Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Lincão »

Vou abraçar sim, mas quero fazer um esquema em que o sensor e as duas mangueiras continuem sendo utilizadas.

Sobre o ar quente, li os parâmetros de injeção para teste e a temperatura do ar estava a 46 graus (creio que essa temperatura é a de entrada de ar no coletor de admissão - sensor item #70 no diagrama abaixo - antes de chegar ao cabeçote ou na TBI). Vou fazer a mesma medição novamente antes e depois do projeto pronto para ver se houve aumento da temperatura e colocar na ponta do lápis se vale a pena ou não.

Filipec, essas duas mangueiras - você sabe a função delas?

A mangueira #2 tenho quase certeza que vai para o coletor de admissão (circulado de vermelho no diagrama abaixo). Se for isso mesmo ela não precisa fazer parte do Intake, podemos coloca um "filtrinho" (desses de respiro de óleo) à parte nela.

http://www.system.adm.br/share/turbo05.JPG

[]'s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Lincão »

Só pra deixar registrado e pra manter uma linha de raciocínio.

Pelo jeito, a mangueira #1 é de retorno de vapor de óleo (PVC - Positive Crankcase Ventilation, ou Ventilação positiva do cárter):


http://en.wikipedia.org/wiki/Crankcase_ ... ion_system
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Lincão »

Bom pessoal, demorou mas consegui achar uma casa de escapamentos que tivesse os tubos de menor diâmetro, a Binho (na Zona Leste de SP).

Fui no Tico Escap (no Burantã), na Fôlego Turbo (Tatuapé) e em outro cara (que esqueci o nome, no Belém) - nenhum deles tinha os tubos pequenos e o ultimo até falou “compra da forge porque eles calculam direitinho o fluxo de ar e qualquer outra coisa que você for fazer parecido vai dar erro de injeção” - virei as costas e fui embora.

Foi relativamente fácil - algumas fotos:
intake01.JPG
intake02.JPG

Enquanto o pessoal do Binho cortava e media os canos, fui até uma autopeças pra comprar a mangueira menor, já que no Binho eles não tinha nenhum cano que desse um encaixe firme.

Total gasto:
- Binho
-- R$ 160 pelo cano
-- R$ 30 pelo filtro
- Autopeças
-- R$ 7,00 pela mangueira (eles só vendiam um metro)
-- R$ 4,50 de abraçadeiras

Agora preciso arrumar um filtro decente pra colocar porque esse aí parece ser BEM ruinzinho (ainda vou fazer algumas medições para ver se não houve perda de pressão medida pelo sensor MAP).
Lincão escreveu: - Na imagem abaixo eu destaquei um sensor, alguém sabe pra que ele server?
http://www.system.adm.br/share/DS3/DSC06835.JPG
Sobre esse sensor, o pessoal da etuners diz que aquilo ali não é um sensor, mas sim um filamento que atua como um aquecedor do ar que passar por ali, útil em países de clima muito frio (neve) - dei adeus a ele.

O barulho ficou empolgante, agora se escuta a turbina encher e o espirro é bem mais "encorpado" em comparação ao que é produzido pela válvula de alívio da forge.

Se alguém que seja fora de São Paulo tiver interesse, podemos ver de pedir para eles fabricarem e enviamos por Sedex...

[]’s
Lincão!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Avatar do usuário
leoboell
Mensagens: 149
Registrado em: Sex Jan 24, 2014 4:41 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3 Preto

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por leoboell »

Lincão,

Parabéns pela criatividade. O resultado final ficou muito bom. Sem falar no $$$.

No caso do Ds3, será que faz diferença uma "caixa" isolando aquela entrada frontal e o filtro do calor do cofre?

Assim, mais ou menos:
Imagem

Abrç,

Avatar do usuário
oscasir
Mensagens: 68
Registrado em: Sáb Fev 22, 2014 12:40 am
Estado: MT
Cidade: Cuiabá
Carro Atual: C4 Lounge THP

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por oscasir »

Eu queria fazer um tambem, mas usando um filtro conico k&n de 3'''.. Acho que um separador do cofre realmente ajudaria

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Lincão »

O isolador sem dúvida ajudaria, o problema é espaço dentro do nosso cofre. Vamos pensar em algo!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Avatar do usuário
oscasir
Mensagens: 68
Registrado em: Sáb Fev 22, 2014 12:40 am
Estado: MT
Cidade: Cuiabá
Carro Atual: C4 Lounge THP

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por oscasir »

eu nao sei do ds3.. mas o c4 tem um isolador original ja.. bem grande por sinal.. parece uma caixa ate. acho que deve ser pra normalizar o fluxo ou algo assim

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Lincão »

oscasir escreveu:eu nao sei do ds3.. mas o c4 tem um isolador original ja.. bem grande por sinal.. parece uma caixa ate. acho que deve ser pra normalizar o fluxo ou algo assim
Nunca vi o cofre de um Lounge....depois posta uma foto para nós!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Avatar do usuário
fabio_sd
Mensagens: 214
Registrado em: Ter Fev 11, 2014 6:44 pm
Estado: MG
Cidade: Outra
Carro Atual: C4 Lounge THP

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por fabio_sd »

Lincão escreveu:
oscasir escreveu:eu nao sei do ds3.. mas o c4 tem um isolador original ja.. bem grande por sinal.. parece uma caixa ate. acho que deve ser pra normalizar o fluxo ou algo assim
Nunca vi o cofre de um Lounge....depois posta uma foto para nós!
Imagem
Fabio_SD

Responder