Susgestão de melhorias para o som do DS3
Enviado: Sáb Jan 03, 2015 9:01 pm
Fala moçada!
Já tive Corsa, 206, Polo hatch e atualmente tenho um Focus hatch Ghia 2011.
Em todos os fóruns de que participei sempre vi bastante gente questionando sobre melhorias no sistema de som original dos carros.
Pois bem, sempre escolhi e montei os sets nos meus carros, então acho que posso dar alguns palpites randômicos:
- Comprar equipamentos porque fulano ou beltrano disse que é bom é furada. O ideal é procurar escutar os produtos. Vá até uma loja de som, geralmente tem bancadas de teste módulos, falantes, etc. Avalie o som de carros de amigos, e por aí vai.
- Já vi gente investindo uma grana iluminati em som (2 vias Focal, sub JL, ...) pra escutar música em mp3. mp3 é um formato de arquivo bastante capado e compactado, em que a onda é bastante cortada. Ou seja, é provável que essa galera ficaria igualmente satisfeita com produtos bem mais simples e baratos.
- Geralmente não há motivos para trocar os falantes originais traseiros. Eles não são necessários pra um som interno equilibrado e com bom palco. Um bom kit 2 vias na frente dá mais do que conta do recado.
- Na medida do possível, fuja de marcas como Booster, Boss, Hbuster, Pyramid, Roadstar, etc. Em geral são produtos com controle de qualidade altamente questionável (nunca se sabe o que tem dentro), alto consumo de bateria e qualidade sonora discutível. Na sua faixa de preço há bons produtos nacionais.
- Se o player não tem RCA e o módulo a ser usado tem entradas altas, vale a pena testá-las. Tem módulos que lidam melhor com entradas altas do que RCA convertidas.
- Um set deve ser, acima de tudo, equilibrado. A qualidade do conjunto é dada pela qualidade do componente mais fraco. Filosófico, não?
- Na maioria dos carros, a percepção de baixa qualidade no som é dada principalmente pelos falantes serem simples demais (e não tanto pelo player em si), e pelo fato do player mandar todo o espectro de frequência para todos os falantes. Os falantes das portas simplesmente não são capazes de atingir frequências abaixo de 80~100 Hz, o que gera grande distorção no conjunto.
Pretendo comprar um DS3 assim que vender meu Focus. Supondo que eu não tivesse nenhum equipamento em mãos, e desejando manter o player original, eu optaria pelos seguintes sets, de acordo com o bolso:
Set 1 - Custo-benefício
- Player original (Blaupunkt RD4)
Aquela história de manter CB, comandos no volante, etc. Ajustaria o som todo pra frente no player, deixando os falantes traseiros apenas para o sensor de ré.
- Conversor RCA
Sim, infelizmente é difícil fugir dessa gambiarra. Sugiro os conversores da EAtech, que são fabricados no Brasil pelo pessoal da Rallysom de Curitiba, que focaram em desenvolver um produto com componentes um pouco melhores do que a média. E como citei antes, se o módulo tiver entrada alta, vale a pena testar.
- Kit 2 vias (abaixo de R$ 200)
Há diversas opções de baixo custo e boa qualidade no mercado, como Bravox CS60B e NAR 600 CS1.
- Subwoofer de 8", 10" ou 12" (até R$ 300)
Essa escolha depende muito do estilo musical a ser tocado e do espaço disponível para caixa. Eu prefiro sub em caixas seladas, que tem respostas mais rápidas, apesar do menor SPL. Optaria por um Questo da linha QS 250, ou NAR série 1.
- Módulo (abaixo de R$ 500)
Para o set proposto, um módulo de 3 canais seria o ideal, mas são pouco comuns no mercado brasileiro. Pode-se utilizar um módulo 4 canais com bridge para o subwoofer. Optaria por algo do nível de um Soundigital SD400.4 (~ R$ 260) ou um SD 800.4 (~ R$ 450), uma vez que a linha 600.4 pelo jeito foi descontinuada. Esses módulos, apesar de serem classe D, apresentam boa sonoridade, pelo menos aos meus humildes ouvidos. São produtos honestos e com boa eficiência energética. Há outras marcas nacionais com produtos semelhantes. Como dito, sugiro escutar os produtos.
- Cabos RCA e de força, porta fusível e demais acessórios
Utilizo os produtos da Technoise, que me parecem ser de boa qualidade e a preço honesto.
Set 2 - Intermediário
O gargalo desse set claramente será o player original.
- Player original (Blaupunkt RD4)
- Conversor RCA EAtech 2 canais ou equivalente
- Kit 2 vias (abaixo de R$ 400)
Há boas opções de marcas como Helix (B62C), Hertz (DSK 165), NAR 600 CS-2, Bravox CS60D, etc.
- Subwoofer 10" ou 12" (abaixo de R$ 400)
Mesmas sugestões do set 1, a não ser que se deseje maior potência. Nesse caso, há os Questo QS350, ou mesmo os Bravox UXP, que já é bem mais voltado ao SPL.
- Módulo
Vai depender da potência total do conjunto. Hoje eu optaria por um JBL GTO-3EZ. É um módulo 3 canais e ~600 Wrms, sendo os canais de voz classe AB e o do sub classe D (menor consumo de energia), com recursos bastante interessantes. Custa ~R$ 700.
- Cabos RCA e de força, porta fusível e demais acessórios
Idem set 1.
Acho que é isso pessoal.
É possível dar uma boa melhorada no sistema mantendo o player original, e sem gastar rios de dinheiro. Muita gente torce o nariz pra sets com player original, mas pela minha experiência um sistema bem equilibrado e bem regulado atende 95% dos casos.
E claro, som automotivo, como toda personalização, é algo extremamente subjetivo, e 100 pessoas diferentes provavelmente escolheriam 100 sets diferentes.
