Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
Avatar do usuário
fabio_sd
Mensagens: 214
Registrado em: Ter Fev 11, 2014 6:44 pm
Estado: MG
Cidade: Outra
Carro Atual: C4 Lounge THP

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por fabio_sd »

alexandre vts escreveu:Dá uma olhada nesse diagrama:

A dúvida apareceu para mim, quando membros começaram a postar, a troca apenas do sensor.

Abs
Você usou o VIN de um DS3 vendido no Brasil para achar este desenho? É do seu carro? Pergunto isto pois entrando no service.citroen via "documentações de peças livres" e escolhendo o DS3 brasileiro se chega no modelo de válvula termostática 1336CC. Isto também aconteceu quando usei o VIN de um DS3 de um colega aqui no DSClube. Novamente o service.citroen te leva para a válvula termostática 1336CC. Do meu carro também é a 1336CC, usando o VIN. Neste modelo que você mostrou realmente o sensor é separado. Talvez algum modelo comercializado no Brasil (tem que checkar pelo VIN) veio com a válvula 1336Z6 mais o sensor 1338F3. Aí fica muito mais fácil de trocar pois o sensor é separado! A peça que estive com ela nas mãos na segunda-feira, retirada de um DS5, não era esta, mas sim a 1336CC. E o mecãnico da CSS disse que do meu carro era igual, o que confirma a informação do service.citroen usando o VIN. Pode ser que em alguma substituição de alguém aqui do DSClube tenham colocado um conjunto 1336Z6 + 1338F3 no lugar da 1336CC. Aí fical fácil trocar o sensor. Nem precisa tirar a válvula, nem desconectar as mangueira, nem repor água + aditivo, etc, etc. Realmente seria um serviço de 10 a 20 minutos se o sensor fosse este 1338F3.
Fabio_SD

Avatar do usuário
fabio_sd
Mensagens: 214
Registrado em: Ter Fev 11, 2014 6:44 pm
Estado: MG
Cidade: Outra
Carro Atual: C4 Lounge THP

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por fabio_sd »

Jchiocca escreveu:Existem casos de os problemas voltarem depois das trocas?
Infelizmente aqui neste tópico vi um relato de um DS3 onde o sensor foi trocado e depois voltou a dar defeito...

De acordo com o mecânico da CSS que conversei ontem, no caso deles ainda não aconteceu de algum carro trocar o sensor e voltar a dar defeito novamente.
Fabio_SD

wilds3
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Abr 16, 2013 10:33 pm
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: ds3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por wilds3 »

fabio_sd escreveu: Tive com a peça na mão ontem. Pelo que vi, não dá pra trocar somente o sensor facilmente. É tudo uma peça única. O conector elétrico é fundido junto na carcaça de plástico preto. O sensor aparece só a ponta por dentro. Pra sacar o sensor teria que tirar um vedante (parece uma massa ou elastômero de cor rosada) e depois extrair a haste dele. Não me parece simples.
O pessoal da Boulevard (Curitiba) me disse que agora a Citroen so esta trocando os sensores pois antigamente nao sabiam exatamente do defeito. E a gente fica naquela desconfiança...
Editado pela última vez por wilds3 em Qua Jun 11, 2014 11:01 am, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Ronaldo Gualberto
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Out 18, 2012 3:41 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por Ronaldo Gualberto »

Bom, fiquei sabendo que as CCS estão fazendo uma gambiarra e colocando outro sensor e deixando o original no lugar. Eu não vi isso pessoalmente, só o comentário, mas não divido muito não.

Ronaldo
DS3 Vermelho, Lanternas LED 3D, Racechip Ultimate Trim 7, Blow Off Forge, K&N,
Manômetro Turbo Auto Gauge, Módulos Taramps, Kit JBL, GPS Garmin no Console,
Adesivos DS3 Racing.

Avatar do usuário
fabio_sd
Mensagens: 214
Registrado em: Ter Fev 11, 2014 6:44 pm
Estado: MG
Cidade: Outra
Carro Atual: C4 Lounge THP

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por fabio_sd »

alexandre vts escreveu:Dá uma olhada nesse diagrama:

A dúvida apareceu para mim, quando membros começaram a postar, a troca apenas do sensor.

Abs
Olhei aqui no service.citroen e vi que o conjunto 1336Z6 + 1338F3 são do motor 1.6 THP 16v 150. Pelo que eu saiba, os DS3s comercializados no Brasil são com motor 1.6 THP 16v 163 (EP6CDT M). E este motor usa a válvula 1336CC. Mas já aconteceu comigo uma situação em que o service.citroen estava errado. Portanto, tem que conferir no próprio carro.
wilds3 escreveu:O pessoal da Boulevard (Curitiba) me disse que agora a Citroen so esta trocando os sensores pois antigamente nao sabiam exatamente do defeito. E a gente fica naquela desconfiança...
Pra trocar só o sensor, teria que ser a válvula 1336Z6. Detalhe: olhando pelo site de preços de peças da Peugeot, este sensor 1338F3 custa R$ 33,37.
Ronaldo Gualberto escreveu:Bom, fiquei sabendo que as CCS estão fazendo uma gambiarra e colocando outro sensor e deixando o original no lugar. Eu não vi isso pessoalmente, só o comentário, mas não divido muito não.

Ronaldo
Não é o caso que vão fazer com meu carro. Vi o pedido de peças sendo feito. No formulário que o mecânico preencheu estavam descritos 4 itens: a válvula 1336CC, duas juntas e o aditivo para a água. Mas talvez esta gambiarra que você citou seja possível de ser feita, por exemplo adaptando o sensor 1338F3 em algum outro lugar do circuito de água. Mas que é uma gambiarra, isto é!
Fabio_SD

Avatar do usuário
Ronaldo Gualberto
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Out 18, 2012 3:41 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por Ronaldo Gualberto »

Na CCS que costumo levar, ele me falaram que estavam trocando o conjunto todo, mas o ultimo que levou lá que é colega nosso aqui, só trocaram o sensor. Cheiro de Gambiarra no ar.
DS3 Vermelho, Lanternas LED 3D, Racechip Ultimate Trim 7, Blow Off Forge, K&N,
Manômetro Turbo Auto Gauge, Módulos Taramps, Kit JBL, GPS Garmin no Console,
Adesivos DS3 Racing.

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por wilkho »

Ronaldo.
Sabe informar qual foi a concessionária que pode ter feito a gambiarra?

Avatar do usuário
Ronaldo Gualberto
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Out 18, 2012 3:41 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por Ronaldo Gualberto »

Vi aqui no forum, vou procurar, acho que nesse tópico mesmo.
DS3 Vermelho, Lanternas LED 3D, Racechip Ultimate Trim 7, Blow Off Forge, K&N,
Manômetro Turbo Auto Gauge, Módulos Taramps, Kit JBL, GPS Garmin no Console,
Adesivos DS3 Racing.

Avatar do usuário
Jchiocca
Mensagens: 119
Registrado em: Qui Jan 31, 2013 1:36 pm
Estado: SP
Cidade: Ribeirão Preto
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por Jchiocca »

O meu parece que foi trocado a válvula... Ta perfeito até agora

Responder