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Troca do óleo 5w-30 para o 5w-40
Enviado: Dom Ago 07, 2016 9:58 pm
por Lucas.borges
Boa noite pessoal. Ontem troquei o óleo do meu ds3, ele está com 21.500km, em uma oficina aqui em santo andré especializada nisso. Antes de trocar conversei com o técnico da oficina e o mesmo me perguntou sobre meu uso com o carro (se piso muito e etc), após isso me recomendou colocar o óleo 5w-40 ao invés do 5w-30 pois o mesmo demora mais pra perder suas propriedades em altas temperaturas. Acabei trocando e coloquei 4L de óleo 5w-40 da elf. Agora pensando bem não sei se fiz a coisa certa em trocar do 30 pro 40

Alguem ja fez isso antes ou sabe o risco que eu corro andando com o carro com o oleo diferente do manual??? Obrigado desde já a todos

Re: Troca do óleo 5w-30 para o 5w-40
Enviado: Seg Ago 08, 2016 6:38 pm
por nelson
Acho que o técnico ao se referir ""perder as propriedades"" ele estava falando de viscosidade, não é necessário aumentar a viscosidade de 30 para 40, é apenas utilizar um óleo com maior IV - índice de viscosidade, pouca gente conhece isso , este é um assunto de engenheiro de lubrificação. No caso você pode utilizar o Quartz INEO MC3 5W-30, que possui um IV maior que o nosso recomendado Quartz INEO ECS 5W-30, traduzindo em altas temperaturas o óleo MC3 estará 20% mais viscoso que o ECS, lubrificando melhor o motor.
Do resto não se preocupe, apenas verifique se a temperatura sofre alguma alteração.
Re: Troca do óleo 5w-30 para o 5w-40
Enviado: Seg Ago 08, 2016 9:19 pm
por Lucas.borges
Muito obrigado pelas explicações Nelson. O problma é que eu ja troquei para o 5w-40. Você acha que eu posso rodar uns 5k tranquilamente com esse óleo?
Re: Troca do óleo 5w-30 para o 5w-40
Enviado: Seg Ago 08, 2016 10:02 pm
por nelson
Lucas, sem problemas o motor funcionará normalmente, mesmo porque você está usando um óleo de qualidade.
Agora como dica geral, sempre troque o óleo a cada 5.000 km, e o filtro entre 2 trocas, isto é uma sim outra não.
Re: Troca do óleo 5w-30 para o 5w-40
Enviado: Ter Ago 09, 2016 12:44 am
por Lucas.borges
Obrigado pelas explicações Nelson. Vou rodar 5k com esse óleo mas dps vou voltar pro 5w-30 por segurança rsrs Acabei de ver que vc é de São Caetano, eu sou de Santo André, somos quase vizinhos.. Hahahahahah Onde vc leva o seu carro pra fazer manutenção? Mais uma coisa, estou procurando uma oficina aqui perto para fazer a ligaçao do led diuno com o farol, vc por acaso conhece alguma aqui no ABC ou em SP que faça?

Re: Troca do óleo 5w-30 para o 5w-40
Enviado: Ter Ago 09, 2016 7:57 am
por nelson
Lucas, sim sou de SCS, Respondendo sua pergunta, como comprei o DS na TGV da Av. Nações Unidas fiz as revisões nela, mas as CCS estão muito ruins, sem investimentos e a coisa está preta, como ainda está na garantia até dezembro vou continuar por lá, tem uma TGV em SBC na Av. Pereira Barreto.
Tem um tópico no fórum indicando as particulares, mas a maioria são de SP, quanto a mudança elétrica tem também um tópico com dicas e o local que o cara fez a modificação, tenho notado que tem uma oficina no Brooklin-SP muito falada pela parte mecânica, ligue para eles e veja se eles tem alguma dica para a parte elétrica, quem sabe eles conhecem, mas antes pesquise no tópicos do fórum.
MOTOR FAST
Rua Pensilvânia, 1272 tel. 5505.6741 (diga que você é do Club DS)
Re: Troca do óleo 5w-30 para o 5w-40
Enviado: Qua Ago 10, 2016 5:11 pm
por Lucas.borges
Re: Troca do óleo 5w-30 para o 5w-40
Enviado: Qua Ago 10, 2016 5:56 pm
por nelson
Lucas, estranho o que aconteceu, o que noto no meu é que é difícil ouvir a turbina, só consigo quando estou em um local meio fechado (espirro), agora no seu caso, se o barulho for alto de peças girando é bom dar uma olhada.
Quanto ao óleo não se preocupe.
Deixo meu e mail.
nelsonn765@gmail.com
Re: Troca do óleo 5w-30 para o 5w-40
Enviado: Seg Nov 28, 2016 5:57 pm
por Walter DS4
Boa noite a todos, comprei meu DS 4 a cerca de um mês, esta com 22.000km e vi no manual que fez revisão na css com 20.000km, com 25.000km vou trocar o óleo e estou com algumas duvidas e se alguém já usou ou se tiver algum membro do forum com conhecimento técnico para me ajudar agradeço.
A Citroen especifica norma PSA B71 2290. (NO MEU ENTENDIMENTO ESTA NORMA DEVE SER ALGUM PACOTE DE ADITIVOS, NÃO CONSEGUI DESCOBRIR)
Encontrei 2 Motul que atende as normas, um 5W30 e outro 5W40, ao meu ver o 5W40 nos atende melhor devido a temperatura do Brasil ser mais quente que na Europa que utiliza 5W30.
Motul 8100 ECO-CLEAN 5W30 atende norma PSA B71 2290.
Motul 8100 X-CESS 5W40 atende norma PSA B71 2290.
Encontrei um informativo de 2012 que me deixa em duvida sobre o óleo TOTAL ser o melhor óleo para os THP, informativo direcionado aos gerentes de css dizendo que óleo TOTAL QUARTZ INEO ECS, além de ser um óleo de maior tecnologia,vocês irão aumentar a margem de lucro da concessionária.
PARTE DO TEXTO DO BOLETIM ADMINISTRATIVO PEGEOUT BAPS 014/12
IMPORTANTE:
Nos nossos atuais pacotes de revisão o INEO já esta cadastrado para os veículos 308 1.6 e 408 THP, mas para os demais veículos que precisam de óleo sintético nas revisões no caso do: 3008 e RCZ, e para todos os pacotes de troca de óleo de toda a gama de veículos que usam óleo sintético.
A partir de agora recomendamos que passem a pedir pelo óleo TOTAL QUARTZ INEO ECS, além de ser um óleo de maior tecnologia,vocês irão aumentar a margem de lucro da concessionária, por que fechamos o preço reposição desse óleo sintético mais barato do que os 2 outros sintéticos disponíveis e mantemos o preço do Pacote e das Revisões.
Apenas R$19,50 / L (Sul/Sudeste/Centro Oeste) de um óleo Sintético com tecnologia Low SAPS
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Aguardo os comentários.