Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
Fabiano DS4
Mensagens: 30
Registrado em: Sáb Fev 17, 2018 11:06 am
Estado: PR
Cidade: Prudentópolis
Carro Atual: Monza 88 automatic

Re: Barulho estranho: folga na corrente

Mensagem por Fabiano DS4 »

Caramba! Estou assustado com este barulho no meu DS4! Alguém conseguiu a troca gratuita, por conta da concessionária, ou talvez precisou da ação judicial?

ericroma
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Mai 18, 2015 6:00 pm
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Carro Atual: DS5

Re: Barulho estranho: folga na corrente

Mensagem por ericroma »

Vou contar meu relato de caso, apesar de ser uma história grande, acho importante compartilhar com todos do grupo essa importante informação. Adiantando, consegui o reparo gratuito pela citroen... Sou ex-dono de um DS5 2013/2014 e o mesmo começou com esse barulho lá por volta dos 48-50 mil km. Lembro q era bem rápido, menos de 1 min e o carro já estava normal. Comentei com a ccs e me disseram q isso era normal, característico do motor THP, que eu não precisava se preocupar com isso, que não haveria influência no funcionamento do carro. Ficou assim por muito tempo. Depois, lá pelos 58-60 mil km, começou a acender a luz de injeção, indicando defeito no motor. Juntamente com isso, comecei a notar que o medidor de temperatura estava meio doido, oscilando muito a marca de temperatura e as vezes indicando que o carro estava fervendo, mesmo 2 minutos após ter sido ligado pela primeira vez no dia. Esse problema era intermitente e fui levando e pesquisando sobre ele na internet. Depois de muito tempo, descobri que se eu ligasse e desligasse o motor 3 a 4 vezes após o mesmo chegar na temperatura ideal de funcionamento, a luz de injeção apagava e o carro apresentava funcionamento normal. Descobri que havia um recall para o sensor de temperatura (apesar da citroen não reconhecer esse recall para a linha DS, mesmo usando o mesmo motor de outros modelos em que o recall é reconhecido) e achei que essa mensagem de defeito no motor poderia ser por causa do sensor. Levei em outra css (pois a que eu ia, fechou) e os funcionários nem sabiam que recall era esse e que meu carro nem "tinha direito". Expliquei o consultor que vários modelos da linha DS apresentavam o mesmo problema e ele disse que iria verificar com a fábrica do que se tratava. Ele voltou e disse que iria fazer o reparo sem custos, mas a peça tinha que ser encomendada e demoraria 20 dias úteis para chegar. Demorou mais ou menos 40 dias e o sensor novo chegou. E nessa época, o barulho já estava bem pior e mais demorado. As vezes, tinha q deixar o motor quente um bom tempo para fazer o liga e desliga para apagar a luz da injeção. Pois bem, deixei o carro na css por um dia e disse que a luz da injeção também estava ficando acesa e pedi para verificarem. Quando me entregaram, disseram que o problema da temperatura tinha sido resolvido, mas que o problema da luz de injeção não, pois era devido a uma folga na corrente de comando e a mesma deveria ser trocada. O consultor já até sabia como era o problema e até me questionou se o carro fazia um barulho ruim quando ligava ele pela primeira vez no dia. Me passaram um orçamento de 3000,00 para resolver o problema, isso pq já estava com um super desconto, pois o preço normal era mais de 3500,00. Resolvi nem discutir, pq na CCS, resolvem nada. A essa altura, meu carro já estava com uns 65 mil km. Fiquei indignado, pois pareceu que a citroen me enrolou até a kilometragem do carro chegar a 70mil km, para aí me cobrar pela troca, já que no manual se estabelece a troca do kit de corrente de comando com 70mil km (detalhe, em 99% das montadoras não se troca essa corrente, sendo a mesma livre de manutenção). Abri uma reclamação no reclameaqui e contei com a ajuda de um relato aqui mesmo no clube de alguém q tinha reclamado e conseguido o conserto. Isso foi em Março de 2016. Uns 10 a 15 dias depois da reclamação, alguém da citroen me ligou e pediu q eu contasse detalhadamente o que estava acontecendo com o carro. Expliquei tudo o que tinha acontecido e ficaram de passar o caso para o setor técnico e o mesmo entraria em contato comigo para eu explicar novamente o problema. No dia seguinte me ligaram e já dizendo que era para eu agendar o serviço na css, pois o mesmo tinha sido autorizado pela fábrica. Liguei para a css para agendar o serviço e o consultor já me disse que a fábrica já tinha entrado em contato com eles, mas era o mesmo caso, tinha que aguardar 20 dias úteis para o kit chegar e resolver o problema. O que me deu a impressão é de que a citroen sabe q o problema existe, sabe q outras marcas (peugeot, mini, bmw...) fazem o recall desse problema da corrente de comando, mas a citroen não divulga e resolve o problema somente de quem reclamar. Pois bem, passaram os 20 dias úteis e a peça não tinha chegado... passaram mais 30, 40, 80, 100 dias e nada. Isso mesmo 100 dias e nada. Esperei incríveis 150 dias até a chegada do