Pessoal, a Peugeot tem um sistema de amortecimento no 3008 bem interessante. Acho que é o Dynamic Roll Control http://www.youtube.com/watch?v=G7YNbT5OZDA" onclick="window.open(this.href);return false;.
Fiquei sabendo que na traseira do DS4 tinha algo parecido, mas mesmo não sendo um sistema multilink, que dava bem conta do recado. Tentei entender o sistema dando uma olhada em baixo mas não consegui.
Tem mesmo algum sistema eficaz que evita a traseira "rolar" no eixo traseiro? Vlw
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Re: Suspensão traseira do DS4
Desculpe, tem gente que diz que é um eixo de torção simples, mas não me pareceu bem isso. De toda sorte parece que o tal 3o amortecedor da Peugeot 3008 encarece bem o sistema, e o conjunto troca inteiro!
No TD do DS4 achei que a traseira adernou muito pouco nas curvas mais pesadas, e não achei que isso fosse só a suspensão mais dura.... Será?
Abs
No TD do DS4 achei que a traseira adernou muito pouco nas curvas mais pesadas, e não achei que isso fosse só a suspensão mais dura.... Será?
Abs
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Re: Suspensão traseira do DS4
Bom, para quem Interessar...
Eu vi muitas críticas sobre o sistema de suspensão traseiro do DS4, eles sempre se reportam aos multlinks, e criticam os semi independentes, com eixo de torção. Realmente os multlinks são fantásticos, principalmente para uma melhor leitura do solo.
Mas vasculhando os sistemas de suspensão traseira, achei alguma coisa sobre os sistemas Anti Roll, algo parecido que tem no DS4.
http://www.fitfans.com.br/forum/viewtop ... 8&start=10
http://www.youtube.com/watch?v=jFcgqLCJMPI#t=420
Fiquei intrigado porque quando do meu teste drive, porque achei o carro muito colado, mesmo com a altura do solo maior.
O DS4, que está mais para HighRoller do que cupê, parece que oferece um vão livre de pelo menos uns 20cm, o que não é pouco. Levando em conta essa altura do solo, a estabilidade do carro, as rodas 18 e pneus mais largos, fui buscar na internet e vi que o DS4 não tinha um sistema tão pobre quanto os reviews brasileiros disseram.
Na verdade, acho que a abordagem do carro foi errada, que por ser mais alto, mencionaram a relação com nosso asfalto, e quiseram dar um ar de crossover, onde o multlink se sairia melhor. Ao contrario ele está bem mais para esportivo pelo que li.
http://topcar.co.za/road-tests/tested/c ... ll-review/
"Handling
On the road the DS4 manages to ride pretty well on its 18-in rims. Much of the time it’s fairly compliant but gets a bit choppy over frequent undulations and is noticeably firmer than the regular C4. Stiffer springs, thicker roll bars and a rear torsion beam that’s a quarter less flexible see to that. The trade-up is added agility. The MacPherson strut front, torsion beam rear suspension outperforms its on-paper expectations. Neutral handling and engaging steering means the DS4 turns in an unexpectedly sporty, taut and controlled performance."
Isso significa, que os ajustes do DS4 são totalmente esportivos, apesar da suspensão alta, e pelo jeito, também explica bem o jeitão duro dos DSs (pelo menos com caso do 3 e do 4), que não se adaptaram bem no nosso asfalto (apesar da altura elevada do DS4), coisa que não me atrapalhou em nada, mas confesso senti o tranco de algumas ondulações.
Outro detalhe a se considerar nisso tudo, para quem viu o vídeo... dependendo do ajuste o eixo de torção e do ajuste da suspensão traseira, mais mole ou mais duro, como é o caso dos DSs, mesmo que o antiroll propicie um desgaste mais uniforme do pneu, a tendência é que também haverá maior pressão sobre os pneus, possibilitando maior desgaste.
De toda forma, não sei se é o mesmo sistema no DS3, mas achei muito eficaz. como se pode notar no vídeo, o sistema possibilita menor força G, e maior segurança nas curvas, que foi exatamente o que senti.
Essa semana converso com os mecânicos da Citroen aqui em BSB, e quem sabe trago alguma noticia, se no DS4, o sistema Antiroll é simples, ou incorpora algo hidráulico, ou eletrohidráulico como no 3008, que eu acho que não é o caso.
