Bomba de Alta Pressão - Infos & Relatos
Enviado: Seg Jul 25, 2016 7:45 pm
Boa noite pessoal!
Existem alguns tópicos de dúvidas sobre este assunto aqui no fórum mas resolvi criar esse para juntar mais algumas informações sobre a nossa querida e amada BOMBA DE ALTA (sqn).
Os carros equipados com o motor THP possuem duas bombas de combustível, uma que vai no tanque (bomba de baixa) e uma que está al lado do motor (bomba de alta).
Por se tratar de um motor de injeção direta, a bomba de alta tem esse nome pois trabalha injetando combustível no motor em altíssima pressão.
Já é um problema meio que conhecido e critico desses motores. Alguns relatos indicam que a bomba de alta costuma falhar por volta dos 80.000 km (mas você pode dar sorte de nunca acontecer ou azar de acontecer antes).
Não conseguimos traçar um paralelo também do que causa problema na bomba (tipo de combustível, tipo de utilização do carro e etc).
No meu caso, fui sorteado aos 81.000 km.
Os sintomas foram aparecendo na seguinte ordem:
1o Luz de injeção persistente no painel
Em outros tipos de defeitos/alertas você consegue reiniciar a injeção do carro desligando e ligando a bateria ou até mesmo limpando os códigos através de ferramentas de diagnóstico, mas esse não foi o caso.
Esse alerta era o erro P0087:
2o oscilação na primeira partida do dia
O carro frio começou a apresentar “pipocos” e oscilações na primeira partida de manhã. Claro que no vídeo abaixo o escapamento assusta mais do que se fosse um escapamento original
3o Modo de segurança
O carro não passa dos 3.000 RPM. Você até consegue “sentir” a turbina entrar mas quando chega nessa rotação ela despressuriza.
4o quando não entra em modo de segurança, ao dar pedal o carro falha (não sei se ficou muito nítido no vídeo.
Bom, bomba condenada.
O código da bomba para os carros NÃO FLEX é o “1920 LL”. Comprei ela na concessionária Passion de Vitória/ES que acabou fazendo uma condição bem interessante.
O site da Peugeot indica o valor da bomba sendo: R$ 3.128,01 (prepare o bolso)!
Além da bomba, a Citroen recomenda a substituição:
- 1933 37 - JUNTA TOROIDAL
- 1985 47 - TUBO COMBUSTÍVEL
Bom, é isso aí pessoal.
[]'s
Lincão!
Existem alguns tópicos de dúvidas sobre este assunto aqui no fórum mas resolvi criar esse para juntar mais algumas informações sobre a nossa querida e amada BOMBA DE ALTA (sqn).
Os carros equipados com o motor THP possuem duas bombas de combustível, uma que vai no tanque (bomba de baixa) e uma que está al lado do motor (bomba de alta).
Por se tratar de um motor de injeção direta, a bomba de alta tem esse nome pois trabalha injetando combustível no motor em altíssima pressão.
Já é um problema meio que conhecido e critico desses motores. Alguns relatos indicam que a bomba de alta costuma falhar por volta dos 80.000 km (mas você pode dar sorte de nunca acontecer ou azar de acontecer antes).
Não conseguimos traçar um paralelo também do que causa problema na bomba (tipo de combustível, tipo de utilização do carro e etc).
No meu caso, fui sorteado aos 81.000 km.
Os sintomas foram aparecendo na seguinte ordem:
1o Luz de injeção persistente no painel
Em outros tipos de defeitos/alertas você consegue reiniciar a injeção do carro desligando e ligando a bateria ou até mesmo limpando os códigos através de ferramentas de diagnóstico, mas esse não foi o caso.
Esse alerta era o erro P0087:
2o oscilação na primeira partida do dia
O carro frio começou a apresentar “pipocos” e oscilações na primeira partida de manhã. Claro que no vídeo abaixo o escapamento assusta mais do que se fosse um escapamento original
3o Modo de segurança
O carro não passa dos 3.000 RPM. Você até consegue “sentir” a turbina entrar mas quando chega nessa rotação ela despressuriza.
4o quando não entra em modo de segurança, ao dar pedal o carro falha (não sei se ficou muito nítido no vídeo.
Bom, bomba condenada.
O código da bomba para os carros NÃO FLEX é o “1920 LL”. Comprei ela na concessionária Passion de Vitória/ES que acabou fazendo uma condição bem interessante.
O site da Peugeot indica o valor da bomba sendo: R$ 3.128,01 (prepare o bolso)!
Além da bomba, a Citroen recomenda a substituição:
- 1933 37 - JUNTA TOROIDAL
- 1985 47 - TUBO COMBUSTÍVEL
Bom, é isso aí pessoal.
[]'s
Lincão!