Assuntos relacionados às concessionárias.
GeRuDe
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Out 08, 2014 1:45 pm
Estado: MA
Cidade: São Luís
Carro Atual: -

Despreparo ou Propaganda Enganosa?

Mensagem por GeRuDe »

Iai galera!
Estou quase fechando a compra de um C3 Tendance AT 0km pra minha esposa (depois é a vez do meu DS3 :D :D :D ) e passei por uma situação chata/delicada.
Pesquisei bastante sobre o carro, principalmente manutenção, desempenho, consumo etc. e seus atributos frente aos concorrentes (New Fiesta 1.6 SE Powershift e Fit LX CVT). Mesmo sabendo que o câmbio tem só 4 marchas, o consumo estava dentro do esperado e com boa relação custo x benefício.

Pois bem, sábado (18/10) de manhã, fui à concessionária Citroen para ver o carro. Não tinha o Tendance Automático em exposição, tampouco para pronta entrega. A vendedora nos mostrou o C3 Tandance Manual, para conhecer o interior, design, ergonomia, parabrisa zênith etc...

Perguntei se as principais diferenças do manual pro automático eram só o motor - 1.5 pra 1.6 - e o câmbio de 5 marchas no manual pra 4 no automático.

Pra minha surpresa, ela me disse que o câmbio automático era sequencial de 6 marchas.
- Tem certeza? 6 marchas? Eu vi na internet que eram só de 4!

Ela me respondeu que os novos C3 estavam vindo com câmbio de 6 marchas inclusive com trocas no volante. E que eram inclusive mais econômicos que os de 4 marchas!!!

Não questionei... Pensei: bem, vai ver que o site tá desatualizado... Mas fiquei com a pulga atrás da orelha. Sentamos e vimos preços, condições de pagamento e tal...

Antes de fechar o negócio, pedi a presença do gerente e expus que não tinha confiança a respeito da informação do câmbio automático:
- Eu pesquisei bastante sobre o carro e no site da Citroen consta que o câmbio automático do C3 tem somente 4 marchas. De início, não encarei isso como uma limitação à minha decisão e estava disposto a comprá-lo mesmo assim, apesar de alguns concorrentes apresentarem câmbio CVT ou de dupla embreagem com 6 marchas. Mas a vendedora acabou de me dizer que o C3 automático tem 6 marchas. Eu até indaguei se ela tinha certeza e ela confirmou e complementou que era mais econômico que o anterior. Bom, eu não posso fechar negócio enquanto tiver essa dúvida. Se o C3 automático vier mesmo com 6 marchas, fechamos o negócio o mais rápido possível. Mas se tiver mesmo somente 4 marchas, como olhei no site da Citroen, não vou fechar negócio!

Aí ele:
- Mas você não disse que isso não era um fator limitante?

E eu:
- Sim, mas estaria diante de uma propaganda enganosa!

Disse que me informaria mais e voltaria pra concluir a negociação: ou comprava ou desistiria!
Agradeci o atendimento e saí

Pois bem, isso foi um mero equívoco/despreparo da vendedora ou propaganda enganosa?

Imediatamente, mandei um e-mail pra Citroen perguntando se o C3 automático tem 6 ou 4 marchas. Mas ainda não obtive resposta. E como forma de obter essa resposta o mais rápido possível e me decidir sobre a compra do carro, pergunto:

Afinal, quantas marchas tem o C3 Automático 0km? 4 ou 6?

Valeu pessoal!!!

GeRuDe
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Out 08, 2014 1:45 pm
Estado: MA
Cidade: São Luís
Carro Atual: -

Re: Despreparo ou Propaganda Enganosa?

Mensagem por GeRuDe »

Acabei de receber a resposta da Citroen, através do SAC:

Olá
Senhor Rafael,

Agradecemos seu contato e informamos que o Novo C3 Tendence possui cambio automático seqüencial de 4 marchas, conforme a ficha técnica disponível em nosso site.

Continuamos à disposição para eventuais esclarecimentos, por meio do telefone 0800 011 80 88. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 h às 20 h. Um de nossos analistas poderá ajudá-lo.


Merci,

CITROËN DO BRASIL


É... acho que tem gente que vai levar um puxão de orelha...

Avatar do usuário
rthahira
Mensagens: 420
Registrado em: Sáb Jan 05, 2013 4:35 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3/VTI/Maverick GT
Contato:

Re: Despreparo ou Propaganda Enganosa?

Mensagem por rthahira »

Pois é, como já disse em outros tópicos...os caras não conhecem o produto que vendem ou agem de má fé. Pode escolher qualquer uma das duas opções.

A sorte é que hoje existe internet e publicações especializadas para apoiar o consumidor nas escolhas.

Espero que tome uma decisão acertada alinhada aos seus objetivos.

