Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
Hcapellato
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Cuidados com a turbina

Mensagem por Hcapellato »

Pessoal apesar de não ter visto essas dicas no manual do meu DS3, acho importante deixar elas aqui para assegurar a vida útil da turbina e do motor:
Peguei essas dicas de 2 sites diferentes:

Cuidados a ter com carros Turbinados:

- Quando um turbo está "mal de saude" por vezes existem os seguintes sintomas; o consumo de óleo, a perda da força e a quebra de potência acompanhado de um ligeiro "assobio".

- O óleo utilizado no motor deve ser sintético ou semi-sintético (10W40, 5W40, entre outros), pois permite lubrificar com mais eficiência os pequenos orifícios do motor. O óleo fraco torna-se pastoso e obstruí estas passagens, não arrefecendo o turbo e claro levando a ruína do mesmo.


- Cuidados que devemos de ter com o Turbo, NUNCA fazer acelerações em alto regime, quando o carro ainda se encontra frio, o ideal será não ultrapassar as 2.500rpm (depende do modelo) . Se possível deixar o carro ao ralenti, cerca de 8 segundos antes de iniciar viagem, nunca mais que 5 minutos, porque ao contrario do que muita gente diz, o carro não deve aquecer ao relentim mas sim em andamento.

- Depois de uma viagem ou de ser ter levado o carro a altos regimes de rotações, deve-se sempre que se imobiliza o automovel, deixar 1 a 2 minutos ao relentim, chamado turbo timer, engine cool down, porque a turbina funciona em óleo, óleo esse que é enviado pelo motor, ora se desligarmos o motor, a pressão do óleo cai quase imediatamente para 0, o que acontece com isto ? Acontece que a Turbina do Turbo, fica a girar sem receber a lubrificação necessária, o chamado girar em seco.

- Em utilização citadina em que não é possivel "acelarar" convém de vez em quando andar em regimes entre as 2000rpm e as 3000rpm para descarbonizar turbo e outros componentes.

1- Tamanho não é tudo:
A escolha de um turbocompressor deve levar em conta a cilindrada e tipo do motor, combustível, fluxo e tipo do cabeçote, comando de válvulas, alimentação (carburador ou injeção), entre outros fatores incluindo até mesmo transmissão e freios. O desempenho de um turbo não depende só do tamanho das suas carcaças (quente e fria), mas da eficiência de todo o conjunto. O ângulo e a quantidade de palhetas dos rotores do turbo, por exemplo, podem fazer um compressor aparentemente grande comportar-se como um pequeno. Consulte seu preparador de confiança para saber qual é o melhor kit para o seu projeto e tipo de uso.

2 - Não ande sem filtro de ar:
O filtro de ar é essencial para a durabilidade do motor e do próprio turbo. Qualquer partícula admitida pelo compressor pode causar grandes danos quando em contato com as palhetas, que giram em média a 150.000 rpm. Proteja seu turbo e não caia na tentação de ganhar alguns poucos cavalos sem o filtro de ar, pois isto pode ser compensado com um pequeno aumento na pressão. Além disso, quando essa sujeira (que normalmente é filtrada pelo filtro de ar) entra no motor, causa rápidos desgastes de pistões, camisas e válvulas, diminuindo a vida útil do motor.

3 - Seja paciente:
Após a partida do motor o turbo precisa de cerca de 5 segundos para receber o óleo do motor e trabalhar corretamente lubrificado. É indispensável esperar que a lubrificação chegue até o turbo. Uma maneira simples de confirmar se o lubrificante está circulando no turbo e no motor é aguardar a luz de óleo do painel apagar ou verificar o manômetro de óleo, para ver se o lubrificante já tem pressão. Antes de desligar o motor aguarde 10 segundos em marcha lenta, já que o eixo do turbo continua girando rápido mesmo depois que o motor desacelerou. Isso evita que o eixo do turbo gire sem lubrificação. Caso tenha forçado muito do turbo, espere 30 segundos em marcha lenta antes de desligar o motor.

