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conta-giros
Vocês usam o conta-giros no dia a dia ? Acho que muitos não usam ou usam pouco, apenas dando aquela olhada rápida para verificar se o ponteiro chegou ao traço vermelho. É mais provável que subam as marchas baseando-se no que "sentem" da rotação do motor.
Vocês têm alguma dica simples e útil para tirar melhor proveito do motor usando o conta-giros?
Agradeço desde já.
Um abraço.
Vocês têm alguma dica simples e útil para tirar melhor proveito do motor usando o conta-giros?
Agradeço desde já.
Um abraço.
- Lincão
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Re: conta-giros
Boa tarde Wilson!!
Para um melhor consumo de combustível, é sempre bom andar com a menor rotação possível. Não sei se você está com a indicação de troca de marcha habilitada, mas o carro indica sempre pra você subir marcha quando chega na faixa dos 2.000-2.500 RPM.
Em questão de performance, vamos pegar o gráfico do meu carro:

Note que depois e 5.00RPM o carro começa a perder potência e já está bem longe do pico de torque, então não há porque esticar até os 6.500RPM ou ficar sempre entrando na faixa vermelha.
Com base nesse gráfico, assumo que o melhor momento para trocar a marcha seja quando a próxima marcha entrar por volta dos 3.000RPM, que é bem próximo ao pico de torque (aos 2.600RPM) e no inicio do pico de potência (aos 4.100RPM). Isso vai depender da marcha que você está no momento - conhecendo o carro, você vai saber que se trocar de 3a a 5.000RPM, a 4a vai entrar a 3.000RPM...
Acho que é isso, vamos ver se algum outros amigo com mais experiência passa por aqui pra opinar sobre o assunto.
[]'s
Lincão!
Para um melhor consumo de combustível, é sempre bom andar com a menor rotação possível. Não sei se você está com a indicação de troca de marcha habilitada, mas o carro indica sempre pra você subir marcha quando chega na faixa dos 2.000-2.500 RPM.
Em questão de performance, vamos pegar o gráfico do meu carro:
Note que depois e 5.00RPM o carro começa a perder potência e já está bem longe do pico de torque, então não há porque esticar até os 6.500RPM ou ficar sempre entrando na faixa vermelha.
Com base nesse gráfico, assumo que o melhor momento para trocar a marcha seja quando a próxima marcha entrar por volta dos 3.000RPM, que é bem próximo ao pico de torque (aos 2.600RPM) e no inicio do pico de potência (aos 4.100RPM). Isso vai depender da marcha que você está no momento - conhecendo o carro, você vai saber que se trocar de 3a a 5.000RPM, a 4a vai entrar a 3.000RPM...
Acho que é isso, vamos ver se algum outros amigo com mais experiência passa por aqui pra opinar sobre o assunto.
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Re: conta-giros
Carro sem contagiros é a pior coisa que tem, vc tem que ficar fazendo telepatia com o motor

A hora certa de trocar de marcha é complicado dizer, varia de carro pra carro. O certo são os carros com pouco torque, esses tem que esgoelar o motor msm, se não o carro não tem força. Agora pra alguns modelos parece não fazer muita diferença. Só testando pra saber.



A hora certa de trocar de marcha é complicado dizer, varia de carro pra carro. O certo são os carros com pouco torque, esses tem que esgoelar o motor msm, se não o carro não tem força. Agora pra alguns modelos parece não fazer muita diferença. Só testando pra saber.
- Tmaias
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Re: conta-giros
Como eu habilito a indicação da troca de marcha???
Lincão escreveu:Boa tarde Wilson!!
Para um melhor consumo de combustível, é sempre bom andar com a menor rotação possível. Não sei se você está com a indicação de troca de marcha habilitada, mas o carro indica sempre pra você subir marcha quando chega na faixa dos 2.000-2.500 RPM.
Em questão de performance, vamos pegar o gráfico do meu carro:
Note que depois e 5.00RPM o carro começa a perder potência e já está bem longe do pico de torque, então não há porque esticar até os 6.500RPM ou ficar sempre entrando na faixa vermelha.
Com base nesse gráfico, assumo que o melhor momento para trocar a marcha seja quando a próxima marcha entrar por volta dos 3.000RPM, que é bem próximo ao pico de torque (aos 2.600RPM) e no inicio do pico de potência (aos 4.100RPM). Isso vai depender da marcha que você está no momento - conhecendo o carro, você vai saber que se trocar de 3a a 5.000RPM, a 4a vai entrar a 3.000RPM...
Acho que é isso, vamos ver se algum outros amigo com mais experiência passa por aqui pra opinar sobre o assunto.
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Lincão!
- Lincão
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Re: conta-giros
Dê uma olhada nesse tópico: viewtopic.php?f=12&t=274#p1519" onclick="window.open(this.href);return false;Tmaias escreveu:Como eu habilito a indicação da troca de marcha???
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- Tmaias
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Re: conta-giros
Valeu, meu querido!
Pensei que a habilitação pudesse ser feita sem o lexia... :/
Pensei que a habilitação pudesse ser feita sem o lexia... :/
Lincão escreveu:Dê uma olhada nesse tópico: viewtopic.php?f=12&t=274#p1519" onclick="window.open(this.href);return false;Tmaias escreveu:Como eu habilito a indicação da troca de marcha???
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Re: conta-giros
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Re: conta-giros
Troque depois do pico de torque para que você não precise acelerar muito. Acredito que manter por volta de 1500-2000RPM seja o ideal como regra geral.
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Re: conta-giros
Olá pessoal, estou com uma encanação...o conta giros em ponto morto tem que estar indicando qual marcação...acho que o meu ta desregulado...qdo eu piso mais fundo ele esta batendo 4000 giros facil...nao percebia isso antes...fiquei encanado depois que troquei o filtro de ar e o oleo tambem....abços