kit. Eu sempre ligando para a CCS para me dar uma posição, mas a desculpa era que o centro de peças estava de mudança e por isso estavam atrasando. Que imbecilidade é essa de uma empresa, sabendo que milhares de consumidores dependendem desse centro de peças para reparar e revisar seus veículos, não me faz um plano de logística que não atrapalhe a distribuição das peças durante essa mudança? Isso ultrapassa os limites do amadorismo, mas sigamos em frente. Lá pelos 120 dias de espera, resolvi abrir uma reclamação no procon do Rio e uns 15 dias depois, o jurídico da citroen me liga para saber mais sobre a reclamação. Contei tudo o que aconteceu e disse que se o problema não fosse resolvido em 15 dias, eu entraria com um processo contra a citroen por danos morais e materiais pelo transtorno causado. O chefe do jurídico me passou o tel dele e disse que iria cuidar pessoalmente do meu caso. Aí, milagrosamente, o kit chegou na css numa sexta feira a tarde, no início de agosto. Vejam bem, fiquei de março a agosto esperando, e acho que só consegui "agilidade" pois ameacei eles com um processo e fiz uma reclamação formal no procon. Acontece que, não poderia deixar o carro parado na garagem esse tempo inteiro, ainda mais que minha filha tinha nascido em junho e eu precisava do carro para levá-la a consultas e tals. No dia seguinte ao que me disseram que o kit tinha chegado, precisei buscar minha esposa e minha filha no aeroporto, e o carro simplesmente parou no meio da rua, logo após eu sair de casa. Nessa época o carro deveria ter uns 73 mil km. Tinha plena certeza que era por causa da corrente. Reboquei o carro para a CCS e, minha esposa teve q trazer minha filha de 2 meses, na época, no colo em um uber da vida, pois eu não tinha como buscá-la e a cadeirinha dela ficava no carro. Além do risco que minha filha correu, sendo transportada de forma insegura em um carro com um motorista desconhecido, tive o desprazer do transtorno de ficar no meio de uma avenida movimentada parado aguardando o reboque. Na segunda feira de manhã fui a ccs e dei entrada, mas me disseram que eu teria que esperar mais 4 dias para fazerem o diagnóstico. Depois desses 4 dias, me disseram que a corrente havia arrebentado e danificado todo o cabeçote, válvulas e engrenagens do motor. Liguei para a fábrica e exigi o reparo imediato do problema, visto que o mesmo só ocorreu pq o kit demorou 5 meses para ser entregue. Eu não iria arcar com um custo de mais de 20 mil reais por erro deles. No dia seguinte o jurídico me liga dizendo que iriam resolver todo o problema e que me disponibilizariam um carro reserva até que o meu ficasse pronto. Me trataram como rei esse período, morrendo de medo de levar um processo pesado por causa do ocorrido. Depois desse problema, até demitiram o consultor da ccs e qdo eu entrava lá, todos já sabiam do meu problema. Ficou famoso por lá e foi assunto de reunião até da alta diretoria da citroen. Depois entendi depois de conversa com a fábrica, que o consultor tinha feito pedido errado e por isso atrasou tanto, culminando num problema muito mais grave. No fim de outubro, início de novembro entregaram um carro mecanicamente novo. Trocaram várias peças de desgaste e outras que poderiam dar problema em um futuro próximo, como a famosa bomba de alta do turbo, que tb custa por volta de 3mil reais a troca. Trocaram a váluva termostática (caixa de saída de água). O que soube é que o recall na verdade faz uma gambiarra, que adiciona um sensor na caixa de saída de água, pois o sensor é interno à carcaça da peça e não há como trocar somente ele. A troca da caixa de saída água fica em uns 2 mil reais. Enfim, como eu disse, me deram um carro mecanicamente novo, na minha visão, para "compensar" esse transtorno absurdo que tive. Apesar de resolverem tudo, fiquei muito decepcionado com a citroen pela demora em resolver um problema não tão simples, mas que virou um monstro pela demora deles. Resolvi vender o DS5 com quase 80mil km por medo de qualquer outro problema ocorrer e demorarem para resolver ou me cobrar uma fortuna para consertar. Gostei bastante do acabamento do carro, mas o achava bem desconfortável pela dureza da suspesão e ficava bem decepcionado com o consumo que atingia no máximo 10km/l na estrada. Desculpem pelo relato grande, mas acho de grande valia para quem tem esse problema da corrente de comando. Corram atrás dos seus direitos e não aceitem que a citroen enrolle vocês. O mais correto, seria a citroen reconhecer publicamente o problema e divulgar a todos os proprietários de carros com motor THP a repararem seus veículos gratuitamente. Mas, como isso levaria um prejuízo sem tamanho para eles, ficam escondendo o problema e querendo levar vantagem em cima de seus consumidores. Já troquei de marca e digo, dificilmente comprarei um PSA novamente na minha vida, mesmo achando muito bonitos os peugeot 3008 e 5008 e o novo citroen gran picasso, ainda mais que eles têm o mesmo motor THP...kkkkkk. Abraços a todos e espero ter ajudado.