4 - Olho no combustível:
Evite rodar com pouco combustível no tanque abaixo de ¼. Isso assegura que a bomba elétrica consiga puxar combustível suficiente em condições com curvas, subidas ou descidas. Andar na "reserva" facilita trazer sujeira depositada no fundo do tanque, causando entupimento dos injetores e desgastando a bomba de combustível. Com o motor funcionando, fique de olho no manômetro de pressão do combustível ou hallmeter (que mede o combustível já queimado). Ao menos sinal de mistura pobre (pouco combustível na mistura ar/combustível) ou de queda na pressão do combustível tire o pé do acelerador e descubra qual é o problema. Falta de combustível na mistura causa grandes danos ao motor turbo que pode fundir por excesso de temperatura.

5 - Cuide da lubrificação:
O óleo que lubrifica o turbocompressor é o mesmo do motor. Ele entra no turbo por pressão, forma uma película nos mancais e depois retorna ao cárter. Má lubrificação (baixa pressão ou falta de óleo) gera superaquecimento que desgasta os mancais e aumenta as folgas do conjunto rotativo do turbo. Em pouco os rotores (quente ou frio) giram diretamente na carcaça, causando grandes danos ao turbo. Respeite os prazos de troca de óleo recomendados pelo preparador, normalmente a cada 3.000 km nos turbinados de rua. Substitua o filtro de óleo em todas as trocas, pois isso aumenta a vida útil do motor e impede a entrada de impurezas e partículas metálicas no motor e no turbo. Lubrificantes de qualidade e aditivos anti-atrito são uma boa pedida para uma proteção extra.

6 - Tá espirrando mas tem saúde:
A válvula de prioridade (válvula de alívio) evita que o turbo crie pressão de ar contra a borboleta de injeção (que é fechada entre as trocas de marcha e quando se tira o pé do acelerador). A válvula de alívio causa o "espirro", liberando o ar da tubulação quando a borboleta se fecha. Além disso essa válvula reduz o turbo lag (falta de "pegada") com o motor em baixa rotação. A ausência de válvula cria um pico de pressão, que freia bruscamente o turbo e pode danificar o rotor e outros componentes internos.

7 - Mantenha manutenção em dia:
Carros turbinados precisam de mais manutenção que veículos originais. Todo o conjunto mecânico do carro é muito exigido com mais potência. Pastilhas e discos de freio, câmbio e embreagem, amortecedores e conxins são alguns itens que merecem atenção especial. Não deixe de comparecer a oficina ao menor sintoma de problemas, para evitar quebras e gastos desnecessários. Olho nos prazos de manutenção!

8 - Mantenha o carro regularizado no Detran (veja como na matéria abaixo):
Rodar fora da lei com seu carro turbo pode causar grandes dores de cabeça. Ser parado sem a devida documentação (turbo legalizado) resulta em multa na certa, podendo levar à apreensão do veículo. Para retirar seu carro do pátio é preciso pagar taxas, desmontar seu kit e comparecer ao Detran par vistoria. Você confere na matéria abaixo como legalizar seu carro turbo. Nada melhor do que andar tranquilo e dentro da lei.

9 - Não se esqueça de outros itens fora do motor:
Todo bom projeto de turbo inclui melhorias não apenas no motor, mas também em itens como suspensão, rodas e pneus. Esses sistemas devem ser adequados ao ganho de potência e à velocidade, não só para aproveitar melhor a tocada do veículo, mas para dar maior segurança. Verifique com seu preparador todas as melhorias que devem ser feitas em seu carro e não coloque sua vida em risco.

Não mecha sozinho na pressão:
Não caia na tentação de apertar o parafuso da válvula de alívio (que controla a pressão do turbo) para ganhar mais potência. Isso não só faz o motor perder o acerto do preparador, como pode causar grandes prejuízos ao bolso. Mais pressão pede mais combustível, algo que não acontece sem outros ajustes. Sem contar que cada projeto possui seu limite de pressão, seja pelo tamanho dos injetores, capacidade da bomba de combustível, pistões, bielas, etc. Ou seja, deixe esse trabalho para o preparador. Se quer andar mais forte, retorne a oficina.

