Bom, para quem Interessar...
Eu vi muitas críticas sobre o sistema de suspensão traseiro do DS4, eles sempre se reportam aos multlinks, e criticam os semi independentes, com eixo de torção. Realmente os multlinks são fantásticos, principalmente para uma melhor leitura do solo.
Mas vasculhando os sistemas de suspensão traseira, achei alguma coisa sobre os sistemas Anti Roll, algo parecido que tem no DS4.
http://www.fitfans.com.br/forum/viewtop ... 8&start=10
http://www.youtube.com/watch?v=jFcgqLCJMPI#t=420
Fiquei intrigado porque quando do meu teste drive, porque achei o carro muito colado, mesmo com a altura do solo maior.
O DS4, que está mais para HighRoller do que cupê, parece que oferece um vão livre de pelo menos uns 20cm, o que não é pouco. Levando em conta essa altura do solo, a estabilidade do carro, as rodas 18 e pneus mais largos, fui buscar na internet e vi que o DS4 não tinha um sistema tão pobre quanto os reviews brasileiros disseram.
Na verdade, acho que a abordagem do carro foi errada, que por ser mais alto, mencionaram a relação com nosso asfalto, e quiseram dar um ar de crossover, onde o multlink se sairia melhor. Ao contrario ele está bem mais para esportivo pelo que li.
http://topcar.co.za/road-tests/tested/c ... ll-review/
"Handling
On the road the DS4 manages to ride pretty well on its 18-in rims. Much of the time it’s fairly compliant but gets a bit choppy over frequent undulations and is noticeably firmer than the regular C4. Stiffer springs, thicker roll bars and a rear torsion beam that’s a quarter less flexible see to that. The trade-up is added agility. The MacPherson strut front, torsion beam rear suspension outperforms its on-paper expectations. Neutral handling and engaging steering means the DS4 turns in an unexpectedly sporty, taut and controlled performance."
Isso significa, que os ajustes do DS4 são totalmente esportivos, apesar da suspensão alta, e pelo jeito, também explica bem o jeitão duro dos DSs (pelo menos com caso do 3 e do 4), que não se adaptaram bem no nosso asfalto (apesar da altura elevada do DS4), coisa que não me atrapalhou em nada, mas confesso senti o tranco de algumas ondulações.
Outro detalhe a se considerar nisso tudo, para quem viu o vídeo... dependendo do ajuste o eixo de torção e do ajuste da suspensão traseira, mais mole ou mais duro, como é o caso dos DSs, mesmo que o antiroll propicie um desgaste mais uniforme do pneu, a tendência é que também haverá maior pressão sobre os pneus, possibilitando maior desgaste.
De toda forma, não sei se é o mesmo sistema no DS3, mas achei muito eficaz. como se pode notar no vídeo, o sistema possibilita menor força G, e maior segurança nas curvas, que foi exatamente o que senti.
Essa semana converso com os mecânicos da Citroen aqui em BSB, e quem sabe trago alguma noticia, se no DS4, o sistema Antiroll é simples, ou incorpora algo hidráulico, ou eletrohidráulico como no 3008, que eu acho que não é o caso.
Abs