Thomaz Monteiro escreveu:Tem ideia de preço do litro desse óleo da total, whilko?
Sabe se consigo achar em posto de gasolina c facilidade?
Obrigado!
Acha em lojas especializadas em troca de óleo. Mas o óleo TOTAL QUARTZ 5W30 INEO ECS para os motores THP é encontrado mais barato nas concessionárias Peugeot, por volta de R$35,00 o litro. O filtro de óleo, que é igual para toda a linha PSA Peugeot/Citroen, também é mais barato nessas concessionárias.
A revista Quatro Rodas já fez uma matéria sobre isso que reproduzo abaixo:
O tempo para a troca de óleo deve ser reduzido pela metade nos casos de "uso severo", situação que consta em quase todos os manuais de proprietário. Essa definição aplica-se a motoristas que enfrentam grandes engarrafamentos (com velocidade média inferior a 10 km/h), estradas com muita poeira, barro ou lama, ou quando o veículo roda no máximo 5 km por viagem. "Minha esposa, professora, sai de casa, roda 3,5 km até chegar à escola, fica parada a manhã toda e depois, no fim da tarde, vai para casa, fazendo o percurso inverso. Nesses casos, o motor não atinge a temperatura ideal de trabalho e toda a condensação de água e combustível não queimado vai para o cárter e contamina o óleo, fazendo com que ele tenha a viscosidade reduzida. Isso causa a oxidação e a degradação do lubrificante", explica Silvio Riolfi Junior, especialista técnico da Chevron Lubrificantes.
Utilizar a marcha lenta por longos períodos também é considerado um fator crítico para a lubrificação, que se torna mais eficiente quanto mais alta for a rotação do motor, ou seja, quando o motorista conseguir desenvolver uma velocidade constante. Na prática, porém, nem sempre as concessionárias exigem que o motorista que roda nessas condições mais críticas faça a troca de óleo na metade do prazo previsto, quando o veículo ainda está sob garantia. Nessa situação, o proprietário pode pedir para que seu caso seja incluído no plano de uso severo.
Em alguns casos, é necessário estar atento também ao tempo de uso, mesmo que o carro percorra pequenas distâncias. "No caso da troca do óleo por tempo e não por quilometragem, normalmente sua contaminação e oxidação já estão elevados. Quanto mais ele se oxida, mais cresce sua viscosidade, aumentando o consumo de combustível, perdendo potência, formando vernizes e aumentando emissões", afirma Riolfi. Em geral, deve-se trocar o óleo após um ano de uso, mesmo que esteja abaixo da quilometragem indicada no manual do proprietário.
Complementando, há quem recomende a troca a cada 6 meses se não atingir a quilometragem.
Motores turbo dependem muito do óleo. Na prática a durabilidade da turbina também depende do estado do óleo.
wilkho escreveu:Motor turbo é recomendado trocar o óleo com mais frequência.
A cada 5000 é uma boa.
Pessoal ligado em turbinas chega até recomendar troca a cada 3000 Km, dependendo da utilização.
No manual do DS3 manda verificar o nivel do óleo pela vareta com o motor frio pela manhã.
O meu nunca baixou. Troco a cada 5 mil.
Apesar de existirem muitos óleos 5w30, o dos motores THP tem que ser com a especificação "INEO ECS".
No Brasil só tem da marca TOTAL.
Óleo com outra especificação diferente de "INEO ECS" não vai dar conta da temperatura e não vai ser bom para o motor THP.
Bom dia,
No manual de manutenção diz pra usar o total quartz 9000 5w30. Ele seria equivalente ao INEO ECS??