Fmiglior
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Re: Cuidados com a turbina

Mensagem por Fmiglior »

ja existe em algum lugar por aqui dicas como essa o Licoln que postou
Hcapellato escreveu: - O óleo utilizado no motor deve ser sintético ou semi-sintético (10W40, 5W40, entre outros), pois permite lubrificar com mais eficiência os pequenos orifícios do motor. O óleo fraco torna-se pastoso e obstruí estas passagens, não arrefecendo o turbo e claro levando a ruína do mesmo.
ERRADO.
o óleo tem que atender a recomendação do fabricante, no caso dos motores THP, óleo 5w30 ou 0w30 SINTÉTICO ANTI POLUIÇÃO (low saps - classificação ACEA: C2)

Os óleos indicados pela PSA são os:
5w30
TOTAL ACTIVA INEO ECS
TOTAL QUARTZ INEO ECS
0w30
TOTAL QUARTZ INEO FIRST

Ou algum que atenda as normas PSA B71 2290 (5w30) ou B71 2312 (0w30)

EX:
Motul:
MOTUL 8100 ECO CLEAN 5W30
MOTUL EXPERT JF 5W30
MOTUL SYNERGIE ECO+ 5W30

Castrol
CASTROL MAGNATEC PROFESSIONAL C2 5W30
CASTROL MAGNATEC PROFESSIONAL 5W30 C2

Mobil
MOBIL SUPER 3000 X1 Formula P 5W30
MOBIL SUPER 3000 Formula P 5W-30
MOBIL SUPER 3000 Formula C1 5W30
MOBIL SUPER 3000 Formula P 0W30
MOBIL 1 ESP Formula 5W-30

Shell
SHELL HELIX ULTRA AP-L 5W30

Valvoline
Valvoline Synpower ENV C2 SAE 5W30

Aproveitando que a tabela ta aberta:
óleo do cambio 75w80 - TOTAL TRANSMISSION BV 75W80 (Referência PS : 9730 A2)
DS3 Preto/Laranja

wilkho
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Carro Atual: DS

Re: Cuidados com a turbina

Mensagem por wilkho »

Excelente tópico. Importantíssimo para o DSClube.
Óleo é tudo para motor turbo.
Editado pela última vez por wilkho em Qua Out 29, 2014 10:28 pm, em um total de 1 vez.

gustavofranca
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Carro Atual: DS3

Re: Cuidados com a turbina

Mensagem por gustavofranca »

boa, certinho

muca
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Carro Atual: 308 thp

Re: Cuidados com a turbina

Mensagem por muca »

Muito bom... Tem que manter o colesterol da turbina em dia :)

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jaymecasanova
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Cidade: São Paulo
Carro Atual: Civic VTi

Re: Cuidados com a turbina

Mensagem por jaymecasanova »

Ótimo post, com exceção da viscosidade e tipo do óleo, o resto está bem explicado e de forma simples!
Pensei em algo pra completar, mas acho que falou tubo: Problema de "surge", bov, inércia do rotor da turbina etc.
Não sei quanto as dicas que já existem pq sou usuário novo por aqui e não tenho acesso e nem vi tudo ainda, mas algo do tipo deveria ser fixo.

Rodrigoilino
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Cidade: Fortaleza
Carro Atual: DS3 2013

Re: Cuidados com a turbina

Mensagem por Rodrigoilino »

OTIMO POST

Fernando Dalla Rosa
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Registrado em: Sex Nov 07, 2014 3:48 pm
Estado: RS
Cidade: Caxias do Sul
Carro Atual: DS3

Re: Cuidados com a turbina

Mensagem por Fernando Dalla Rosa »

Ótimas dicas!!!

Manter o óleo em dia é vital!!!

Eu troco a cada 5mil KM sempre, óleo e filtro.

abs

pzenari
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Registrado em: Ter Nov 11, 2014 11:23 pm
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Cidade: Niterói
Carro Atual: C4 Lounge THP Excl

Re: Cuidados com a turbina

Mensagem por pzenari »

Mesmo antes do THP eu só botava óleo sintético... Vale a pena. No turbinado então, é essencial.

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