Abraços,

Rodrigo


Enviado do meu iPhone 5C usando Tapatalk
Citroen DS3 THP / Honda Civic VTI EG6 N/A+NOS / Ford Maverick GT V8 LB5E
ImagemImagemImagem

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: Despreparo ou Propaganda Enganosa?

Mensagem por wilkho »

Uma parte dos vendedores de algumas concessionárias da Citroen são totalmente despreparados e destreinados. Algumas comcessionárias tem vendedores bem instruidos.
Aconteceu um episódio comigo semelhante quando um vendedor informou e confirmou que o C4 Lounge com motor THP Turbo era 2.0
Abri um chamado no SAC da Citroen e meti bronca.
Dois dias depois me ligou a gerente se desculpando pelo péssimo atendimento, pedindo para eu voltar lá, oferecendo descontos, etc...
Se tivesse esse câmbio de 6 marchas automático no C3, primeira coisa seria fazer um test drive.

XpZ
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Out 19, 2014 2:37 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Cruze Sport6 LTZ

Re: Despreparo ou Propaganda Enganosa?

Mensagem por XpZ »

Que absurdo...

Penso que nem todos tem internet e conhecimento igual agente e acabam caindo nas conversas destes mentirosos.

ABS!

Avatar do usuário
muzkur
Mensagens: 42
Registrado em: Seg Set 22, 2014 10:37 am
Estado: SP
Cidade: Ribeirão Preto
Carro Atual: 206
Localização: Ribeirão Preto
Contato:

Re: Despreparo ou Propaganda Enganosa?

Mensagem por muzkur »

É por essas e outras que não ouço o que os vendedores falam.
Chego na loja já com todas as informações na ponta da lingua. Vendedor só serve pra uma coisa na minha opnião: Pegar minha ficha pra fazer o test drive. :lol:
Peugeot 206 1.4 2 portas "Murdered out"
Ducati Monster 696 "Corse"

GeRuDe
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Out 08, 2014 1:45 pm
Estado: MA
Cidade: São Luís
Carro Atual: -

Re: Despreparo ou Propaganda Enganosa?

Mensagem por GeRuDe »

Ficarei contente quando as concessionárias venderem carros ao estilo self-service...
O vendedor tem que conquistar a venda e fazer jus à comissão que lhe será paga. Caso contrário, vou fazer de tudo pra abater essa comissão do valor final do carro. Afinal, qual foi o trabalho dele mesmo?

Avatar do usuário
muzkur
Mensagens: 42
Registrado em: Seg Set 22, 2014 10:37 am
Estado: SP
Cidade: Ribeirão Preto
Carro Atual: 206
Localização: Ribeirão Preto
Contato:

Re: Despreparo ou Propaganda Enganosa?

Mensagem por muzkur »

GeRuDe escreveu:Ficarei contente quando as concessionárias venderem carros ao estilo self-service...
O vendedor tem que conquistar a venda e fazer jus à comissão que lhe será paga. Caso contrário, vou fazer de tudo pra abater essa comissão do valor final do carro. Afinal, qual foi o trabalho dele mesmo?
Lhe encher o saco e no máximo servir um café.
Peugeot 206 1.4 2 portas "Murdered out"
Ducati Monster 696 "Corse"

gabrielgbg
Mensagens: 101
Registrado em: Qui Jun 13, 2013 9:00 am
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS3sobe4

Re: Despreparo ou Propaganda Enganosa?

Mensagem por gabrielgbg »

Pessoal,
Eu sou vendedor da Citroën e certas coisas que leio no forum em geral as vezes ofendem :lol: :lol: :lol:
Entendo todas as reclamações citadas acima pois também já fui consumidor e por vezes me senti "enrolado" pelo vendedor que me atendia, mas acho que não devemos generalizar!
Eu me preparo todos os dias, me atualizando sobre o mercado, novidades do setor automotivo e um dos motivos para eu frequentar o forum é obter conhecimento e estar cada vez mais preparado para atender melhor... inclusive já vim algumas vezes buscar soluções para dúvidas.
Na minha opinião, o vendedor bom não é aquele que detêm todo o conhecimento, mas o que reconhece que não tem a informação e se compromete em responder a dúvida posteriormente. (mil vezes assim do que falar que o câmbio tem 6 marchas... pelamor!! :roll: )
Outra questão é a falta de "amor" pelo que se faz... muitos vendedores não gostam de carro, logo não tem "saco" pra buscar conhecimento no assunto.
Outro detalhe que vale salientar é que, a uns dois anos atrás, haviam cursos presenciais para os vendedores conhecerem o produto por inteiro, atualmente somente os gerentes fazem a formação presencial e os vendedores fazem formação a distância, a qual não tem resultado satisfatório.
E quanto a comissão, acredite... o que vale pro vendedor é a meta... eu mesmo vou pro lado do cliente quando é pra brigar por preço com o gerente para fechar o negócio!!

Desculpem o desabafo! hehe

Responder