Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
Avatar do usuário
felipesacchi
Mensagens: 463
Registrado em: Qui Mai 09, 2013 12:51 am
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: DS3

Problema na válvula de vácuo - Wastegate

Mensagem por felipesacchi »

Boa noite pessoal..

Bom, no início desse mês fiz a revisão de 20mil km do carro. Até então tudo show de bola.
No dia SEGUINTE à revisão, apareceu a luz de Service e a mensagem "Defeito no motor, reparar o veículo".

Levei o carro na concessionária. Passaram o scanner e foi constatado um problema no circuito de sobrealimentação. Código do erro: P0299

Os sintomas eram os seguintes:
- Após ligar o carro, a mensagem de Service aparecia e ficava intermitente.
- Até o carro "esquentar", a turbina funcionava normalmente. Ou seja, por dois ou três minutos, o carro tava normal, mesmo com o Service aceso.
- Depois que o carro esquentava, a turbina parava de trabalhar. O carro funcionava normalmente (o giro ia lá em cima, não chega a cortar em 3000rpm, como em alguns casos) mas sem o auxílio da turbina.

Deixei meu carro no dia 09/10/14 na CCS. Foram realizados vários testes, mexeram em um monte de coisa, e constatou-se duas falhas. Primeiramente, a mangueira da foto abaixo estava danificada. (como não viram isso na revisão!?) Sendo assim, estava entrando ar por aquela falha de vedação.

Imagem

O segundo problema encontrado, e mais difícil, segundo eles, foi a válvula de vácuo que atua na wastegate. A válvula de pressão se localiza abaixo da BOV (válvula de alívio). A peça é semelhante à foto abaixo.

Imagem


As duas peças foram trocadas em garantia. O carro ficou 18 dias na CCS, peguei ele hoje, 27/10.
Fica de alerta aí para caso alguém tenha o mesmo problema..

Abraços
Imagem

Youtube: http://www.youtube.com/need2race" onclick="window.open(this.href);return false;

brejaman
Mensagens: 89
Registrado em: Qua Ago 13, 2014 9:44 pm
Estado: SP
Cidade: Campina Grande do Sul
Carro Atual: nada

Re: Problema na válvula de vácuo - Wastegate

Mensagem por brejaman »

18 dias..... cruel!!!!

Enviado do DS3

racerx
Mensagens: 146
Registrado em: Qui Mar 07, 2013 12:21 am
Estado: PA
Cidade: Belém
Carro Atual: ds3

Re: Problema na válvula de vácuo - Wastegate

Mensagem por racerx »

Acho que to passando por isso depois de ontem ter espancado um SI novo algumas vezes ontem anoite.. :? Na ultima puxada, o service acendeu e turbina não pressurizou mais.. Níveis de oleo ok, visualmente as conexoes e cabos ok, andando de podium com racechip trim 6, k&n e GFB, porém a luz persiste...pelo teu relato acho que vou ter que desmontar os ups e 'ancorar' o carro um tempo na cc....
ex- celta vhc turbo
ex- 206 1.6 16v feline
ex- 307 2.0 16v feline
ex- golf gti iv k04
ex- audi a3 1.8t stg2
ex- punto t-jet 1.4t tmc+k&n 183cv
ex- civic si stock
atual citroen ds3 racechip+k&n inbox+GFB DV+

Avatar do usuário
felipesacchi
Mensagens: 463
Registrado em: Qui Mai 09, 2013 12:51 am
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula de vácuo - Wastegate

Mensagem por felipesacchi »

O carro fica como se fosse aspirado. A turbina simplesmente não funciona, mas o giro sobe normalmente. (não corta em 3500 giros, como na maioria dos casos em que a turbina entra em modo de segurança.)
Se esse for o principal sintoma do defeito, pode ir pra ccs.
Mas tira todos os Ups, hahahaha..
Imagem

Youtube: http://www.youtube.com/need2race" onclick="window.open(this.href);return false;

cfilth
Mensagens: 150
Registrado em: Seg Mar 25, 2013 8:48 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3
Localização: sao paulo
Contato:

Re: Problema na válvula de vácuo - Wastegate

Mensagem por cfilth »

Sei la mais acho que esse carro eh bem sensível.. pra não dizer fraco.. no caso de nós que andamos mais forte.. ou com os ups..

O meu tinha um bug.. que la para 4.800 pra cima ele dava uma brochada monstra! E se não tirasse o pé ele dava luz de injeção e erro no comp de bordo.. mais depois de aliviar e pisar um pouco mais ele saia..

Fiz uma revisão semana passada e não sei o que fizeram mais resolveu! unica coisa que de fato troquei foi a bateria que estava zuada!

Responder