasolina ou outra com baixo teor de enxofre.

Discovery_SL
Estado: MG
Carro Atual: DS5

Mensagem por Discovery_SL »

Acredito que o teor de enxofre não tem algo a ver.
Nos sites da petrobras e outras empresas (Shell) informam que a Podium tem até 30ppm de enxofre. Numa conversão simples que os sites usam 30ppm = 30mg/kg.
A V-power possui 10mg/kg. Ou seja, nem a podium serviria para o motor se fosse só por causa do enxofre.
site que mostra as especificações da V-power que tem 10ppm.
http://www.formulastudent.com/docs/defa ... f?sfvrsn=2" onclick="window.open(this.href);return false;
Site que mostra as especificações da BP (Inglaterra, mas o site é da Austrália). Ela tem mais de 50ppm.
http://www.bp.com/assets/bp_internet/au ... leaded.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Por pesquisas que fiz a importância é mais com os aditivos que evitam o depósito, então a Supra, V-Power ou outras aditivadas (com 800ppm de enxofre) aqui estão de bom tamanho. E não há diferença no consumo entre a podium e as demais. Pelo menos, no meu carro.
Mas para aqueles que achem que os aditivos não são páreos para gasolina de 800ppm, então continuem usando a Podium. Infelizmente na minha cidade não há essa gasolina ou outra com baixo teor de enxofre.

Luigi
Estado: RJ
Carro Atual: DS3

Mensagem por Luigi »

Eu uso no DS3 gasolina COMUM por indicação da CSS, mas recomendaram não misturar gasolinas diferentes. Passei 5 anos abastecendo o C4 VTR com a comum, sem problemas e, além disso encontro a gasolina que uso em todos os postos, inclusive de pequenas cidades. Meu DS3 anda muito bem.
Esta declaração é apenas uma curiosidade, não estou polemizando.
Abs. Luigi

Responder