Prince é o nome da família de motores a gasolina de quatro cilindros em linha desenvolvida pela PSA Peugeot Citroën e utilizado também pela BMW. Trata-se de motores 1.4 aspirados, 1.6 aspirados e 1.6 turbo que são utilizados na segunda geração do MINI (BMW), no BMW 316i e em diversos modelos compactos e médios da PSA.
As variantes do Prince usadas pela BMW são conhecidas como N13 / N16 e N18. Ele substituiu a família de motores Tritec usada pela MINI. Foi primeiramente implantado nos veículos MINI em 2006, em 2011 foi a vez dos modelos F20 116i e 118i da BMW. Esse ultimo foi o primeiro a usar o motor montado longitudinalmente.
O grupo PSA começou usar os motores prince em 2005 para substituir a família de motores TU. O Peugeot 207 foi o primeiro modelo a receber esse motor na Europa.[1]
-
- Mensagens: 12
- Registrado em: Ter Ago 13, 2019 1:24 pm
- Estado: MG
- Cidade: Varginha
- Carro Atual: PSA DS3
- Contato:
Re: ACESSO ANDS - 01
Prince é o nome da família de motores a gasolina de quatro cilindros em linha desenvolvida pela PSA Peugeot Citroën e utilizado também pela BMW. Trata-se de motores 1.4 aspirados, 1.6 aspirados e 1.6 turbo que são utilizados na segunda geração do MINI (BMW), no BMW 316i e em diversos modelos compactos e médios da PSA.
As variantes do Prince usadas pela BMW são conhecidas como N13 / N16 e N18. Ele substituiu a família de motores Tritec usada pela MINI. Foi primeiramente implantado nos veículos MINI em 2006, em 2011 foi a vez dos modelos F20 116i e 118i da BMW. Esse ultimo foi o primeiro a usar o motor montado longitudinalmente.
O grupo PSA começou usar os motores prince em 2005 para substituir a família de motores TU. O Peugeot 207 foi o primeiro modelo a receber esse motor na Europa.[1]
As variantes do Prince usadas pela BMW são conhecidas como N13 / N16 e N18. Ele substituiu a família de motores Tritec usada pela MINI. Foi primeiramente implantado nos veículos MINI em 2006, em 2011 foi a vez dos modelos F20 116i e 118i da BMW. Esse ultimo foi o primeiro a usar o motor montado longitudinalmente.
O grupo PSA começou usar os motores prince em 2005 para substituir a família de motores TU. O Peugeot 207 foi o primeiro modelo a receber esse motor na Europa.[1]