Simplesmente a Citroën Brasil caga pra linha DS.
Nas duas concessionárias Citroën que eu conheci (C.V.L. Aracaju), simplesmente parece que a linha DS não existe.
Não existe um único DS à venda (novo ou seminovo).
Não existe um único DS no mostruário para que os consumidores conheçam o carro.
Não existe um DS para Test Drive.
Não existe um catálogo exibindo a linha DS para o público.
Não existe uma peça da linha DS que não seja as das revisões (óleo, filtros, etc.) em estoque.
Não vejo propaganda da linha DS na TV, internet, ou imprensa aqui no Brasil.
Ninguém sequer MENCIONA a sigla "DS". Quando cheguei lá com meu Ds3 para realizar a substituição em garantia dos coxins dos amortecedores dianteiros, que estavam com folga (e que tive que solicitar com antecedência de 15 dias, porque não havia peça em estoque), chega os funcionários fizeram cara de espanto, como se nunca tivessem visto um DS na vida.
Não é à toa que, até hoje, NINGUÉM que encontrei na rua conhece o carro. E quando eu digo NINGUÉM, é NINGUÉM mesmo. Até donos de carros Citroën (C3, C4) desconhecem o Ds3! Já perdi a conta de quantas vezes fui parado na rua por alguém me perguntando "que carro é esse?" "é lançamento, é?" (detalhe: carro de 2012) "É o C3 novo, é"? "ele imita o Veloster, né?" (duas pessoas já me falaram isso).
E parando pra pensar, eu mesmo, só conheci o Ds3 porque sou fã de carros e acompanho a imprensa especializada (sites, revistas, etc). Mas quem não tem esse hábito, JAMAIS ouvirá falar do Ds3, simplesmente porque a Citroën NÃO FAZ PROPAGANDA da linha Ds. Trata como se não existisse. Como vender um produto, sem exibi-lo aos consumidores?
Só vejo propagandas, divulgação, atenção, sendo dada ao C3, e aos carros "comuns" da marca.
Não me entendam mal, eu adoro a exclusividade que o DS3 proporciona. Mas eu gostaria que essa exclusividade fosse oriunda da escolha que eu fiz (uma escolha diferente da maioria), e não do descaso da marca em promover a linha, como se ela fosse de segundo plano.
Citando o Veloster como exemplo. O carro é uma bosta, tem um motor ridículo, toma pau de Palio, saiu de linha, mas as pessoas na rua conhecem, admiram, e sonham em ter um, e ele não perdeu "exclusividade" por ser mais conhecido. Pelo contrário: virou "ícone" de "carro esportivo", a ponto de as pessoas compararem outros carros com ele, como se ele fosse referência de alguma coisa. Mesmo o carro sendo um lixo, e tendo até saído de linha, as pessoas o admiram, devido pura e simplesmente à PROPAGANDA que a Hyundai fez. Coisa que a Citroën não faz.
O Veloster continua sendo "exclusivo", porque poucas pessoas o compraram (antes de sair de linha), mesmo sendo mais divulgado. Então, exclusividade não é justificativa para não divulgar um produto.
O que vcs acham disso? Como as concessionárias Citroën que vcs frequentam tratam a linha DS? Elas pelo menos têm algum exemplar para test drive/venda/mostruário?
Como é triste viver no Brasil
