Remap - O que é, o que faz, quais os benefícios e quais os malefícios?
Contribuição de Thiago Silva (Pixel), da P9 Power Factory.
Boa tarde pessoal! Hoje vamos abordar um assunto que costuma gerar uma série de duvidas – remap.
Nos carros modernos utilizam uma central computadorizada de gerenciamento, conhecida como ECU (Engine Control Unit). Essa central basicamente regula o quanto o motor necessita de ar e combustível para determinada ocasião analisando uma série de parâmetros (temperatura do ar, temperatura do motor, combustível, posição do pedal, RPM e etc).
O remap é uma modificação de software que visa extrair uma cavalaria maior de um conjunto original ou até readequar o software para um novo conjunto mecânico. É uma das coqueluches do momento, quando falamos de carros turboalimentados de fábrica tendo em vista que conseguimos um aumento de potência "fácil".
Se tratando do mercado de PSA e dos motores THP, o remap é uma modificação bem vista devido à forma como "transforma" o carro para melhor. O carro se torna muito mais responsivo, com acelerações mais rápidas, podendo atingir velocidades mais altas e podendo até fazer a retirada do famigerado "lag" que existe no pedal do acelerador (Lag esse que fica muito em evidência no THP monocombustível, e em menor quantidade no THP Flex).
Um remap pode explodir o motor?
Sim, pode. Mas isso pode ser ocasionado por uma reprogramação mal feita, mas pode ser ocasionado por um motor mal cuidado também. Então de nada adianta fazer um mapa com 100% de qualidade se o dono for relaxado com o carro.
Remap, perde garantia?
No caso do THP Monocombustível a chance é pequena, pois o software de diagnóstico não consegue verificar se houve modificações. Mas nos THP Flex, foi implementado um "layer" de segurança na nova central que consegue fazer a detecção de qualquer modificação.
Isso já era algo esperado, uma vez que o THP foi um motor bem aceito pelo mercado seja num PSA, seja em um Mini.
Quais os malefícios de um remap?
Se tratando de motor, o THP não corre riscos quando o motor tem a manutenção em dia e o remap bem executado. O que pode acontecer é desgaste de periféricos do motor, como é o caso da turbina, principalmente se o óleo estiver com a quilometragem um pouco mais alta. (é bem comum, os donos de THP usarem óleo 5W30 e efetuar as trocas com 10mil km. Eu considero essa prática extremamente maléfica para o carro e acessórios. Atualmente em meu DS3, utilizo óleo 5W40 com trocas efetuadas a cada 5mil km. Adotei essa metodologia após destruir uma turbina justamente pelo óleo ter afinado demais. E após a mudança para 5W40, notei um desgaste muito menor no mancal da turbina por exemplo).
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DS Magazine - Performance - Remap, o que é?
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Re: DS Magazine - Performance - Remap, o que é?
Qual o preço pra fazer um remap num DS5?
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Re: DS Magazine - Performance - Remap, o que é?
Bela explicação, parabéns!
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Re: DS Magazine - Performance - Remap, o que é?
Zenaldo, pelo que tenho visto, no DS3 fica entre 1500 e 2000 reais. No DS5 deve ser semelhante.zenaldo escreveu:Qual o preço pra fazer um remap num DS5?
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