PREPARAÇÃO P/ TRACKDAY - DS3 MAURO MIRANDA
Enviado: Seg Jul 22, 2013 5:18 pm
Olá Pessoal,
Tenho corrido nos Track Days em Curitiba com meu DS3 e gostaria de compartilhar com vocês todas as impressões do carro até agora.
Primeiramente segue abaixo as mods que já fiz no meu carro desde que comprei ele em Janeiro deste ano.
Dados: Citroen DS3 1.6 THP Vermelho c/ Teto Branco + Rodas Brancas (aprox 9000km rodados)
MODS:
Preparação DS3 (Até agora...):
- RACECHIP PRO 2 ULTIMATE (TRIM “6”) (9)
- Fluido de Freio Motul RBF 660 (10)
- Aditivo de radiador MOCOOL (8)
- Aditivo de Óleo MILITEC (Este não da para mensurar uma vez que é preventivo)
- Intake da FORGE MOTORSPORT (10)
- 4 Pneus Slick DUNLOP 215 45 R17 (Atual) (Copa MINI) (10)
- 4 Pneus Slick Pirelli PZERO 225 45 r17 (Reservas) (Antigo COPA MINI) (7)
- Molas H&R “Sport” (9)
- Manômetro de Pressão de Turbo Auto Gauge (10)
- Adptador para manômetro de pressão de turbo FORGE MOTORSPORT (10)
- Discos Dianteiros 283mm FREMAX HIGH PERFORMANCE (8)
- Pastilhas Dianteiras POWER BRAKES (8)
- Retirado o Silencioso central do Escapamento (10)
- Muffler Traseiro INOX ESCAPEX SPORT (10)
- RODAS 17’’ 7’’ 4X108 H&R RALLY White. (10)
- Espaçador Alumínio 15cm p/ correção de Offset (40mm – 15mm = 25mm Offset padrão Citroen) (10)
- Adesivos Carbon Fiber “WRC” (10)
Para ficar mais fácil para vocês coloquei as NOTAS ao lado de cada item, de 0 a 10, mensurando o que gostei mais ou menos, assim posso ajudar quando forem comprar suas mods também.
Bom, vamos falar um pouquinho dos track days que participei aqui no AIC em Curitiba.
No primeiro Track day que participei choveu muito, mas conseguimos andar 1 hora debaixo de chovisco, e, de 8 carros consegui fazer o melhor tempo disparado. (correndo com Lancer Evolution, Golf 350HP, etc). Neste primeiro Track day não consegui tirar muitas conclusões do carro pois a pista estava muito escorregadia e a traseira estava saindo absurdos. Neste primeiro track, corri com os pneus calibrados com 28psi tanto dianteiros quanto traseiros, pois não tinha muito o que mexer. Melhor volta neste dia 1:50,780.
No segundo Track Day estava seco o tempo, nublado, mas seco. Pista seca e quente.
Neste evento deu para testar a carreta.
Na reta chegou a 190Kmh e freiava nos 50m, apoiando tudo o que era possível nos Discos FREMAX e Pastilhas Power brakes, sendo impulsionada pelo fluido Motul RBF660. E o conjunto funcionou muito bem, dando para sentir que o carro estava com muito freio e muito bem equilibrado entre frente e trás. Em nenhum momento de todo o track day o pedal afundou ou deu algum fading, muito pelo contrário, o freio permaneceu intacto por todo o evento.
Muita gente do evento vinha ver meu carro perguntando o que tinha debaixo do capô, e para todo mundo eu respondi a mesma coisa, o carro tem CHÃO, não motor... Mas assim, o motor do carro está com 192HP e 30,5Nm de Torque, porém estávamos falando de pessoas com carros acima de 300HP, então o meu carro era fraco.
Pois é, falei para todo mundo do CHÃO do DS3 porque o carrinho realmente é incrível nas curvas, onde se tem um equilíbrio entre a frente e a traseira que poucos carros tem. Em muitas voltas, eu percebi que carros como Subaru Impreza STI e WRX sofriam muito mais para fazer as curvas de baixa do que o DS3, por ser mais curto e monobloco rígido com eixo traseiro travado e barras estabilizadoras. Nas curvas médias também, o carro se permanecia equilibrado, e quando a traseira ameçava sair, bastava uma pequena correção, tipo "kart", e o carro já voltava na mão novamente.
Bom, neste evento devo ter ficado entre os TOP 5 ou TOp 10 com 1:43,6.
No último evento foi mujito parecido, pista seca, tempo quente para caramba.
Neste dia achei que o carro iria esquentar, embreagem iria patinar, freio iria dar fading, pneus iriam desgastar demais no lado do camber - e etc.
NADA DISSO, o carro náo deu absolutamente nenhum problema e permaneceu intacto durante as 30 voltas que eu dei no dia.
Temperatura permaneceu nos 90 graus, embreagem não patinou nada, óleo na temp nominal, pneus desgastando linearmente (70 graus nos três pontos de camber), discos permaneceram resfriados (300 graus max), e etc.
Neste último evento do Track Day In, melhor volta 1:42,7, que, de 78 carros, foi o 3º melhor tempo.
Digo que estou impressionado com o carro, de verdade.
Neste último Track Day andei na frente dos carros de Marcas, dos Jetta Unichip APR Stage III e IV, Lancers, GOLF Turbos, Subarus STI/WRX, etc.
Com apenas 190HP este carrinho supreende.
Minha sugestão para todos os donos de DS3 que façam os upgrade acima que não vão se arrepender.
Logo mais faço o Upload das fotos dos eventos e se possível do vídeo de alguma volta que tenha feito.
E assim vamos indo com as preparações do DS3!!!!!
