Citroen: Burrocracia sem limites
Enviado: Sex Out 23, 2015 4:52 pm
Olá, pessoal. Cá estou eu novamente, mas desta vez, para relatar uma situação absolutamente desanimadora em relação à Citroen.
Todos já sabem do problema do THP com o sensor de temperatura, e eu já sabia dele antes de comprar meu Ds3. Pois bem. Sabendo disso, assim que adquiri meu Ds3 12/13 seminovo em junho deste ano, com 21 mil km rodados e garantia de fábrica até setembro de 2016, liguei para a Citroen por meio da Central de Atendimento (0800 011 8088), e pedi para eles verificarem se meu veículo fazia parte do recall, e se seria necessário efetuar a troca do sensor. Eles então me informaram que ele fazia parte sim, contudo, no sistema deles constava que meu veículo já tinha sido alvo dessa campanha, ou seja, já teria sido adicionado nele o sensor de temperatura, na ocasião da revisão dos 20 mil km, feita pelo proprietário anterior, em Maio deste ano, na Concessionária Toulouse, em Salvador-BA, um mês antes de eu adquiri-lo. Para confirmar, eu mesmo liguei para a Concessionária TOULOUSE em Salvador através do número (71) 3360-8000, mantive contato com o consultor técnico, passei os dados de meu veículo (número do chassi, placa, etc), e o consultor CONFIRMOU que esse serviço (a campanha de adição do sensor de temperatura) tinha sido feita lá em meu veículo. Ok, de posse dessa informação, fiquei tranquilo. Em tese, eu já estaria livre desse problema. Ledo engano...
No dia 11 de outubro deste ano, 5 minutos depois de eu tirar o carro da garagem para sair, ele apresentou o bendito defeito de aviso de superaquecimento do motor. Retornei imediatamente para casa e acionei o guincho. Após o carro ser guinchado até a concessionária C.V.L., em Aracaju/SE, e ser analisado pelo consultor técnico, para a minha surpresa (e a dele também), ele verificou que meu veículo NÃO FOI submetido à referida campanha, ou seja, ele NÃO RECEBEU o bendito sensor de temperatura, apesar de no sistema da Citroen constar como se tivesse recebido, e por isso apresentou esse defeito! Acreditem! Mas o pior não é isso: o maior problema é que a Concessionária C.V.L. possui essa peça em estoque, sua instalação leva menos de uma hora, mas meu carro já está há 10 dias parado na Concessionária porque a Citroen NÃO AUTORIZA a instalação da bendita peça, mesmo meu carro estando em garantia de fábrica, e o consultor técnico ter CONFIRMADO que meu carro não recebeu a peça quando deveria! Após DIVERSOS contatos com a Citroen pela Central de Atendimento, eles me informaram que o caso "está em análise", e NÃO DERAM NENHUMA PREVISÃO de quando esse problema será resolvido! E nesse impasse, já vão fazer DUAS SEMANAS que estou andando a pé, sem carro, graças à morosidade da Citroen para resolver um problema teoricamente tão simples! A última resposta da Citroen no 0800, é que eles "mantiveram contato com a concessionária Toulouse e estão esperando uma resposta dela ". É mole? O que EU tenho a ver com a resolução do problema da Citroen com a Concessionária? A Toulouse comete um erro desses, e quem paga sou EU, que já estou há quase 15 dias sem o meu carro, aguardando a boa vontade da Citroen em autorizar a C.V.L. a realizar o serviço!
Pois é meus companheiros, a duras penas, estou agora entendendo por que reclamam tanto do pós-venda da Citroen, e porque 90% dos brasileiros torcem o nariz para "carros franceses". Não é culpa do carro, mas do SERVIÇO ofertado pela Citroen do Brasil. Se com a linha DS, que é "exclusiva", há tanta dificuldade para resolver um problema tão simples, imaginem com a linha "comum". Pois bem, é isso! Meu triste relato. Com o tempo vou atualizando o tópico com mais informações.
Abraços!
Todos já sabem do problema do THP com o sensor de temperatura, e eu já sabia dele antes de comprar meu Ds3. Pois bem. Sabendo disso, assim que adquiri meu Ds3 12/13 seminovo em junho deste ano, com 21 mil km rodados e garantia de fábrica até setembro de 2016, liguei para a Citroen por meio da Central de Atendimento (0800 011 8088), e pedi para eles verificarem se meu veículo fazia parte do recall, e se seria necessário efetuar a troca do sensor. Eles então me informaram que ele fazia parte sim, contudo, no sistema deles constava que meu veículo já tinha sido alvo dessa campanha, ou seja, já teria sido adicionado nele o sensor de temperatura, na ocasião da revisão dos 20 mil km, feita pelo proprietário anterior, em Maio deste ano, na Concessionária Toulouse, em Salvador-BA, um mês antes de eu adquiri-lo. Para confirmar, eu mesmo liguei para a Concessionária TOULOUSE em Salvador através do número (71) 3360-8000, mantive contato com o consultor técnico, passei os dados de meu veículo (número do chassi, placa, etc), e o consultor CONFIRMOU que esse serviço (a campanha de adição do sensor de temperatura) tinha sido feita lá em meu veículo. Ok, de posse dessa informação, fiquei tranquilo. Em tese, eu já estaria livre desse problema. Ledo engano...
No dia 11 de outubro deste ano, 5 minutos depois de eu tirar o carro da garagem para sair, ele apresentou o bendito defeito de aviso de superaquecimento do motor. Retornei imediatamente para casa e acionei o guincho. Após o carro ser guinchado até a concessionária C.V.L., em Aracaju/SE, e ser analisado pelo consultor técnico, para a minha surpresa (e a dele também), ele verificou que meu veículo NÃO FOI submetido à referida campanha, ou seja, ele NÃO RECEBEU o bendito sensor de temperatura, apesar de no sistema da Citroen constar como se tivesse recebido, e por isso apresentou esse defeito! Acreditem! Mas o pior não é isso: o maior problema é que a Concessionária C.V.L. possui essa peça em estoque, sua instalação leva menos de uma hora, mas meu carro já está há 10 dias parado na Concessionária porque a Citroen NÃO AUTORIZA a instalação da bendita peça, mesmo meu carro estando em garantia de fábrica, e o consultor técnico ter CONFIRMADO que meu carro não recebeu a peça quando deveria! Após DIVERSOS contatos com a Citroen pela Central de Atendimento, eles me informaram que o caso "está em análise", e NÃO DERAM NENHUMA PREVISÃO de quando esse problema será resolvido! E nesse impasse, já vão fazer DUAS SEMANAS que estou andando a pé, sem carro, graças à morosidade da Citroen para resolver um problema teoricamente tão simples! A última resposta da Citroen no 0800, é que eles "mantiveram contato com a concessionária Toulouse e estão esperando uma resposta dela ". É mole? O que EU tenho a ver com a resolução do problema da Citroen com a Concessionária? A Toulouse comete um erro desses, e quem paga sou EU, que já estou há quase 15 dias sem o meu carro, aguardando a boa vontade da Citroen em autorizar a C.V.L. a realizar o serviço!
Pois é meus companheiros, a duras penas, estou agora entendendo por que reclamam tanto do pós-venda da Citroen, e porque 90% dos brasileiros torcem o nariz para "carros franceses". Não é culpa do carro, mas do SERVIÇO ofertado pela Citroen do Brasil. Se com a linha DS, que é "exclusiva", há tanta dificuldade para resolver um problema tão simples, imaginem com a linha "comum". Pois bem, é isso! Meu triste relato. Com o tempo vou atualizando o tópico com mais informações.
Abraços!