Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
gmouta
Mensagens: 116
Registrado em: Seg Nov 18, 2013 8:20 pm
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: DS3

NOVO PROJETO - DS3 240CV

Mensagem por gmouta »

Boa noite pessoal,

Sou dono de um DS3 cinza chumbo a 2 anos e meio, estou abrindo esse tópico para relatar o início de um novo projeto para aumentar a potência do carrinho.
Imagem

Apesar de ter montado no passado o estágio 1 (Racechip Ultimate, DV+ e Filtro K&N inbox), já faz um tempo que desmontei e hoje o carro se encontra original com 38.000 km. Na época passei o carro em um dos dinamômetros mais respeitados aqui de Curitiba e o gráfico apontou 190cvs com 30kgf de torque contra os 166cvs originais medidos no mesmo dinamômetro. De fato, a diferença é sentida na hora!
Imagem

Mais recentemente eu estava ponderando entre trocar o DS por um Fusca 2.0 TSI ou ficar com ele e ir em frente com algumas malvadezas para deixa-lo mais forte! Assim aquele sentimento de esportividade que o carro já não vinha me passando a algum tempo seria renovado. O objetivo é atingir 240cvs no motor. Com a decisão tomada fui atrás das peças...

Lista de peças:
• Turbina TK3 – Essa turbina usa a mesma carcaça da original no entanto os rotores tanto da parte quente como da fria são maiores que os originais. O rotor BILLET também é mais leve e resistente.
Imagem
Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 4ds5c4-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Preço: R$2780

• Intercooler – Após ler diversos tópicos desse e de outros fóruns ficou claro que o intercooler original precisava ser substituído por um mais eficiente que garantisse maior resfriamento dos gases após a compressão e elevação de temperatura. O da FORGE além de ser muito caro ia demorar para chegar então acabei encontrando um alternativo com dimensões similares(ligeiramente menor), com entrada e saída do mesmo lado e recomendado para potência de 220 a 400cvs na SPA turbo por R$500,00.
Link: https://www.spaturbo.com.br/loja/compon ... /Itemid,1/" onclick="window.open(this.href);return false;
Preço: R$542,00

• Admissão – Visando minimizar a restrição(devido à perda de carga) dos gases admitidos para queima era necessário substituir os dutos, caixa e filtro in box por um intake e filtro cônico K&N
Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -preto-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Preço: R$583,00

Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... flange-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Preço: R$237,00

• Escape – O downpipe também foi comprado pelo mercado livre, feito de INOX 304 com diâmetro de 2.5 polegadas garante que os gases resultantes da combustão saiam com mais facilidade. A parte traseira do escapamento também será feita em INOX com dois abafadores.
Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ge-thp-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Preço downpipe: R$721,77
Preço abafadores : R$500,00
Preço escape cat-back: R$1200,00

• Dump Valve – A válvula original de controle de alivio de pressão é famosa pelo seu miolo frágil, sensível ao trabalho com pressões elevadas. A DV+ já é muito bem conhecida por esse fórum e acabei optando por ela no lugar da vávula forge pois assim é mantida a atuação eletrônica original.
Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 408-c4-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Preço: R$900,00

• Velas de ignição – Esse é o primeiro assunto que ainda estou em dúvida, muitos dizem que ao aumentar bastante a potência é preciso substituir as velas originais pelas do DS3R/JCW NGK ILZKR8C-8G por esse modelo ser um grau mais frio, outros dizem que não... Atualização 10/07/16: Manterei as originais baseado no feedback do Lincão. "Troquei também as velas pelas do DS3R, que são um grau mais frias. Sinceramente? Eu não senti nenhuma mudança no “bundômetro” mas percebi que o carro está trabalhando com uma temperatura um pouco menor."
Preço: NA

• Acerto – Pixel, espere ele ir para a sua cidade ou envie a ECU pra ele, vale a pena! O resultado aparece.

• Embreagem – Vou usar a original até ela pedir arrego, quando começar a patinar penso em trocar somente o platô por um com mais pressão.

A montagem está agendada para começar nessa sexta-feira(08 de Julho de 2016) portanto até meados desse mês espero ter novidades para vocês! Após o término da montagem vou acertar o carro no dinamômetro e posto os resultados nesse tópico.
Estou relatando o projeto para que todos os erros e acertos fiquem documentados, para que vocês possam me ajudar dando a suas opiniões e acredito também que assim podemos aprender uns com os outros de modo que em futuros projetos não cometamos os mesmos erros. Comentários são muito bem vindos!
Espero gastar em torno de R$10.000,00 para atingir o meu objetivo que são 240cvs no motor.

Abraço!
gmouta
Editado pela última vez por gmouta em Ter Set 27, 2016 8:19 pm, em um total de 7 vezes.

