Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
david123
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Fev 16, 2016 6:24 pm
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: DS3

Controle de Estabilidade (ESP)

Mensagem por david123 »

Fala Galera,
Não achei nada sobre isso no fórum, mas queria saber se o ideal é sempre deixar o ESP ligado, ou apenas em situações específicas..

l53zf2rn1nd4
Mensagens: 52
Registrado em: Qua Mar 09, 2016 4:04 pm
Estado: SC
Cidade: Brusque
Carro Atual: Corsa Hatch

Re: Controle de Estabilidade (ESP)

Mensagem por l53zf2rn1nd4 »

O ideal é deixar sempre ligado...

https://salaodocarro.com.br/como-funcio ... e-esp.html" onclick="window.open(this.href);return false;

BillieJoe
Mensagens: 104
Registrado em: Dom Mai 04, 2014 10:41 am
Estado: SP
Cidade: Ribeirão Preto
Carro Atual: Citroen DS3

Re: Controle de Estabilidade (ESP)

Mensagem por BillieJoe »

Aproveitando um tópico já aberto sobre ESP, gostaria de entender uma coisa que eu ainda não digeri muito bem...

Estou com um problema de estabilidade, que segundo a Independance é causado pela diferença dos pneus (205 na frente, 215 atrás). De fato, entrando numa curva um pouco mais acelerado o ESP é ativado e pisca no painel. Porém na maior parte do tempo (em alta numa reta e até mesmo em curvas um pouco menos acelerado) ele se mantém apagado.

Porém o consultor disse o ESP corrige eventuais diferenças no veículo mesmo quando não acende o aviso de ESP no painel. Isso procede? Não engoli essa desculpa ainda...


[]s

Avatar do usuário
Tavinhomv
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Jun 29, 2015 11:43 pm
Estado: SP
Cidade: Sorocaba
Carro Atual: DS3

Re: Controle de Estabilidade (ESP)

Mensagem por Tavinhomv »

Pelo que conheço de ESP é isso mesmo, por favor me corrijam caso eu esteja enganado.

O ESP está sempre atuante, por mais que ele não lhe mostre, ele esta agindo para corrigir possíveis perdas de estabilidade do carro.
Por algumas vezes eu sinto o ESP atuando no carro, porém ele não pisca a luz no painel. Acredito que isso seja por causa de alguma programação feita pela montadora para que essa luz não fique piscando com tanta frequência ocasionando desconforto para o motorista.
No seu caso com medidas diferentes nos pneus dianteiro e traseiro, os sensores provavelmente estão enxergando essa diferença e estão agindo para corrigi-la.
Em uma reta e sem mudanças significativas de direção, a dinâmica do veiculo não é tão alterada, ao menos não ao ponto de o ESP entender como uma necessária atuação. Mesmo que ele atue em uma curva mais lenta, ele o fara de forma suave, diferente da rápida e intensa atuação que ele tem em uma curva mais forte, onde ele entende que o veiculo está na eminencia de ficar sem controle.

BillieJoe
Mensagens: 104
Registrado em: Dom Mai 04, 2014 10:41 am
Estado: SP
Cidade: Ribeirão Preto
Carro Atual: Citroen DS3

Re: Controle de Estabilidade (ESP)

Mensagem por BillieJoe »

Acho que é por ai mesmo... Como disse, em retas acima de 150 ou quando vou tentar mudar de faixa (mesmo q de forma suave), sinto que existe alguma coisa diferente no eixo traseiro. É sutil mas é perceptível. Infelizmente pelo q vi a solução vai ser voltar para a medida original mesmo...

Avatar do usuário
Tavinhomv
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Jun 29, 2015 11:43 pm
Estado: SP
Cidade: Sorocaba
Carro Atual: DS3

Re: Controle de Estabilidade (ESP)

Mensagem por Tavinhomv »

Acredito que a melhor solução seja a troca de pneus mesmo.
Você pode tanto voltar os pneus traseiros para o 205 quanto aumentar os dianteiros para o 215, ai via da sua preferencia. Mas sempre tendo as mesma medidas no eixo traseiro e dianteiro.
Pelo que li aqui no fórum alguns dos integrantes estão usando ou usaram pneus 215 no DS3, mas não sei ao certo te informar qual foi a diferença, eu sempre usei o 205.

BillieJoe
Mensagens: 104
Registrado em: Dom Mai 04, 2014 10:41 am
Estado: SP
Cidade: Ribeirão Preto
Carro Atual: Citroen DS3

Re: Controle de Estabilidade (ESP)

Mensagem por BillieJoe »

Tavinhomv escreveu:Acredito que a melhor solução seja a troca de pneus mesmo.
Você pode tanto voltar os pneus traseiros para o 205 quanto aumentar os dianteiros para o 215, ai via da sua preferencia. Mas sempre tendo as mesma medidas no eixo traseiro e dianteiro.
Pelo que li aqui no fórum alguns dos integrantes estão usando ou usaram pneus 215 no DS3, mas não sei ao certo te informar qual foi a diferença, eu sempre usei o 205.
Pelo sim pelo não, vou voltar aos 205....rs

Tiagobel
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Out 26, 2014 8:04 am
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: Buell XB9SX

Re: Controle de Estabilidade (ESP)

Mensagem por Tiagobel »

Qual seria a finalidade de usar pneus mais largos na traseira de um carro tração dianteira?

BillieJoe
Mensagens: 104
Registrado em: Dom Mai 04, 2014 10:41 am
Estado: SP
Cidade: Ribeirão Preto
Carro Atual: Citroen DS3

Re: Controle de Estabilidade (ESP)

Mensagem por BillieJoe »

Tiagobel escreveu:Qual seria a finalidade de usar pneus mais largos na traseira de um carro tração dianteira?
Não foi com nenhuma finalidade de desempenho ou conforto, foi situação: troquei por ser uma medida mais fácil de encontrar e por um preço um pouco melhor. Troquei esses 2 pensando em trocar os outros 2 no futuro tb, mas ficou muito ruim - vou voltar atrás.

Responder