Vamo que vamo.
Pé no porão!
Abraços.!
Tenho corrido nos Track Days em Curitiba com meu DS3 e gostaria de compartilhar com vocês todas as impressões do carro até agora.
Primeiramente segue abaixo as mods que já fiz no meu carro desde que comprei ele em Janeiro deste ano.
Dados: Citroen DS3 1.6 THP Vermelho c/ Teto Branco + Rodas Brancas (aprox 9000km rodados)
MODS:
Preparação DS3 (Até agora...):
- RACECHIP PRO 2 ULTIMATE (TRIM “6”) (9)
- Fluido de Freio Motul RBF 660 (10)
- Aditivo de radiador MOCOOL (8)
- Aditivo de Óleo MILITEC (Este não da para mensurar uma vez que é preventivo)
- Intake da FORGE MOTORSPORT (10)
- 4 Pneus Slick DUNLOP 215 45 R17 (Atual) (Copa MINI) (10)
- 4 Pneus Slick Pirelli PZERO 225 45 r17 (Reservas) (Antigo COPA MINI) (7)
- Molas H&R “Sport” (9)
- Manômetro de Pressão de Turbo Auto Gauge (10)
- Adptador para manômetro de pressão de turbo FORGE MOTORSPORT (10)
- Discos Dianteiros 283mm FREMAX HIGH PERFORMANCE (8)
- Pastilhas Dianteiras POWER BRAKES (8)
- Retirado o Silencioso central do Escapamento (10)
- Muffler Traseiro INOX ESCAPEX SPORT (10)
- RODAS 17’’ 7’’ 4X108 H&R RALLY White. (10)
- Espaçador Alumínio 15cm p/ correção de Offset (40mm – 15mm = 25mm Offset padrão Citroen) (10)
- Adesivos Carbon Fiber “WRC” (10)
Para ficar mais fácil para vocês coloquei as NOTAS ao lado de cada item, de 0 a 10, mensurando o que gostei mais ou menos, assim posso ajudar quando forem comprar suas mods também.
Bom, vamos falar um pouquinho dos track days que participei aqui no AIC em Curitiba.
No primeiro Track day que participei choveu muito, mas conseguimos andar 1 hora debaixo de chovisco, e, de 8 carros consegui fazer o melhor tempo disparado. (correndo com Lancer Evolution, Golf 350HP, etc). Neste primeiro Track day não consegui tirar muitas conclusões do carro pois a pista estava muito escorregadia e a traseira estava saindo absurdos. Neste primeiro track, corri com os pneus calibrados com 28psi tanto dianteiros quanto traseiros, pois não tinha muito o que mexer. Melhor volta neste dia 1:50,780.
No segundo Track Day estava seco o tempo, nublado, mas seco. Pista seca e quente.
Neste evento deu para testar a carreta.
Na reta chegou a 190Kmh e freiava nos 50m, apoiando tudo o que era possível nos Discos FREMAX e Pastilhas Power brakes, sendo impulsionada pelo fluido Motul RBF660. E o conjunto funcionou muito bem, dando para sentir que o carro estava com muito freio e muito bem equilibrado entre frente e trás. Em nenhum momento de todo o track day o pedal afundou ou deu algum fading, muito pelo contrário, o freio permaneceu intacto por todo o evento.
Muita gente do evento vinha ver meu carro perguntando o que tinha debaixo do capô, e para todo mundo eu respondi a mesma coisa, o carro tem CHÃO, não motor... Mas assim, o motor do carro está com 192HP e 30,5Nm de Torque, porém estávamos falando de pessoas com carros acima de 300HP, então o meu carro era fraco.
Pois é, falei para todo mundo do CHÃO do DS3 porque o carrinho realmente é incrível nas curvas, onde se tem um equilíbrio entre a frente e a traseira que poucos carros tem. Em muitas voltas, eu percebi que carros como Subaru Impreza STI e WRX sofriam muito mais para fazer as curvas de baixa do que o DS3, por ser mais curto e monobloco rígido com eixo traseiro travado e barras estabilizadoras. Nas curvas médias também, o carro se permanecia equilibrado, e quando a traseira ameçava sair, bastava uma pequena correção, tipo "kart", e o carro já voltava na mão novamente.
Bom, neste evento devo ter ficado entre os TOP 5 ou TOp 10 com 1:43,6.
No último evento foi mujito parecido, pista seca, tempo quente para caramba.
Neste dia achei que o carro iria esquentar, embreagem iria patinar, freio iria dar fading, pneus iriam desgastar demais no lado do camber - e etc.
NADA DISSO, o carro náo deu absolutamente nenhum problema e permaneceu intacto durante as 30 voltas que eu dei no dia.
Temperatura permaneceu nos 90 graus, embreagem não patinou nada, óleo na temp nominal, pneus desgastando linearmente (70 graus nos três pontos de camber), discos permaneceram resfriados (300 graus max), e etc.
Neste último evento do Track Day In, melhor volta 1:42,7, que, de 78 carros, foi o 3º melhor tempo.
Digo que estou impressionado com o carro, de verdade.
Neste último Track Day andei na frente dos carros de Marcas, dos Jetta Unichip APR Stage III e IV, Lancers, GOLF Turbos, Subarus STI/WRX, etc.
Com apenas 190HP este carrinho supreende.
Minha sugestão para todos os donos de DS3 que façam os upgrade acima que não vão se arrepender.
Logo mais faço o Upload das fotos dos eventos e se possível do vídeo de alguma volta que tenha feito.
E assim vamos indo com as preparações do DS3!!!!!
Vamo que vamo.
Pé no porão!
Abraços.!