RMS_CWB
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Dez 17, 2015 3:05 am
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: DS3

Re: NOVO PROJETO - DS3 240CV

Mensagem por RMS_CWB »

Que legal! Sucesso no projeto!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

bzzz2000
Mensagens: 120
Registrado em: Qua Mar 04, 2015 11:36 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: NOVO PROJETO - DS3 240CV

Mensagem por bzzz2000 »

Excelente cara!!

Esse tipo de post especialmente com valores ajuda muita gente!! O Pocket Rocket vai ficar mais nervoso ainda!!

Pergunta: os freios originais dao conta dessa cavalaria toda?
Imagem

gmouta
Mensagens: 116
Registrado em: Seg Nov 18, 2013 8:20 pm
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: DS3

Re: NOVO PROJETO - DS3 240CV

Mensagem por gmouta »

RMS_CWB escreveu:Que legal! Sucesso no projeto!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Valeu!! Vou trazer mais informações para vocês a medida que o projeto for evoluindo.

gmouta
Mensagens: 116
Registrado em: Seg Nov 18, 2013 8:20 pm
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: DS3

Re: NOVO PROJETO - DS3 240CV

Mensagem por gmouta »

bzzz2000 escreveu:Excelente cara!!

Esse tipo de post especialmente com valores ajuda muita gente!! O Pocket Rocket vai ficar mais nervoso ainda!!

Pergunta: os freios originais dao conta dessa cavalaria toda?
Legal, fico feliz em ajuda pessoas com o mesmo hobby que o meu!

Particularmente eu já acho o freio original do DS bem eficiente. Só o tempo irá dizer...

Considerando que o nosso sistema de freio é capaz de chegar no limite(acionar o ABS), mais importante do que qualquer up de freio é termos certeza de que estamos usando os melhores pneus que podemos. Quem dita na verdade a performance de frenagem não são discos de diâmetro maiores é simplesmente o atrito entre o pneu e o solo.

Em relação a superaquecimento, com certeza pode se tornar um problema nos trackdays!
Na rua acho pouco provável.

Att.
gmouta

Avatar do usuário
Tavinhomv
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Jun 29, 2015 11:43 pm
Estado: SP
Cidade: Sorocaba
Carro Atual: DS3

Re: NOVO PROJETO - DS3 240CV

Mensagem por Tavinhomv »

Parabéns pelo projeto!

Quanto aos freios acredito que pelo menos por enquanto você não precise alterar nada. Concordo com você que o mais importante é garantir que o carro esta calçado com bons pneus do que fazer alguma alteração de disco ou pastilha.

Quanto aos trackdays tenho quase certeza de que o freio irá baixar, mas essa é uma situação em que ocorrera somente na pista devido a alta solicitação.

Boa sorte nesse projeto e sempre que possível nos atualize aqui como esta ficando o foguetinho.

gmouta
Mensagens: 116
Registrado em: Seg Nov 18, 2013 8:20 pm
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: DS3

Re: NOVO PROJETO - DS3 240CV

Mensagem por gmouta »

Tavinhomv escreveu:Parabéns pelo projeto!

Quanto aos freios acredito que pelo menos por enquanto você não precise alterar nada. Concordo com você que o mais importante é garantir que o carro esta calçado com bons pneus do que fazer alguma alteração de disco ou pastilha.

Quanto aos trackdays tenho quase certeza de que o freio irá baixar, mas essa é uma situação em que ocorrera somente na pista devido a alta solicitação.

Boa sorte nesse projeto e sempre que possível nos atualize aqui como esta ficando o foguetinho.
Obrigado!
O carro está na mecânica desde terça, hoje vou lá dar uma olhada.

Atualizo vocês com as informações.

Abraço,
gmouta

jefersonrio
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Jul 04, 2013 10:11 am
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Carro Atual: C4

Re: NOVO PROJETO - DS3 240CV

Mensagem por jefersonrio »

Novidades?

gmouta
Mensagens: 116
Registrado em: Seg Nov 18, 2013 8:20 pm
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: DS3

Re: NOVO PROJETO - DS3 240CV

Mensagem por gmouta »

jefersonrio escreveu:Novidades?
Boa tarde,

Desculpem a demora, a verdade é que tivemos alguns contra-tempos e o meu carro só ficará pronto no final da semana que vem.

A substituição da turbina original pela nova é simples porém é preciso remover o coletor de exaustão para só depois trocar a turbina e montar o conjunto coletor + turbina nova no cofre do motor. É importante substituir a junta do coletor(R$90,00). Durante essa etapa infelizmente o terminal do tubo de lubrificação da turbina quebrou e estamos aguardando a chegada de uma nova peça(R$600,00) para substituição.

Enquanto isso a pressurização e o escape novos estão em desenvolvimento.

Segue foto do intercooler já posicionado no para-choque:
Imagem

Ele fica desalinhado para que o layout da tubulação de entrada e saida seja o mais curto possível e tenha ângulos de dobra menos agressivos. Toda a área colmeia está praticamente em contato com o ar.

Trago novidades até o final de semana que vem.

Abraços
gmouta

Responder