Comparativo pessoal Punto T-JET vs DS3
Enviado: Ter Jul 23, 2013 6:24 pm
A pedidos, e para ficar registrado, vou postar aqui minha opinião PESSOAL como ex-proprietario de um T-JET.
Ambos T-JET e DS3 stock, sem alteração nenhuma. Coloco em ordem do que acho mais importante primeiro.
Principais vantagens do DS3 em relação ao T-JET
- Consumo: num trajeto que faço todo mes, com o pé no fundo, o T-JET fazia 6,5km/l e o DS3 8,5km/l. O melhor consumo que tive com o T-JET foi 11km/l, ontem fiz uma viagem de 250km a 14.8km/l no DS3.
- Cambio: o do T-JET é curto demais, na 5a marcha a 150km/h já está quase 5k giros. O DS3 a 170km/h está a 3500 RPM em 6a marcha. O ruído é bem menor
- Motor: Infelizmente o T-JET abre o bico em 5a marcha. Não sei se é intencional, mal-programado ou inevitável, mas é nítida a diferença de torque entre a 4a e a 5a. O DS3 empurra bem em qualquer marcha. Dá pra subir a serra em 6a se não tiver afim de gastar, ou em 3a (que vai até 160km/h) criminosamente. Apesar da diferença pequena nos números, o DS3 anda bem mais, devido ao escalonamento das marchas e turbina de duplo fluxo que enche mais rapido.
- Design: O DS3 é bem mais moderno, o plástico menos vagabundo, acabamento superior
- Garantia: 3 anos (contra 1 do T-JET)
- Freios: tem Auxilio-Urgencia (AFU ou BAS), o conjunto todo também é superior, e pára mais rapido que o T-JET.
- Tem ESP (focado em segurança, não esportividade, mas dá pra desligar)
- Upgrades mais faceis de fazer, visto que o motor é utilizado em vários modelos (Peugeot, BMW, Mini, etc), tem mais informação sobre o carro na net. Só chipando já chega a quase 200cv
- Bancos: Pode ser porque sou muito magro, mas não conseguia encaixar no banco do T-JET direito, sempre dava dor na lombar em viagens maiores que 1h. Com o DS3 o encaixe é perfeito. (aliás isso percebi na primeira "sentada" no carro, bem antes de pensar em comprar)
Principais vantagens do T-JET em relação ao DS3:
- Quatro portas (família reclama quando andam comigo e precisam ficar levantando banco)
- Teto-solar (sinto falta)
- O som com sub de 8" é BEM melhor que do DS3, apesar de alguns bugs quando o mp3 tinha caracteres não tradicionais no nome. (japones/koreano/etc). Nada que não se troque também.
- Todos os vidros com one-touch (e levantamento na chave) de série (dá pra colocar no DS3, mas é por fora)
- Suspensão um pouquinho mais confortável (desvantagem em pista, creio eu)
- Custo menor
- GPS (quase não usava e estava desatualizado, mas tinha)
- Comando de voz para o som e bluetooth (podia ligar pra qualquer pessoa na agenda sem tirar os olhos da estrada)
Como podem ver, nos assuntos que realmente importam o DS3 é bem superior, as vantagens do T-JET são secundárias e pra muitas pessoas nem vale a pena considerar.
Não cheguei a colocar o T-JET no track day, então não sei como ele se comporta nas curvas, mas não consigo imaginar outro carro com tração dianteira fazendo mais curva do que o DS3. É um monstro! Veja o relato do Mauro aqui.
Ambos T-JET e DS3 stock, sem alteração nenhuma. Coloco em ordem do que acho mais importante primeiro.
Principais vantagens do DS3 em relação ao T-JET
- Consumo: num trajeto que faço todo mes, com o pé no fundo, o T-JET fazia 6,5km/l e o DS3 8,5km/l. O melhor consumo que tive com o T-JET foi 11km/l, ontem fiz uma viagem de 250km a 14.8km/l no DS3.
- Cambio: o do T-JET é curto demais, na 5a marcha a 150km/h já está quase 5k giros. O DS3 a 170km/h está a 3500 RPM em 6a marcha. O ruído é bem menor
- Motor: Infelizmente o T-JET abre o bico em 5a marcha. Não sei se é intencional, mal-programado ou inevitável, mas é nítida a diferença de torque entre a 4a e a 5a. O DS3 empurra bem em qualquer marcha. Dá pra subir a serra em 6a se não tiver afim de gastar, ou em 3a (que vai até 160km/h) criminosamente. Apesar da diferença pequena nos números, o DS3 anda bem mais, devido ao escalonamento das marchas e turbina de duplo fluxo que enche mais rapido.
- Design: O DS3 é bem mais moderno, o plástico menos vagabundo, acabamento superior
- Garantia: 3 anos (contra 1 do T-JET)
- Freios: tem Auxilio-Urgencia (AFU ou BAS), o conjunto todo também é superior, e pára mais rapido que o T-JET.
- Tem ESP (focado em segurança, não esportividade, mas dá pra desligar)
- Upgrades mais faceis de fazer, visto que o motor é utilizado em vários modelos (Peugeot, BMW, Mini, etc), tem mais informação sobre o carro na net. Só chipando já chega a quase 200cv
- Bancos: Pode ser porque sou muito magro, mas não conseguia encaixar no banco do T-JET direito, sempre dava dor na lombar em viagens maiores que 1h. Com o DS3 o encaixe é perfeito. (aliás isso percebi na primeira "sentada" no carro, bem antes de pensar em comprar)
Principais vantagens do T-JET em relação ao DS3:
- Quatro portas (família reclama quando andam comigo e precisam ficar levantando banco)
- Teto-solar (sinto falta)
- O som com sub de 8" é BEM melhor que do DS3, apesar de alguns bugs quando o mp3 tinha caracteres não tradicionais no nome. (japones/koreano/etc). Nada que não se troque também.
- Todos os vidros com one-touch (e levantamento na chave) de série (dá pra colocar no DS3, mas é por fora)
- Suspensão um pouquinho mais confortável (desvantagem em pista, creio eu)
- Custo menor
- GPS (quase não usava e estava desatualizado, mas tinha)
- Comando de voz para o som e bluetooth (podia ligar pra qualquer pessoa na agenda sem tirar os olhos da estrada)
Como podem ver, nos assuntos que realmente importam o DS3 é bem superior, as vantagens do T-JET são secundárias e pra muitas pessoas nem vale a pena considerar.
Não cheguei a colocar o T-JET no track day, então não sei como ele se comporta nas curvas, mas não consigo imaginar outro carro com tração dianteira fazendo mais curva do que o DS3. É um monstro! Veja o relato do Mauro aqui.