Peugeot Citroën anuncia plano para voltar a crescer
Enviado: Sáb Jun 28, 2014 8:38 pm
5/04/2014 às 05h00
Peugeot Citroën anuncia plano para voltar a crescer
Por Renato Rostás | De São Paulo
A montadora francesa PSA Peugeot Citroën anunciou ontem um plano de reestruturação operacional para simplificar o processo de fabricação, focar em modelos mais rentáveis e tentar capturar as perspectivas de crescimento dos países emergentes. O grupo chamou o projeto de "De volta à corrida".
O objetivo final das medidas é estancar a queima de caixa observada nos últimos anos e atingir fluxo de caixa livre positivo em 2016, no máximo. Até 2018, a expectativa é que haja geração de € 2 bilhões em caixa.
O grupo francês quer reduzir, gradualmente, o número de modelos que fabrica para 26 até 2020. As escolhas levarão em conta segmentos de maiores margens e com demanda mais aquecida. Nesse processo, a montadora espera desenvolver mais a marca DS como a área "premium" de seus ativos.
Essa simplificação dos automóveis produzidos pode, segundo a empresa, aumentar a eficiência na utilização das plataformas e programas de fabricação em suas linhas de montagem ao redor do mundo. Para a Peugeot Citroën, as ações tomadas vão permitir que as despesas com pesquisa e desenvolvimento e investimentos em gerais sejam melhor alocados.
"Com esse plano anunciado hoje [ontem], estou comprometido em acelerar a recuperação do grupo ao canalizar todo o potencial criativo de nossas equipes para voltarmos rapidamente ao caminho da lucratividade", disse Carlos Tavares, presidente do conselho de administração da francesa, em comunicado.
Além de escolher os modelos mais rentáveis, a companhia vai aumentar sua presença nos mercados de rápido crescimento, principalmente na África e no Mediterrâneo. Na Rússia e na América Latina, o modelo de gestão será modificado para, em no máximo três anos, os países trazerem lucro à montadora.
Enquanto isso, na Europa - seu mercado de origem, que sofre com demanda contida e menor utilização de capacidade -, a ideia é aumentar a competitividade com a modernização de suas instalações. Na China, a Peugeot Citroën pretende triplicar o volume de vendas registrado por seu empreendimento conjunto com a Dongfeng.
A estimativa do grupo francês é que até 2018 a margem operacional da área automotiva chegue a 2%. Deste ano até 2023, o indicador de rentabilidade pode atingir até 5%, acrescentou a empresa. Em 2013, a fabricante de veículos teve prejuízo operacional de € 1,35 bilhão. No ano anterior, a perda foi de € 4,68 bilhões.
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Peugeot Citroën anuncia plano para voltar a crescer
Por Renato Rostás | De São Paulo
A montadora francesa PSA Peugeot Citroën anunciou ontem um plano de reestruturação operacional para simplificar o processo de fabricação, focar em modelos mais rentáveis e tentar capturar as perspectivas de crescimento dos países emergentes. O grupo chamou o projeto de "De volta à corrida".
O objetivo final das medidas é estancar a queima de caixa observada nos últimos anos e atingir fluxo de caixa livre positivo em 2016, no máximo. Até 2018, a expectativa é que haja geração de € 2 bilhões em caixa.
O grupo francês quer reduzir, gradualmente, o número de modelos que fabrica para 26 até 2020. As escolhas levarão em conta segmentos de maiores margens e com demanda mais aquecida. Nesse processo, a montadora espera desenvolver mais a marca DS como a área "premium" de seus ativos.
Essa simplificação dos automóveis produzidos pode, segundo a empresa, aumentar a eficiência na utilização das plataformas e programas de fabricação em suas linhas de montagem ao redor do mundo. Para a Peugeot Citroën, as ações tomadas vão permitir que as despesas com pesquisa e desenvolvimento e investimentos em gerais sejam melhor alocados.
"Com esse plano anunciado hoje [ontem], estou comprometido em acelerar a recuperação do grupo ao canalizar todo o potencial criativo de nossas equipes para voltarmos rapidamente ao caminho da lucratividade", disse Carlos Tavares, presidente do conselho de administração da francesa, em comunicado.
Além de escolher os modelos mais rentáveis, a companhia vai aumentar sua presença nos mercados de rápido crescimento, principalmente na África e no Mediterrâneo. Na Rússia e na América Latina, o modelo de gestão será modificado para, em no máximo três anos, os países trazerem lucro à montadora.
Enquanto isso, na Europa - seu mercado de origem, que sofre com demanda contida e menor utilização de capacidade -, a ideia é aumentar a competitividade com a modernização de suas instalações. Na China, a Peugeot Citroën pretende triplicar o volume de vendas registrado por seu empreendimento conjunto com a Dongfeng.
A estimativa do grupo francês é que até 2018 a margem operacional da área automotiva chegue a 2%. Deste ano até 2023, o indicador de rentabilidade pode atingir até 5%, acrescentou a empresa. Em 2013, a fabricante de veículos teve prejuízo operacional de € 1,35 bilhão. No ano anterior, a perda foi de € 4,68 bilhões.
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