Espero ter ajudado!
Já tive Corsa, 206, Polo hatch e atualmente tenho um Focus hatch Ghia 2011.
Em todos os fóruns de que participei sempre vi bastante gente questionando sobre melhorias no sistema de som original dos carros.
Pois bem, sempre escolhi e montei os sets nos meus carros, então acho que posso dar alguns palpites randômicos:
- Comprar equipamentos porque fulano ou beltrano disse que é bom é furada. O ideal é procurar escutar os produtos. Vá até uma loja de som, geralmente tem bancadas de teste módulos, falantes, etc. Avalie o som de carros de amigos, e por aí vai.
- Já vi gente investindo uma grana iluminati em som (2 vias Focal, sub JL, ...) pra escutar música em mp3. mp3 é um formato de arquivo bastante capado e compactado, em que a onda é bastante cortada. Ou seja, é provável que essa galera ficaria igualmente satisfeita com produtos bem mais simples e baratos.
- Geralmente não há motivos para trocar os falantes originais traseiros. Eles não são necessários pra um som interno equilibrado e com bom palco. Um bom kit 2 vias na frente dá mais do que conta do recado.
- Na medida do possível, fuja de marcas como Booster, Boss, Hbuster, Pyramid, Roadstar, etc. Em geral são produtos com controle de qualidade altamente questionável (nunca se sabe o que tem dentro), alto consumo de bateria e qualidade sonora discutível. Na sua faixa de preço há bons produtos nacionais.
- Se o player não tem RCA e o módulo a ser usado tem entradas altas, vale a pena testá-las. Tem módulos que lidam melhor com entradas altas do que RCA convertidas.
- Um set deve ser, acima de tudo, equilibrado. A qualidade do conjunto é dada pela qualidade do componente mais fraco. Filosófico, não?
- Na maioria dos carros, a percepção de baixa qualidade no som é dada principalmente pelos falantes serem simples demais (e não tanto pelo player em si), e pelo fato do player mandar todo o espectro de frequência para todos os falantes. Os falantes das portas simplesmente não são capazes de atingir frequências abaixo de 80~100 Hz, o que gera grande distorção no conjunto.
Pretendo comprar um DS3 assim que vender meu Focus. Supondo que eu não tivesse nenhum equipamento em mãos, e desejando manter o player original, eu optaria pelos seguintes sets, de acordo com o bolso:
Set 1 - Custo-benefício
- Player original (Blaupunkt RD4)
Aquela história de manter CB, comandos no volante, etc. Ajustaria o som todo pra frente no player, deixando os falantes traseiros apenas para o sensor de ré.
- Conversor RCA
Sim, infelizmente é difícil fugir dessa gambiarra. Sugiro os conversores da EAtech, que são fabricados no Brasil pelo pessoal da Rallysom de Curitiba, que focaram em desenvolver um produto com componentes um pouco melhores do que a média. E como citei antes, se o módulo tiver entrada alta, vale a pena testar.
- Kit 2 vias (abaixo de R$ 200)
Há diversas opções de baixo custo e boa qualidade no mercado, como Bravox CS60B e NAR 600 CS1.
- Subwoofer de 8", 10" ou 12" (até R$ 300)
Essa escolha depende muito do estilo musical a ser tocado e do espaço disponível para caixa. Eu prefiro sub em caixas seladas, que tem respostas mais rápidas, apesar do menor SPL. Optaria por um Questo da linha QS 250, ou NAR série 1.
- Módulo (abaixo de R$ 500)
Para o set proposto, um módulo de 3 canais seria o ideal, mas são pouco comuns no mercado brasileiro. Pode-se utilizar um módulo 4 canais com bridge para o subwoofer. Optaria por algo do nível de um Soundigital SD400.4 (~ R$ 260) ou um SD 800.4 (~ R$ 450), uma vez que a linha 600.4 pelo jeito foi descontinuada. Esses módulos, apesar de serem classe D, apresentam boa sonoridade, pelo menos aos meus humildes ouvidos. São produtos honestos e com boa eficiência energética. Há outras marcas nacionais com produtos semelhantes. Como dito, sugiro escutar os produtos.
- Cabos RCA e de força, porta fusível e demais acessórios
Utilizo os produtos da Technoise, que me parecem ser de boa qualidade e a preço honesto.
Set 2 - Intermediário
O gargalo desse set claramente será o player original.
- Player original (Blaupunkt RD4)
- Conversor RCA EAtech 2 canais ou equivalente
- Kit 2 vias (abaixo de R$ 400)
Há boas opções de marcas como Helix (B62C), Hertz (DSK 165), NAR 600 CS-2, Bravox CS60D, etc.
- Subwoofer 10" ou 12" (abaixo de R$ 400)
Mesmas sugestões do set 1, a não ser que se deseje maior potência. Nesse caso, há os Questo QS350, ou mesmo os Bravox UXP, que já é bem mais voltado ao SPL.
- Módulo
Vai depender da potência total do conjunto. Hoje eu optaria por um JBL GTO-3EZ. É um módulo 3 canais e ~600 Wrms, sendo os canais de voz classe AB e o do sub classe D (menor consumo de energia), com recursos bastante interessantes. Custa ~R$ 700.
- Cabos RCA e de força, porta fusível e demais acessórios
Idem set 1.
Acho que é isso pessoal.
É possível dar uma boa melhorada no sistema mantendo o player original, e sem gastar rios de dinheiro. Muita gente torce o nariz pra sets com player original, mas pela minha experiência um sistema bem equilibrado e bem regulado atende 95% dos casos.
E claro, som automotivo, como toda personalização, é algo extremamente subjetivo, e 100 pessoas diferentes provavelmente escolheriam 100 sets diferentes.
Espero ter ajudado!