Abs
Eu vi muitas críticas sobre o sistema de suspensão traseiro do DS4, eles sempre se reportam aos multlinks, e criticam os semi independentes, com eixo de torção. Realmente os multlinks são fantásticos, principalmente para uma melhor leitura do solo.
Mas vasculhando os sistemas de suspensão traseira, achei alguma coisa sobre os sistemas Anti Roll, algo parecido que tem no DS4.
http://www.fitfans.com.br/forum/viewtop ... 8&start=10
http://www.youtube.com/watch?v=jFcgqLCJMPI#t=420
Fiquei intrigado porque quando do meu teste drive, porque achei o carro muito colado, mesmo com a altura do solo maior.
O DS4, que está mais para HighRoller do que cupê, parece que oferece um vão livre de pelo menos uns 20cm, o que não é pouco. Levando em conta essa altura do solo, a estabilidade do carro, as rodas 18 e pneus mais largos, fui buscar na internet e vi que o DS4 não tinha um sistema tão pobre quanto os reviews brasileiros disseram.
Na verdade, acho que a abordagem do carro foi errada, que por ser mais alto, mencionaram a relação com nosso asfalto, e quiseram dar um ar de crossover, onde o multlink se sairia melhor. Ao contrario ele está bem mais para esportivo pelo que li.
http://topcar.co.za/road-tests/tested/c ... ll-review/
"Handling
On the road the DS4 manages to ride pretty well on its 18-in rims. Much of the time it’s fairly compliant but gets a bit choppy over frequent undulations and is noticeably firmer than the regular C4. Stiffer springs, thicker roll bars and a rear torsion beam that’s a quarter less flexible see to that. The trade-up is added agility. The MacPherson strut front, torsion beam rear suspension outperforms its on-paper expectations. Neutral handling and engaging steering means the DS4 turns in an unexpectedly sporty, taut and controlled performance."
Isso significa, que os ajustes do DS4 são totalmente esportivos, apesar da suspensão alta, e pelo jeito, também explica bem o jeitão duro dos DSs (pelo menos com caso do 3 e do 4), que não se adaptaram bem no nosso asfalto (apesar da altura elevada do DS4), coisa que não me atrapalhou em nada, mas confesso senti o tranco de algumas ondulações.
Outro detalhe a se considerar nisso tudo, para quem viu o vídeo... dependendo do ajuste o eixo de torção e do ajuste da suspensão traseira, mais mole ou mais duro, como é o caso dos DSs, mesmo que o antiroll propicie um desgaste mais uniforme do pneu, a tendência é que também haverá maior pressão sobre os pneus, possibilitando maior desgaste.
De toda forma, não sei se é o mesmo sistema no DS3, mas achei muito eficaz. como se pode notar no vídeo, o sistema possibilita menor força G, e maior segurança nas curvas, que foi exatamente o que senti.
Essa semana converso com os mecânicos da Citroen aqui em BSB, e quem sabe trago alguma noticia, se no DS4, o sistema Antiroll é simples, ou incorpora algo hidráulico, ou eletrohidráulico como no 3008, que eu acho que não é o caso.
Abs
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Re: Suspensão traseira do DS4
Eu ja vi para vender no eBay sistemas de Sways Bar, mesmo que anti-roll bar, ou barra de anti rolagem para o ds4 em USO DE PISTA, RACING. Como engenheiro mecânico, projetista de componentes automotivos, não recomendo adicionar outra barra de anti rolagem, (o ds4 ja tem)... até pq quando for usar o carro para passeio ou com a familia, em fim, fora da pista, esse carro vai ficar duro e recocheteante....
se for pra track day, aí tem que averiguar se o carro esta muito OVERSTEER, ou UNDERSTEER... ou seja, saindo de traseira ou saindo de dianteira...
cada caso eh um caso.. as vezes uma barra de anti torção simples na frente resolve todo o problema....
qualquer duvida estamos ae
se for pra track day, aí tem que averiguar se o carro esta muito OVERSTEER, ou UNDERSTEER... ou seja, saindo de traseira ou saindo de dianteira...
cada caso eh um caso.. as vezes uma barra de anti torção simples na frente resolve todo o problema....
qualquer duvida estamos ae