Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
França14
Mensagens: 17
Registrado em: Qui Mai 23, 2013 2:36 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Citroen DS3

Dinamômetro - Original x Remap

Mensagem por França14 »

Depois de pesquisar bastante entre as opções (Racechip, remapeamento, Unichip, etc), decidi pelo remapeamento do meu DS3 e escolhi a preparadora Powerful aqui de SP.
Recebi boas indicações, inclusive de membros aqui do clube (cmeneto e generalbol), e fiz a preparação com o Zé Dutra da Powerful.
Minhas primeiras impressões são ótimas. A mudança no comportamento do carro é evidente. Ficou bem mais arisco e o ganho de torque é perceptível. A "puxada" na aceleração é bem maior. O carro funciona liso, sem buracos ou turbo lag. O remapeamento manteve o pico de torque já em baixas rpms, como no original, o que foi muito bom.
O atendimento do Zé Dutra é personalizado e levei o carro no representante dele que fica na Lapa, zona oeste de São Paulo, na loja Lion Sound. Também fui muito bem atendido lá pelo Fernando.
Prevendo que faria o remapeamento, levei o carro ainda original para medição no dinamômetro da Dynos Race de SBC. O atendimento lá também foi excelente e o Ademir já é conhecido de membros aqui do clube.
Vou anexar neste tópico dois gráficos das medições do carro ainda original. Um gráfico mostra a potência na roda (145.1 cv) e o outro a potência do motor (167.0 cv). O torque do motor original ficou em 27.8 kgfm.
Pretendo rodar com o carro mais um pouco, para que os sensores se adaptem completamente à reprogramação, e vou levar novamente no mesmo dino para novas medições. Quando fizer as novas medições, postarei os novos gráficos.
De todo o modo, ainda que o ganho no dino não seja expressivo, já estou muito satisfeito com a reprogramação, porque o carro realmente ficou muito mais esperto.
Abraço a todos.

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
cmeneto
Mensagens: 151
Registrado em: Qui Mai 02, 2013 9:04 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Dinamômetro - Original x Remap

Mensagem por cmeneto »

Fala França! blz? Muito legal seu relato!! Vamos aguardar os graficos pós remap pra conferir os ganhos, mas independente disso o comportamento do carro é outro!! muito mais prazeroso de se pilotar!!! e como vc ressaltou a curva de torque se mantém fiel a curva original oq privilegia as baixas e medias rotações (fato relacionado também a caracteristica da turbina). Fico feliz que esteja satisfeito com o serviço. Vou criar um topico falando sobre o remap do Zé em parceria com o Fernando da Lion Sound pois quem entrar em contato através do clube terá um desconto...

Abraços!

Neto
http://www.pitstopshop.com.br
Acessórios, peças de reposição e performance

França14
Mensagens: 17
Registrado em: Qui Mai 23, 2013 2:36 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Citroen DS3

Re: Dinamômetro - Original x Remap

Mensagem por França14 »

Passei o carro novamente no dinamômetro para medir as alterações depois da reprogramação. O ganho de potência ficou em torno de 25cv e o torque aumentou cerca de 6 kgmf.
Gostei que o aumento foi significativo em ampla faixa de rpms, e não só um pico isolado. A curva de potência ficou mais plana e o torque manteve o ápice em baixa rpms, como no original.
Em resumo, o resultado do dino comprova o ganho de comportamento dinâmico sentido ao dirigir o carro.
Seguem os gráficos com o remapeamento e uma comparação entre o original e o remapeado.

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
cmeneto
Mensagens: 151
Registrado em: Qui Mai 02, 2013 9:04 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Dinamômetro - Original x Remap

Mensagem por cmeneto »

Fala França! Excelente resultado hein!! realmente as curvas ficam tão lineares qto as originais!! e o torque fica sensacional!!
Em outro topico aki no forum postaram um grafico de um carro com o tal Racechip...se fizermos a comparação fica comprovado que o Remap do Zé entrega mais que o Racechip... os ganhos de torque e potencia foram maiores com o remap do que usando a tal caixinha...

Abs!

Neto
http://www.pitstopshop.com.br
Acessórios, peças de reposição e performance

Noisesteel
Mensagens: 573
Registrado em: Dom Fev 24, 2013 3:15 pm
Estado: SC
Cidade: Outra
Carro Atual: DS3 White Devil

Re: Dinamômetro - Original x Remap

Mensagem por Noisesteel »

Na primeira lida desse post eu: "WTF!? Quase 28 de torque no motor original??!"

Alguém explica essa?
I ride through the air
I laugh as I die
With powers of evil
Dark knowledge is mine

Avatar do usuário
cmeneto
Mensagens: 151
Registrado em: Qui Mai 02, 2013 9:04 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Dinamômetro - Original x Remap

Mensagem por cmeneto »

Noisesteel escreveu:Na primeira lida desse post eu: "WTF!? Quase 28 de torque no motor original??!"

Alguém explica essa?
A grande maioria dos motores turbo de fabrica tem mais potencia do que o anunciado pelos fabricantes... esse assunto é extensivamente discutido em fóruns gringos e com o nosso DS3 não poderia ser diferente... acredito que nosso combustível com a percentagem de Álcool também contribua para isso... nos testes feitos com os motores 2.0 TSI Volks/Audi a potencia com gasolina podium é cerca de 20cv maior que o declarado pelo fabricante...

Abs
http://www.pitstopshop.com.br
Acessórios, peças de reposição e performance

Noisesteel
Mensagens: 573
Registrado em: Dom Fev 24, 2013 3:15 pm
Estado: SC
Cidade: Outra
Carro Atual: DS3 White Devil

Re: Dinamômetro - Original x Remap

Mensagem por Noisesteel »

Não desconsidero um overrated do motor, mas nesse caso o torque está muito fora. Sem querer desanimar, mas certos Dyno já largam com uma dose de ataque.
I ride through the air
I laugh as I die
With powers of evil
Dark knowledge is mine

Avatar do usuário
cmeneto
Mensagens: 151
Registrado em: Qui Mai 02, 2013 9:04 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Dinamômetro - Original x Remap

Mensagem por cmeneto »

Noisesteel escreveu:Não desconsidero um overrated do motor, mas nesse caso o torque está muito fora. Sem querer desanimar, mas certos Dyno já largam com uma dose de ataque.
Independente do dyno estar ou não calibrado, o que devemos olhar aki é o ganho de potencia e torque...como a medição foi feita no mesmo dyno, acho muito valido analisar o ganho com a modificação...

Abs
http://www.pitstopshop.com.br
Acessórios, peças de reposição e performance

França14
Mensagens: 17
Registrado em: Qui Mai 23, 2013 2:36 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Citroen DS3

Re: Dinamômetro - Original x Remap

Mensagem por França14 »

Convém lembrar também que com o overboost de fábrica em ação (basta que o acelerador esteja pressionado com 95% de força, a partir da terceira marcha), o torque original passa de 24,5 kgfm para 26,5 kgfm (por vinte ou trinta segundos), o que torna mais próximo o resultado de 27,8 kgfm obtido no dino para o carro original.

De todo o modo, como o Neto ressaltou, o mais importante é analisar o ganho de potência e torque com a reprogramação, já que os testes foram feitos no mesmo dino.

Responder