Problema na válvula de vácuo - Wastegate
Enviado: Ter Out 28, 2014 2:51 am
Boa noite pessoal..
Bom, no início desse mês fiz a revisão de 20mil km do carro. Até então tudo show de bola.
No dia SEGUINTE à revisão, apareceu a luz de Service e a mensagem "Defeito no motor, reparar o veículo".
Levei o carro na concessionária. Passaram o scanner e foi constatado um problema no circuito de sobrealimentação. Código do erro: P0299
Os sintomas eram os seguintes:
- Após ligar o carro, a mensagem de Service aparecia e ficava intermitente.
- Até o carro "esquentar", a turbina funcionava normalmente. Ou seja, por dois ou três minutos, o carro tava normal, mesmo com o Service aceso.
- Depois que o carro esquentava, a turbina parava de trabalhar. O carro funcionava normalmente (o giro ia lá em cima, não chega a cortar em 3000rpm, como em alguns casos) mas sem o auxílio da turbina.
Deixei meu carro no dia 09/10/14 na CCS. Foram realizados vários testes, mexeram em um monte de coisa, e constatou-se duas falhas. Primeiramente, a mangueira da foto abaixo estava danificada. (como não viram isso na revisão!?) Sendo assim, estava entrando ar por aquela falha de vedação.
O segundo problema encontrado, e mais difícil, segundo eles, foi a válvula de vácuo que atua na wastegate. A válvula de pressão se localiza abaixo da BOV (válvula de alívio). A peça é semelhante à foto abaixo.
As duas peças foram trocadas em garantia. O carro ficou 18 dias na CCS, peguei ele hoje, 27/10.
Fica de alerta aí para caso alguém tenha o mesmo problema..
Abraços
Bom, no início desse mês fiz a revisão de 20mil km do carro. Até então tudo show de bola.
No dia SEGUINTE à revisão, apareceu a luz de Service e a mensagem "Defeito no motor, reparar o veículo".
Levei o carro na concessionária. Passaram o scanner e foi constatado um problema no circuito de sobrealimentação. Código do erro: P0299
Os sintomas eram os seguintes:
- Após ligar o carro, a mensagem de Service aparecia e ficava intermitente.
- Até o carro "esquentar", a turbina funcionava normalmente. Ou seja, por dois ou três minutos, o carro tava normal, mesmo com o Service aceso.
- Depois que o carro esquentava, a turbina parava de trabalhar. O carro funcionava normalmente (o giro ia lá em cima, não chega a cortar em 3000rpm, como em alguns casos) mas sem o auxílio da turbina.
Deixei meu carro no dia 09/10/14 na CCS. Foram realizados vários testes, mexeram em um monte de coisa, e constatou-se duas falhas. Primeiramente, a mangueira da foto abaixo estava danificada. (como não viram isso na revisão!?) Sendo assim, estava entrando ar por aquela falha de vedação.
O segundo problema encontrado, e mais difícil, segundo eles, foi a válvula de vácuo que atua na wastegate. A válvula de pressão se localiza abaixo da BOV (válvula de alívio). A peça é semelhante à foto abaixo.
As duas peças foram trocadas em garantia. O carro ficou 18 dias na CCS, peguei ele hoje, 27/10.
Fica de alerta aí para caso alguém tenha o mesmo problema..
Abraços