-
- Mensagens: 29
- Registrado em: Ter Fev 16, 2016 6:24 pm
- Estado: PR
- Cidade: Curitiba
- Carro Atual: DS3
Controle de Estabilidade (ESP)
Fala Galera,
Não achei nada sobre isso no fórum, mas queria saber se o ideal é sempre deixar o ESP ligado, ou apenas em situações específicas..
Não achei nada sobre isso no fórum, mas queria saber se o ideal é sempre deixar o ESP ligado, ou apenas em situações específicas..
-
- Mensagens: 52
- Registrado em: Qua Mar 09, 2016 4:04 pm
- Estado: SC
- Cidade: Brusque
- Carro Atual: Corsa Hatch
Re: Controle de Estabilidade (ESP)
O ideal é deixar sempre ligado...
https://salaodocarro.com.br/como-funcio ... e-esp.html" onclick="window.open(this.href);return false;
https://salaodocarro.com.br/como-funcio ... e-esp.html" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- Mensagens: 104
- Registrado em: Dom Mai 04, 2014 10:41 am
- Estado: SP
- Cidade: Ribeirão Preto
- Carro Atual: Citroen DS3
Re: Controle de Estabilidade (ESP)
Aproveitando um tópico já aberto sobre ESP, gostaria de entender uma coisa que eu ainda não digeri muito bem...
Estou com um problema de estabilidade, que segundo a Independance é causado pela diferença dos pneus (205 na frente, 215 atrás). De fato, entrando numa curva um pouco mais acelerado o ESP é ativado e pisca no painel. Porém na maior parte do tempo (em alta numa reta e até mesmo em curvas um pouco menos acelerado) ele se mantém apagado.
Porém o consultor disse o ESP corrige eventuais diferenças no veículo mesmo quando não acende o aviso de ESP no painel. Isso procede? Não engoli essa desculpa ainda...
[]s
Estou com um problema de estabilidade, que segundo a Independance é causado pela diferença dos pneus (205 na frente, 215 atrás). De fato, entrando numa curva um pouco mais acelerado o ESP é ativado e pisca no painel. Porém na maior parte do tempo (em alta numa reta e até mesmo em curvas um pouco menos acelerado) ele se mantém apagado.
Porém o consultor disse o ESP corrige eventuais diferenças no veículo mesmo quando não acende o aviso de ESP no painel. Isso procede? Não engoli essa desculpa ainda...
[]s
- Tavinhomv
- Mensagens: 19
- Registrado em: Seg Jun 29, 2015 11:43 pm
- Estado: SP
- Cidade: Sorocaba
- Carro Atual: DS3
Re: Controle de Estabilidade (ESP)
Pelo que conheço de ESP é isso mesmo, por favor me corrijam caso eu esteja enganado.
O ESP está sempre atuante, por mais que ele não lhe mostre, ele esta agindo para corrigir possíveis perdas de estabilidade do carro.
Por algumas vezes eu sinto o ESP atuando no carro, porém ele não pisca a luz no painel. Acredito que isso seja por causa de alguma programação feita pela montadora para que essa luz não fique piscando com tanta frequência ocasionando desconforto para o motorista.
No seu caso com medidas diferentes nos pneus dianteiro e traseiro, os sensores provavelmente estão enxergando essa diferença e estão agindo para corrigi-la.
Em uma reta e sem mudanças significativas de direção, a dinâmica do veiculo não é tão alterada, ao menos não ao ponto de o ESP entender como uma necessária atuação. Mesmo que ele atue em uma curva mais lenta, ele o fara de forma suave, diferente da rápida e intensa atuação que ele tem em uma curva mais forte, onde ele entende que o veiculo está na eminencia de ficar sem controle.
O ESP está sempre atuante, por mais que ele não lhe mostre, ele esta agindo para corrigir possíveis perdas de estabilidade do carro.
Por algumas vezes eu sinto o ESP atuando no carro, porém ele não pisca a luz no painel. Acredito que isso seja por causa de alguma programação feita pela montadora para que essa luz não fique piscando com tanta frequência ocasionando desconforto para o motorista.
