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bkrplima
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TRACKDAY - INTERLAGOS - TIME ATTACK 27/04

Mensagem por bkrplima »

Galera

Boa tarde!

Gostaria de convidar todos para mais uma etapa/evento da FASP o Time Attack em interlagos, ele será dia 27/04.

Para maiores infos:
https://www.facebook.com/timeattackbrasil?fref=ts" onclick="window.open(this.href);return false; e https://www.facebook.com/timeattackbras ... =1&theater" onclick="window.open(this.href);return false;


Att

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Laurent
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Re: TRACKDAY - INTERLAGOS - TIME ATTACK 27/04

Mensagem por Laurent »

Alguem ja foi em outra edição? Como é?
Tópico do meu DS3
---
Quanto mais tempo passar em uma situação perigosa, mais riscos corre... então não arisque, acelere!!

bkrplima
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Re: TRACKDAY - INTERLAGOS - TIME ATTACK 27/04

Mensagem por bkrplima »

O evento:
Time Attack, ou seja: pista livre em determinado período do dia (nos eventos de 1/2 período como esse, são cerca de 4 até 6 horas de pista aberta) e sem baterias por categoria.
Todo mundo pode andar junto, independente do carro
Cada inscrito pode levar dentro do seu carro um carona/acompanhante/co-piloto. Ele só não pode dirigir. Para isso, precisa pagar uma 1/2 incrição adicional (isso até pode ser feito no dia, antes do briefing)

Para ir ao evento:
- quem vai participar com o carro, precisa chegar um pouco mais cedo, geralmente se o evento é somente á tarde, chegar lá em torno de 12:00 é uma boa.
O ideal pra nós seria chegarmos todos juntos, marcando um ponto de partida às 11:00 pra sair no máximo às 11:30 pra Interlagos. Isso poderia ser o posto da Europa, por exemplo.
- quem só vai assitsir, pode chegar a qualquer hora, não paga nada pra entrar. Talvez pague algo para deixar o carro estacionado lá dentro, mas não me lembro disso (sempre vou pra pista). Dá pra ficar nos boxes e muro da reta dos boxes normalmente. O paddock na maioria das vezes também fica aberto, mas isso depende do envento/corrida profissional que haverá antes



O que é importante:

Roupa:

OBRIGATÓRIO:
- Capacete (piloto e co-piloto (se for andar com um acompanhante))
- Calça jeans (piloto e co-piloto, bermuda não pode de forma alguma, nem calça pra atletismo. Não deixam entrar na pista assim, mesmo que esteja um calor infernal)
- Tenis (chinelo nem pensar e nem preciso explicar). Quanto mais fina a sola, melhor.
Demais roupas conforme o gosto, recomendo as mais frescas porque esquenta bem na hora do "vamos ver" rsrsrs
- CNH (não é roupa, mas é obvio)

Pra quem transpira muito, recomendo usar luvas. Procure uma de boa aderência, aquelas de mecânico de kart de aluguel é melhor nem usar, pois mais escorregam do que aderem.
Recomendo também balaclava, porque o calor no carro é intenso e isso conserva mais o capacete com maior higiene.

Carro:

- não faça nada de última hora, exceto três itens:
1-) pressão dos pneus: use a normal de fábrica (calibre pela manhã, com o pneu ainda frio), não precisa usar acima como "reza a lenda". Muita gente manda subir a pressão, mas isso só faz o carro perder a aderência, principalmente dianteira.
2-) nível do óleo: deixe no máximo da medida da vareta, não coloque 1/2 litro a mais como "reza a lenda", isso é bobagem de carro preparado que queima muito óleo. E não, o carro não deixará de pescar óleo no carter em curvas acentuadas rsrsrs
3-) vá com gasolina boa. Use Podium e se quiser, um frasco de Octane Booster da STP (garrafa vermelha) misturado nele. Abasteça no dia do evento. Um tanque muitas vezes não termina um evento de 1/2 periodo e em Interlagos não é fácil achar Podium perto. Dependendo do evento que ocorrer pela manhã, às vezes eles disponibilizam combustível de competição, com mais de 100 octanas. Dá para comprar no posto do autódromo, que fica no estacionamento interno e somente carros de corrida podem abastecer (na maioria das vezes).

