Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
leomonde
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Fev 18, 2016 11:00 am
Estado: SP
Cidade: Ribeirão Preto
Carro Atual: Peugeot 408 THP

Chipwerke

Mensagem por leomonde »

Boa tarde, sou um novo usuario deste forum.
Não possuo um DS (ainda), mas possuo um Peugeot com motor THP.
Instalei recentemente o Chipwerke e pelo que pude ver muitos donos de DS utilizam este chip.

Gostaria de compartilhar um pouco a minha experiência e discutir com demais usuários deste forum.
Sei que este não é o melhor lugar do forum para tratar deste assunto, mas não consigo acessar a area Nossos DS pois não tenho 10 posts publicados.
O problema é que os posts que eu tenho para tratar seriam justamente na area onde não posso escrever!

Pelo que entendi este chip altera a leitura de 2 sensores: o MAF e o sensor de Oxigênio.
Fornecendo uma leitura menor que a real sobre fluxo de ar, a BSI vai fechar a Waste Gate aumentando de consequência a pressão da turbina (me corrijam se estou errado).
Mas entrando mais ar deve entrar mais gasolina, aí entra a leitura do sensor de oxigênio que fala para a BSI que a mistura está pobre e ela de consequência enriquece mandando mais gasolina.
Isso se entendi direito é a magica do aumento de potência.

Mas eu fiquei na duvida sobre o tempo de ignição e acensão.
Estes parâmetros não deveriam ser ajustados também?

Percebi que aumentou o consumo do motor, mesmo quando você não precisa dele.
Será causado do fato do motor trabalhar sempre com uma pressão acima do ideal mesmo quando você não precisa desta potência?

cauemarques
Mensagens: 775
Registrado em: Seg Jan 27, 2014 12:35 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Chipwerke

Mensagem por cauemarques »

Cara normalmente se ve até uma redução do consumo.. Você não está pisando um pouco mais?

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

leomonde
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Fev 18, 2016 11:00 am
Estado: SP
Cidade: Ribeirão Preto
Carro Atual: Peugeot 408 THP

Re: Chipwerke

Mensagem por leomonde »

Estou comparando o consumo rodoviário no piloto automático.
Baixei o seletor do 7 para o 6 e vi uma melhoria no consumo.

Alguém sabe qual o valor padrão do seletor que a Chipwerke recomenda para o THP?
Comprei este chip de outra pessoa e estava no 7, não sei qual o valor que veio do fabricante.

Avatar do usuário
cesar_m
Mensagens: 215
Registrado em: Seg Nov 26, 2012 2:09 am
Estado: PR
Cidade: Londrina
Carro Atual: DS3 Vermelho

Re: Chipwerke

Mensagem por cesar_m »

Vem no 6... 7 é o mais forte e 8 o mais fraco
Imagem

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Phzani
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Jan 14, 2016 11:52 pm
Estado: SP
Cidade: Santo André
Carro Atual: DS3 Amarelo

Re: Chipwerke

Mensagem por Phzani »

Aumenta quantos cv esse chip? Sentiu uma diferença boa ?

leomonde
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Fev 18, 2016 11:00 am
Estado: SP
Cidade: Ribeirão Preto
Carro Atual: Peugeot 408 THP

Re: Chipwerke

Mensagem por leomonde »

A diferença de aumento de potência é nítida, a turbina fica mais "esperta" e o carro mais nervoso em baixas rotações. Também é visível que o carro alcança as altas velocidades mais rapidamente.

Mas não sei quantos HP e quantos KGm de torque ganhei.
O fabricante declara até 25% de aumento em potência e até 20% de aumento no torque.
Eu não acho que seja tudo isso, me falaram que no THP aumenta 20 HP e 4 Kg de torque (respectivamente 12% e 16% de aumento) o que parece coerente.
Seria interessante se neste forum alguém tivesse testado o carro no dina antes e depois para comparar.

Outra coisa que queria descobrir se neste forum alguém conseguiu medir, é a pressão real da turbina após a instalação do Chipwerke. Ouvi dizer que chega em 1.2 bar mas pelo TorquePro continuo lendo 0.8 que é a informação maquiada que o chip passa para a central.

Avatar do usuário
cesar_m
Mensagens: 215
Registrado em: Seg Nov 26, 2012 2:09 am
Estado: PR
Cidade: Londrina
Carro Atual: DS3 Vermelho

Re: Chipwerke

Mensagem por cesar_m »

Já passei no dinamômetro quando usava, original e com chip.. ganha em torno de 25-30 cv no motor, torque não me recordo, tenho que ver meu gráfico
Pressão original é 0.8 em primeira e segunda, e 1.0 em overbooster. .. chipwerke no manômetro vinha 1.4 em overbooster
Obd realmente não vai pegar
Ps: medições no trim 7
PS2: só o ds3 entre os thp tem overbooster
Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

leomonde
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Fev 18, 2016 11:00 am
Estado: SP
Cidade: Ribeirão Preto
Carro Atual: Peugeot 408 THP

Re: Chipwerke

Mensagem por leomonde »

cesar_m escreveu:Já passei no dinamômetro quando usava, original e com chip.. ganha em torno de 25-30 cv no motor, torque não me recordo, tenho que ver meu gráfico
Pressão original é 0.8 em primeira e segunda, e 1.0 em overbooster. .. chipwerke no manômetro vinha 1.4 em overbooster
Obd realmente não vai pegar
Ps: medições no trim 7
PS2: só o ds3 entre os thp tem overbooster
Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Muito obrigado Cesar, assim que puder poste aqui o seu gráfico.

Considerando que o Chipwerke deve alterar linearmente a leitura do sensor de pressão, se o seu overboost passou de 1.0 para 1.4 faz sentido o meu que não tem overboost ter passado de 0.8 para 1.2.
E pelo que li o RCZ da Peugeot também tem overboost igual ao DS3.

Eu não quero estressar muito a turbina, receio que possa diminuir a vida util da mesma.
É por isso que regulei ele no 6 que é a configuração original. Passando de 7 para 6 deveria ter reduzido em 1,5% o aumento de potência do chip.

Alguém sabe se a turbina do DS3 é exatamente idêntica à aquela dos THP da Peugeot?

leomonde
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Fev 18, 2016 11:00 am
Estado: SP
Cidade: Ribeirão Preto
Carro Atual: Peugeot 408 THP

Re: Chipwerke

Mensagem por leomonde »

Só complementando a informação sobre os dois sensores onde o Chipwerke altera os parametros, deixei eles abertos e fiz a leitura de erro com o OBD2.

Os sensores são:
P0238 Powertrain Turbo/Super Charger Boost Sensor "A" Circuit High
P0108 Powertrain Manifold Absolute Pressure/Barometric Pressure Circuit High Input

Responder