[DIY] Trocando o Filtro de Combustível
Enviado: Dom Abr 24, 2016 12:37 pm
Boa tarde pessoal,
Nesse final de semana eu fiz a troca do filtro de combustível do meu carro.
De acordo com o site da Citroën, se você fizer as revisões na concessionária o filtro de combustível deve ser trocado em todas as revisões a partir da revisão dos 20.000 km, ou seja, a sua troca deve ser feita de 10.000km em 10.000km.
Se o seu carro não está mais na garantia, é provável que você não esteja fazendo mais as revisões na concessionária então é importante lembrar da troca do filtro de combustível.
De acordo com a documentação, o código original do filtro de combustível para o DS3 (e provavelmente também para os outros carros equipados com o motor THP) é o “1567 C6”.
Em uma concessionária Peugeot, o preço sugerido para o filtro de combustível é R$23,31 (consulta realizada em 24/04/2016).
Como alternativa você pode utilizar um filtro de outras marcas, por exemplo Fram ou Mann.
No meu caso, comprei um da Mann de código WK58/3: Repare que na caixa do filtro da Mann o código de aplicação para Citroën é diferente, mas o próprio site da Mann indica esse filtro para o DS3: A troca é relativamente fácil e pode ser feita em casa - lembre-se de desplugar a bateria porque não queremos que a bomba de combustível seja acionada sem que o filtro esteja lá, o que ocasionaria uma cachoeira de gasolina em cima de você.
Levantar o carro (não precisa tirar as rodas, meu carro está sem elas na foto porque eu iria fazer uma outra coisa que exigia a retirada delas). O filtro está localizado na parte traseira do lado do passageiro, próximo ao tanque de combustível: Um suporte de encaixe prende ele no lugar e existem duas mangueiras, uma de entrada (a de baixo) e uma de saída (a de cima).
Para soltar essas mangueiras, você deve colocar uma chave de venda logo abaixo da presilha de ferro, levantar a presilha, pressionar as duas hastes de plástico e depois puxar a mangueira. Detalhe da presilha e da mangueira soltas: Tirar a mangueira de entrada é bem fácil, já a de saída (a de cima) requer um pouco mais e paciência.
Sim, vai vazar um pouco de gasolina quando você tirar as mangueiras então tenha próximo algum tipo de bacia para não deixar a gasolina cair no chão.
Uma foto do filtro antigo (trocado na revisão) e do novo. Repare que o antigo já era um filtro nacional (Fran). A ordem de montagem é a inversa da retirada. Antes de ligar o carro, vire a chave umas duas vezes sem ligar o carro para que a bomba possa preencher o filtro novo com combustível.
[]’s
Lincão!
Nesse final de semana eu fiz a troca do filtro de combustível do meu carro.
De acordo com o site da Citroën, se você fizer as revisões na concessionária o filtro de combustível deve ser trocado em todas as revisões a partir da revisão dos 20.000 km, ou seja, a sua troca deve ser feita de 10.000km em 10.000km.
Se o seu carro não está mais na garantia, é provável que você não esteja fazendo mais as revisões na concessionária então é importante lembrar da troca do filtro de combustível.
De acordo com a documentação, o código original do filtro de combustível para o DS3 (e provavelmente também para os outros carros equipados com o motor THP) é o “1567 C6”.
Em uma concessionária Peugeot, o preço sugerido para o filtro de combustível é R$23,31 (consulta realizada em 24/04/2016).
Como alternativa você pode utilizar um filtro de outras marcas, por exemplo Fram ou Mann.
No meu caso, comprei um da Mann de código WK58/3: Repare que na caixa do filtro da Mann o código de aplicação para Citroën é diferente, mas o próprio site da Mann indica esse filtro para o DS3: A troca é relativamente fácil e pode ser feita em casa - lembre-se de desplugar a bateria porque não queremos que a bomba de combustível seja acionada sem que o filtro esteja lá, o que ocasionaria uma cachoeira de gasolina em cima de você.
Levantar o carro (não precisa tirar as rodas, meu carro está sem elas na foto porque eu iria fazer uma outra coisa que exigia a retirada delas). O filtro está localizado na parte traseira do lado do passageiro, próximo ao tanque de combustível: Um suporte de encaixe prende ele no lugar e existem duas mangueiras, uma de entrada (a de baixo) e uma de saída (a de cima).
Para soltar essas mangueiras, você deve colocar uma chave de venda logo abaixo da presilha de ferro, levantar a presilha, pressionar as duas hastes de plástico e depois puxar a mangueira. Detalhe da presilha e da mangueira soltas: Tirar a mangueira de entrada é bem fácil, já a de saída (a de cima) requer um pouco mais e paciência.
Sim, vai vazar um pouco de gasolina quando você tirar as mangueiras então tenha próximo algum tipo de bacia para não deixar a gasolina cair no chão.
Uma foto do filtro antigo (trocado na revisão) e do novo. Repare que o antigo já era um filtro nacional (Fran). A ordem de montagem é a inversa da retirada. Antes de ligar o carro, vire a chave umas duas vezes sem ligar o carro para que a bomba possa preencher o filtro novo com combustível.
[]’s
Lincão!