bzzz2000
Mensagens: 120
Registrado em: Qua Mar 04, 2015 11:36 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: Barulho estranho: folga na corrente

Mensagem por bzzz2000 »

Cara.. incrível isso... Tem umas CCS que pelo amor viu.. e a Citroen ainda quer emplacar a marca DS como de prestígio e exclusividade.. com esse atendimento? Nunca!!

Ainda bem q peguei meu DS usado, fora da garantia e tenho um mecanico excelente que já conhece tudo dele!! Tive que trocar algumas coisas, que eu já sabia.. fora isso, só alegria com o meu DS3!

Chocado com o teu relato rs... boa sorte com as próximas carangas!
Imagem

avelar2012
Mensagens: 20
Registrado em: Qui Mai 17, 2018 3:16 pm
Estado: PR
Cidade: Ponta Grossa
Carro Atual: DS3

Re: Barulho estranho: folga na corrente

Mensagem por avelar2012 »

JRA escreveu:O código do esticador mudou: agora é 9816058580

Tenta trocar só ele. Na minha segunda troca alteraram apenas o esticador e ficou suave.
tem como trocar ele sem desmontar o motor?

Gustavosantanaf
Mensagens: 139
Registrado em: Sex Jul 29, 2016 3:32 am
Estado: GO
Cidade: Rio Verde
Carro Atual: Citröen ds3

Re: Barulho estranho: folga na corrente

Mensagem por Gustavosantanaf »

claro que tem irmao, ele fica do lado esquerdo do motor na sua visao, do lado direito do motor na visao do motor ... sso trocar o tensionador da corrente que fica zero... a nao ser que sua corrente esta com folga... ai tem q trocar o kit... gastei 6k200 mais ou menos para refazer o cabecote do meu ds3 trocando kit etc... o meu nao chegou arrebentar mas pulou varios dentes ... citroen nunca mais, comprei um jetta tsi e to feliz da vida...

Responder