5/04/2014 às 05h00
Peugeot Citroën anuncia plano para voltar a crescer
Por Renato Rostás | De São Paulo
A montadora francesa PSA Peugeot Citroën anunciou ontem um plano de reestruturação operacional para simplificar o processo de fabricação, focar em modelos mais rentáveis e tentar capturar as perspectivas de crescimento dos países emergentes. O grupo chamou o projeto de "De volta à corrida".
O objetivo final das medidas é estancar a queima de caixa observada nos últimos anos e atingir fluxo de caixa livre positivo em 2016, no máximo. Até 2018, a expectativa é que haja geração de € 2 bilhões em caixa.
O grupo francês quer reduzir, gradualmente, o número de modelos que fabrica para 26 até 2020. As escolhas levarão em conta segmentos de maiores margens e com demanda mais aquecida. Nesse processo, a montadora espera desenvolver mais a marca DS como a área "premium" de seus ativos.
Essa simplificação dos automóveis produzidos pode, segundo a empresa, aumentar a eficiência na utilização das plataformas e programas de fabricação em suas linhas de montagem ao redor do mundo. Para a Peugeot Citroën, as ações tomadas vão permitir que as despesas com pesquisa e desenvolvimento e investimentos em gerais sejam melhor alocados.
"Com esse plano anunciado hoje [ontem], estou comprometido em acelerar a recuperação do grupo ao canalizar todo o potencial criativo de nossas equipes para voltarmos rapidamente ao caminho da lucratividade", disse Carlos Tavares, presidente do conselho de administração da francesa, em comunicado.
Além de escolher os modelos mais rentáveis, a companhia vai aumentar sua presença nos mercados de rápido crescimento, principalmente na África e no Mediterrâneo. Na Rússia e na América Latina, o modelo de gestão será modificado para, em no máximo três anos, os países trazerem lucro à montadora.
Enquanto isso, na Europa - seu mercado de origem, que sofre com demanda contida e menor utilização de capacidade -, a ideia é aumentar a competitividade com a modernização de suas instalações. Na China, a Peugeot Citroën pretende triplicar o volume de vendas registrado por seu empreendimento conjunto com a Dongfeng.
A estimativa do grupo francês é que até 2018 a margem operacional da área automotiva chegue a 2%. Deste ano até 2023, o indicador de rentabilidade pode atingir até 5%, acrescentou a empresa. Em 2013, a fabricante de veículos teve prejuízo operacional de € 1,35 bilhão. No ano anterior, a perda foi de € 4,68 bilhões.
© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso" onclick="window.open(this.href);return false;. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
-
- Mensagens: 29
- Registrado em: Sáb Jul 05, 2014 5:50 pm
- Estado: PR
- Cidade: Cascavel
- Carro Atual: Peugeot 2008 THP
Re: Peugeot Citroën anuncia plano para voltar a crescer
Muito bom saber, o grupo PSA não pode se abater, tem que reagir mesmo.
Já sobre a linha DS, o único detalhe que eu pensaria em aprimorar, seria a suspensão traseira, especialmente do DS4, deveria ter uma independente ali para melhorar a dirigibilidade, apensar de já ser muito boa, mas ai acabaria as críticas e mimimi de haters dizendo que carro desse nível tem que ter suspensão individual e todo aquele blablabla conhecido.
Já sobre a linha DS, o único detalhe que eu pensaria em aprimorar, seria a suspensão traseira, especialmente do DS4, deveria ter uma independente ali para melhorar a dirigibilidade, apensar de já ser muito boa, mas ai acabaria as críticas e mimimi de haters dizendo que carro desse nível tem que ter suspensão individual e todo aquele blablabla conhecido.
-
- Mensagens: 14
- Registrado em: Qui Jun 19, 2014 8:12 pm
- Estado: RN
- Cidade: Natal
- Carro Atual: Focus
Re: Peugeot Citroën anuncia plano para voltar a crescer
3ACVEL escreveu:Muito bom saber, o grupo PSA não pode se abater, tem que reagir mesmo.
Já sobre a linha DS, o único detalhe que eu pensaria em aprimorar, seria a suspensão traseira, especialmente do DS4, deveria ter uma independente ali para melhorar a dirigibilidade, apensar de já ser muito boa, mas ai acabaria as críticas e mimimi de haters dizendo que carro desse nível tem que ter suspensão individual e todo aquele blablabla conhecido.
Concordo!!!
-
- Mensagens: 30
- Registrado em: Qua Jul 02, 2014 10:37 am
- Estado: SP
- Cidade: Barueri
- Carro Atual: 408 THP
Re: Peugeot Citroën anuncia plano para voltar a crescer
Eu só espero que não deixem os carros com aparência de asiáticos... as próximas re estilizações estão perdendo a "cara" de carro frances
-
- Mensagens: 10
- Registrado em: Qui Jan 16, 2014 8:18 am
- Estado: MT
- Cidade: Cuiabá
- Carro Atual: Peugeot RCZ
-
- Mensagens: 4
- Registrado em: Ter Jun 07, 2016 5:48 am
- Estado: BA
- Cidade: Ilhéus
- Carro Atual: DS4
-
- Mensagens: 12
- Registrado em: Qua Mar 08, 2017 10:08 pm
- Estado: MA
- Cidade: São Luís
- Carro Atual: Peugeot 408
Re: Peugeot Citroën anuncia plano para voltar a crescer
Por falar em aparência, o DS7 já ta com um design generalista e mto cromo pra atender os asiáticos, não tem jeito 