- preventiva no carro:
importante checar os freios: eles sofrem na pista.

Pastilhas que estiverem muito abaixo de 1/2 vida devem ser trocadas. Deixar de completar o evento por falta de pastilha, ninguém merece.
Se for trocar, lembrar que antes de ir pra pista elas devem estar totalmente assentadas. Algumas pastilhas exigem 300 a 500 km's de uso para estarem 100% planas com os discos. Uma pastilha mal assentada, gera mais calor e desgate excessivo, dá fading mais cedo e empena disco.

Fluido: nosso carro vem com o Castrol Response DOT 4, de 270 graus de ponto de ebulição (mesmo de um DOT 5.1). Acredite, mesmo assim seu freio pode ferver. Existem fluidos que aguentam, de 305, 312, até 325 graus. Se for trocar, tem que ser 100%. Não adianta completar. O jeito certo é ir drenando e depois completando ao mesmo tempo, para não deixar entrar ar no sistema, principalmente no ABS. Se vc não tiver experiência pra fazer na sua garagem, leve numa boa loja de freios.

Discos: importante é não estarem empenados. Nas frenagens do S do Senna e no final da reta oposta, se estiver empenado o carro vai tremer todo.


Ao chegar em Interlagos:

Vamos todos juntos em comboio, mas o que vai acontecer caso alguem se perca é o seguinte:

- a entrada é sempre pelo portão principal. Na portaria haverá uma pessoa que vai te receber. Basta dizer que veio pro evento da FASP (citar Time Attack, track day e tudo mais .... é válido). Isso vale também pra quem só vai assistir.

- Vamos entrando em sentido aos boxes. No portão de acesso à parte de trás do paddock, haverá uma pessoa com a lista de nomes dos inscritos (lembrar os centavos nessa hora sempre ajuda). Eles vão mandar estacionar numa fila que já deve estar formada, normalmente a 45 graus nos fundos do paddock.

- As vezes, é nesse local que é feita a inspeção e entrega dos adesivos dos números. Isso porque antes de entrar na pista, os carros tem que passar por uma "inspeção técnica". Se aprovados, recebem um selo no parabrisa e o kit de adesivos com a numeração (centavos do pagamento). Se olha basicamente os pneus e o estado geral do carro (se estão com os farois e lanternas). Remold são proibidos e slicks somente se pode usar se o tempo estiver bom.

- Antes de irmos para pista mesmo, vai ter o briefing com o diretor de prova (mesmo procedimento da F1). Instantes antes do briefing, vamos assinar a papelada (NÃO ESQUECER A CNH) e receber as pulserias de piloto e do carona (cores diferentes)
Resumo do que é importante do briefing:
- pilote com atenção
- fique atento às bandeiras de sinalização (mesmas do kart indoor)
- em caso de acidente ou quebra, não sai do carro, a equipe de resgate vai até você (a estrutura de bandeirinhas e socorro é profissional e isso já foi incluso no custo da inscrição)
- se o safety car entrar na pista, os carros devem andar sempre na direita em baixa velocidade até serem encaminhados pros boxes
- a responsabilidade da ultrapassagem é sempre do carro mais forte, nunca mude sua trajetória pra facilitar a vida de um carro mais rápido, isso causa acidentes. O carro rápido vai esperar a oportunidade e fazer a ultrapassagem quando for possível
- é proibido dividir curvas lado a lado. Você pode usar a frenagem de uma entrada de curva para fazer a ultrapassagem, mas ela tem que ser feita antes da curva em si.


- Depois disso todos vão para seus carros para entrar na fila do portão de acesso aos boxes. Ninguém olha mais nada, é só ir seguindo a fila e o organizador vai colocando os carros nos boxes. Nessa hora eu serei o primeiro e pedirei para ficarmos os 5 juntos.

Ainda demora um pouco para a pista ser liberada. Nessa hora a adrenalina já sobe.

Lá no box ou instantes antes de ir pra pista, será instalado o transponder (caixinha colorida que prendem na grade frontal), que faz a cronometragem oficial do evento.