No seu caso com medidas diferentes nos pneus dianteiro e traseiro, os sensores provavelmente estão enxergando essa diferença e estão agindo para corrigi-la.
Em uma reta e sem mudanças significativas de direção, a dinâmica do veiculo não é tão alterada, ao menos não ao ponto de o ESP entender como uma necessária atuação. Mesmo que ele atue em uma curva mais lenta, ele o fara de forma suave, diferente da rápida e intensa atuação que ele tem em uma curva mais forte, onde ele entende que o veiculo está na eminencia de ficar sem controle.
-
- Mensagens: 104
- Registrado em: Dom Mai 04, 2014 10:41 am
- Estado: SP
- Cidade: Ribeirão Preto
- Carro Atual: Citroen DS3
Re: Controle de Estabilidade (ESP)
Acho que é por ai mesmo... Como disse, em retas acima de 150 ou quando vou tentar mudar de faixa (mesmo q de forma suave), sinto que existe alguma coisa diferente no eixo traseiro. É sutil mas é perceptível. Infelizmente pelo q vi a solução vai ser voltar para a medida original mesmo...
- Tavinhomv
- Mensagens: 19
- Registrado em: Seg Jun 29, 2015 11:43 pm
- Estado: SP
- Cidade: Sorocaba
- Carro Atual: DS3
Re: Controle de Estabilidade (ESP)
Acredito que a melhor solução seja a troca de pneus mesmo.
Você pode tanto voltar os pneus traseiros para o 205 quanto aumentar os dianteiros para o 215, ai via da sua preferencia. Mas sempre tendo as mesma medidas no eixo traseiro e dianteiro.
Pelo que li aqui no fórum alguns dos integrantes estão usando ou usaram pneus 215 no DS3, mas não sei ao certo te informar qual foi a diferença, eu sempre usei o 205.
Você pode tanto voltar os pneus traseiros para o 205 quanto aumentar os dianteiros para o 215, ai via da sua preferencia. Mas sempre tendo as mesma medidas no eixo traseiro e dianteiro.
Pelo que li aqui no fórum alguns dos integrantes estão usando ou usaram pneus 215 no DS3, mas não sei ao certo te informar qual foi a diferença, eu sempre usei o 205.
-
- Mensagens: 104
- Registrado em: Dom Mai 04, 2014 10:41 am
- Estado: SP
- Cidade: Ribeirão Preto
- Carro Atual: Citroen DS3
Re: Controle de Estabilidade (ESP)
Pelo sim pelo não, vou voltar aos 205....rsTavinhomv escreveu:Acredito que a melhor solução seja a troca de pneus mesmo.
Você pode tanto voltar os pneus traseiros para o 205 quanto aumentar os dianteiros para o 215, ai via da sua preferencia. Mas sempre tendo as mesma medidas no eixo traseiro e dianteiro.
Pelo que li aqui no fórum alguns dos integrantes estão usando ou usaram pneus 215 no DS3, mas não sei ao certo te informar qual foi a diferença, eu sempre usei o 205.
-
- Mensagens: 14
- Registrado em: Dom Out 26, 2014 8:04 am
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Carro Atual: Buell XB9SX
Re: Controle de Estabilidade (ESP)
Qual seria a finalidade de usar pneus mais largos na traseira de um carro tração dianteira?
-
- Mensagens: 104
- Registrado em: Dom Mai 04, 2014 10:41 am
- Estado: SP
- Cidade: Ribeirão Preto
- Carro Atual: Citroen DS3
Re: Controle de Estabilidade (ESP)
Não foi com nenhuma finalidade de desempenho ou conforto, foi situação: troquei por ser uma medida mais fácil de encontrar e por um preço um pouco melhor. Troquei esses 2 pensando em trocar os outros 2 no futuro tb, mas ficou muito ruim - vou voltar atrás.Tiagobel escreveu:Qual seria a finalidade de usar pneus mais largos na traseira de um carro tração dianteira?