Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
Renata valverdes
Mensagens: 36
Registrado em: Sáb Abr 26, 2014 9:35 pm
Estado: SP
Cidade: São Caetano do Sul
Carro Atual: Ds3

Entra ar no carro mesmo com o ar desligado.

Mensagem por Renata valverdes »

Pessoal,
Tenho um DS3 12/13.
Não sei se é um defeito ou se todo DS3 faz isso, mas as entradas de ar do console do carro parecem nunca fechar.
Mesmo com o ar desligado, quando dirijo, sinto que o ar de fora entra pra dentro da cabine pelas entradas.
Parece que não tem nada que bloqueia.
O ruim é que no meu caminho de todos os dias eu passo por um rio fedorento e, todo dia, tenho que sentir o "aroma de bosque" que entra no carro.
Acontece com mais alguém isso?
Já dei uma fuçada pra tentar resolver isso, mas não consegui não.

jgrl
Mensagens: 100
Registrado em: Sáb Dez 28, 2013 10:33 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: Entra ar no carro mesmo com o ar desligado.

Mensagem por jgrl »

Renata valverdes escreveu:Pessoal,
Tenho um DS3 12/13.
Não sei se é um defeito ou se todo DS3 faz isso, mas as entradas de ar do console do carro parecem nunca fechar.
Mesmo com o ar desligado, quando dirijo, sinto que o ar de fora entra pra dentro da cabine pelas entradas.
Parece que não tem nada que bloqueia.
O ruim é que no meu caminho de todos os dias eu passo por um rio fedorento e, todo dia, tenho que sentir o "aroma de bosque" que entra no carro.
Acontece com mais alguém isso?
Já dei uma fuçada pra tentar resolver isso, mas não consegui não.
Aroma de bosque foi a melhor! rsrsrsrsr

Então, Renata,até onde sei é normal sim. Já tentou fechar todas as saídas??

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: Entra ar no carro mesmo com o ar desligado.

Mensagem por wilkho »

No meu DS3 eu iluminei com uma lanterna as entradas de ar centrais e verifiquei que ao mexer a rodinha para abrir e fechar a entrada de ar, não estava acionando a peça que deveria abrir e fechar a passagem do ar.
Desmontei o painel e ao acessar o mecanismo, verifiquei que estava desencaixado um pequeno braço que conecta a tal rodinha na peça que fecha o ar. Encaixei o braço e ficou funcionando. Depois de alguns dias o defeito voltou. Desmontei novamente o painel e verifiquei que o pequeno braço havia se soltado novamente, apesar de não haver justificativa aparente já que o encaixe não estava quebrado. Acho que é erro de projeto e ficou mal dimensionado e deve soltar em alguns carros e em outros não.
Em vez de acionar a garantia e já prever uma novela para arrumar um problema tão pequeno, consegui com duas abraçadeiras de plástico, (dessas que travam e corta-se a ponta que resta), fixar o encaixe do pequeno braço e resolvi o problema.

urtigao
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Jan 22, 2014 9:41 am
Estado: SP
Cidade: São Roque
Carro Atual: DS3, ka

Re: Entra ar no carro mesmo com o ar desligado.

Mensagem por urtigao »

Verifique se a recirculaçao do ar está ligada ou não.

O botão de recirculação é aquele de setas formando um circulo, ao lado do botao do AC.
http://www.citroen.co.ao/wp-content/upl ... en-ds3.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Esse botão faz circular o ar de dentro do carro, isolando o de fora. Ao acionar aparece esse icone na telinha do ar. Teoricamente é pra resolver o seu problema... Se continuar entrando ar fétido vai ter que procurar a ccs.

Avatar do usuário
leoboell
Mensagens: 149
Registrado em: Sex Jan 24, 2014 4:41 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3 Preto

Re: Entra ar no carro mesmo com o ar desligado.

Mensagem por leoboell »

Já havia percebido, desde que peguei o carro, que os difusores centrais não fechavam nenhum pouco, independente da posição da "rodinha". Como qse nunca tenho intenção de fechá-los, não me importei em deixar assim. Mas, tbm entendo que é um problema no projeto, como o wilkho falou.

Qquer dia eu encaro mexer na moldura para resolver isso.

Abrç,

Avatar do usuário
leoboell
Mensagens: 149
Registrado em: Sex Jan 24, 2014 4:41 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3 Preto

Re: Entra ar no carro mesmo com o ar desligado.

Mensagem por leoboell »

Conforme o amigo falou anteriormente, desmontei o painel e tirei algumas fotos do procedimento. A haste estava solta do encaixe das aletas, dei uma leve lubrificada com silicone e apertei um pouco o encaixe, depois recoloquei a haste. Vamos ver se vai continuar funcionando.

1- Começe soltando a moldura pelo lado direito. As presilhas são de pressão e soltam com uso de força moderada e ajuda de uma espátula plástica para afastar a peça.
Imagem

Imagem

2 - Solte apenas a parte superior da moldura preta, próximo aos comandos do ar, pois a moldura central tem acabamento por baixo daquela.

Imagem

3 - Não é necessário tirar toda a moldura. Afastando um pouco a parte superior já é possível ter acesso à haste.

Imagem

4 - Constatando que a mesma encontra-se solta, lubrifique um pouco a ponta esférica e encaixe no local. Não sei como o wilkho fez com a braçadeira, mas a minha ficou bem firme, não parecendo que vá soltar a toa.

Imagem

Por ora, está resolvido.

Abrç,
Editado pela última vez por leoboell em Qua Dez 10, 2014 5:13 pm, em um total de 1 vez.

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: Entra ar no carro mesmo com o ar desligado.

Mensagem por wilkho »

leoboell

Legal que tirou as fotos. Eu deveria ter feito isso, mas quando o meu problema apareceu, achei que era o único, porque não tinha visto nenhum relato até então.
Problema exatamente igual ao meu.

Eu não tive a ideia de lubificar. Simplesmente vi que não tinha nada quebrado e encaixei a peça de volta.
Logo depois se soltou novamente, com a vibração normal do carro.
Se o seu não soltar mais, está aí a solução correta com a lubrificação.

No meu carro, com uma abraçadeira eu criei um anel (sem apertar tudo) no braço que tem a esfera.
Depois passei outra abraçadeira dentro deste anel e fixei na outra peça, forçando a esfera ficar encaixada.
Até agora está funcionando a "engenhoca".

urtigao
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Jan 22, 2014 9:41 am
Estado: SP
Cidade: São Roque
Carro Atual: DS3, ka

Re: Entra ar no carro mesmo com o ar desligado.

Mensagem por urtigao »

Não sabia desse lance das aletas... mas isso nao soluciona a entrada de mal cheiro externo. Continuo batendo na tecla que a recirculaçao do ar interno isola o carro da entrada do ar externo, evitando fumaça, mal cheiro etc...

Avatar do usuário
leoboell
Mensagens: 149
Registrado em: Sex Jan 24, 2014 4:41 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3 Preto

Re: Entra ar no carro mesmo com o ar desligado.

Mensagem por leoboell »

Wil,

Agora entendi o que vc fez, parece ser eficiente. Caso solte de novo, devo fazer algo assim. Usou aquela fita mais fina?

Abrç,

Responder