Depois disso, a pista vai ser liberada, vamos saindo dos boxes e nos ajeitando com os carros um atrás do outro esperando a liberação. Na hora H na saída dos boxes vão ser checadas as pulseiras do piloto e co-piloto. Sem elas, não entra na pista.

A pista:
Interlagos é larga e com vários pontos claros de ultrapassagem:
1-) freada no final da reta dos boxes;
2-) freada no final da reta oposta;
3-) freada após laranjinha;
4-) freada na curva do bico de pato;
5-) freada na curva da entrada da junção (pós mergulho);
6-) subida dos boxes.

Evite subir nas zebras. Apesar de ser a forma mais rápida pra dar uma volta daquelas, se vc passar além da metade dela, o carro tremerá basntante. O começo dela é suave e não agride a suspensão.
Cuidado com duas curvas tinhosas que são uma após a outra: curva do lago (após a curva do final da oposta) e o laranjinha. Pra quem não tem experiência, cuidado nesses dois pontos, ali quando chicoteia ... vai duma vez e pode dar guard rail.

Quando entrar pros boxes ?
OBS: A pista vai estar aberta direto, então não há problema algum em parar de vez em quando. Isso é bom pro carro e pra sua saúde de forma geral rsrsrs

Então entre pros boxes quando vc cansar fisicamente ou o carro apresentar algum sintoma estranho.

Antes de parar, dê uma volta em baixa velocidade, prestando atenção nos que vem rápido, para esfriar o equipamento antes de estacionar nos boxes (basicamente os freios).

O que beber e comer:
As vezes tem alguma organização para alimentação em algum box específico (mas isso depende do evento da parte da manhã). Às vezes não tem nada, mas geralmente a lanchonete do paddock funciona.

O que levar/ficar esperto:
cadeira de praia para ficarmos sentados nos boxes enquanto descansamos. Alguma ferramenta básica também não é ruim, mas não pode ir pra pista (risco de voar em caso de acidente)
No box, todo equipamento de filmagem, dever ficar DENTRO no carro (perigo de roubo)

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Laurent
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Re: TRACKDAY - INTERLAGOS - TIME ATTACK 27/04

Mensagem por Laurent »

Me interessei! :D
Você sabe os valores de insrição?
Meus capacetes ficaram na França, não cabia nas malas. Sabe se tem como alugar, pegar emprestado?
Tópico do meu DS3
---
Quanto mais tempo passar em uma situação perigosa, mais riscos corre... então não arisque, acelere!!

bkrplima
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Re: TRACKDAY - INTERLAGOS - TIME ATTACK 27/04

Mensagem por bkrplima »

Laurent escreveu:Me interessei! :D
Você sabe os valores de insrição?
Meus capacetes ficaram na França, não cabia nas malas. Sabe se tem como alugar, pegar emprestado?
Laurent

Bom dia!

A inscrição é R$700,00
Recomendo mandar email logo para a organização pois as vagas são limitadas.
Na loja casa dos capacetes vc vai pagar +- R$90,00, desconheço algum lugar que alugue.

Att


BKRPLIMA

urtigao
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Re: TRACKDAY - INTERLAGOS - TIME ATTACK 27/04

Mensagem por urtigao »

Provavelmente estarei lá de Ka!
Ou de DS3... nao sei.

Gasolina Podium, tem UM posto BR logo na saida da ponte da Av Interlagos e a um preço muito bom, Acho que R$3.699.

bkrplima
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Re: TRACKDAY - INTERLAGOS - TIME ATTACK 27/04

Mensagem por bkrplima »

urtigao escreveu:Provavelmente estarei lá de Ka!
Ou de DS3... nao sei.

Gasolina Podium, tem UM posto BR logo na saida da ponte da Av Interlagos e a um preço muito bom, Acho que R$3.699.
Topppp

E vlw pela dica do posto,


Go go go
30 dias pro TD hehehe

Sacastro
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Cidade: Ribeirão Preto
Carro Atual: pug 208

Re: TRACKDAY - INTERLAGOS - TIME ATTACK 27/04

Mensagem por Sacastro »

Quando será o próximo trackday?
"O Português'

felipelerin
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Re: TRACKDAY - INTERLAGOS - TIME ATTACK 27/04

Mensagem por felipelerin »

Qual o valor pra participar do track Day?

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