Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
eliel
Mensagens: 51
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 5:47 pm
Estado: MS
Cidade: Campo Grande
Carro Atual: ds3

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por eliel »

Lincão escreveu:Bom pessoal, demorou mas consegui achar uma casa de escapamentos que tivesse os tubos de menor diâmetro, a Binho (na Zona Leste de SP).

Fui no Tico Escap (no Burantã), na Fôlego Turbo (Tatuapé) e em outro cara (que esqueci o nome, no Belém) - nenhum deles tinha os tubos pequenos e o ultimo até falou “compra da forge porque eles calculam direitinho o fluxo de ar e qualquer outra coisa que você for fazer parecido vai dar erro de injeção” - virei as costas e fui embora.

Foi relativamente fácil - algumas fotos:
intake01.JPG
intake02.JPG

Enquanto o pessoal do Binho cortava e media os canos, fui até uma autopeças pra comprar a mangueira menor, já que no Binho eles não tinha nenhum cano que desse um encaixe firme.

Total gasto:
- Binho
-- R$ 160 pelo cano
-- R$ 30 pelo filtro
- Autopeças
-- R$ 7,00 pela mangueira (eles só vendiam um metro)
-- R$ 4,50 de abraçadeiras

Agora preciso arrumar um filtro decente pra colocar porque esse aí parece ser BEM ruinzinho (ainda vou fazer algumas medições para ver se não houve perda de pressão medida pelo sensor MAP).
Lincão escreveu: - Na imagem abaixo eu destaquei um sensor, alguém sabe pra que ele server?
http://www.system.adm.br/share/DS3/DSC06835.JPG
Sobre esse sensor, o pessoal da etuners diz que aquilo ali não é um sensor, mas sim um filamento que atua como um aquecedor do ar que passar por ali, útil em países de clima muito frio (neve) - dei adeus a ele.

O barulho ficou empolgante, agora se escuta a turbina encher e o espirro é bem mais "encorpado" em comparação ao que é produzido pela válvula de alívio da forge.

Se alguém que seja fora de São Paulo tiver interesse, podemos ver de pedir para eles fabricarem e enviamos por Sedex...

[]’s
Lincão!


Tenho interesse cara, mas será que ouve perda de pressao como vc disse?
Eu acredito que não.. Porem poste os resultados aqui eu tenho interesse passa seu e mail para ver como posso pedir esse intake por voce

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Lincão »

Boa noite pessoal.

Hoje chegou o filtro da inflow (modelo HPF9922):
inflow.jpg
Os testes (não muito conclusivos e sem valor científico - hahaha) que eu fiz utilizando o Torque indicaram que:
- não há perda de pressão no coletor de admissão. Os picos continuam e 27psi e inclusive percebi que eles se mantêm altos por mais tempo;
- sobre a temperatura, com o carro me movimento ela se manteve nos mesmos níveis do que com o filtro original e com o carro parado ou em baixa velocidade ela ficou um pouco acima.

O próximo passo agora é passar ele no dinamômetro para ver se houve ganho ou perda.

[]’s
Lincão!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Avatar do usuário
oscasir
Mensagens: 68
Registrado em: Sáb Fev 22, 2014 12:40 am
Estado: MT
Cidade: Cuiabá
Carro Atual: C4 Lounge THP

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por oscasir »

Eu queria mesmo fazer um no esquema do da Forge, usando um separador/anteparo do cofre.

mas tenho medo do aquecimento do ar.
apesar que na minha opiniao, so o fato do ar fazer um caminho bem mais curto, ao inves de ficar transitando pelas mangueiras encima do motor deve manter a temperatura..

jmbhz
Mensagens: 53
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 8:48 pm
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: 308 THP

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por jmbhz »

Lincao, qual o veredito até agora? Acha que teve algum ganho prático ou mesmo o motor está "respirando" melhor!?

Estou bem tentado em fazer algo semelhante! Abs, JM

Fmiglior
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 9:04 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: ---

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Fmiglior »

to usando a mesma "gambi" do lincao... mas por enquanto usando um filtro adaptado, esperando o inflow chegar.... até agora não sei dizer se melhorou... piorou... ou esta igual. só o barulho da turbina enchendo e espirrando que fica legal. devemos testar no dino, comparar os gráficos do carro original e com esse filtro ver se tem alguma mudança.

proximo passo fazer um oil catch
DS3 Preto/Laranja

Avatar do usuário
sheldonmendes
Mensagens: 876
Registrado em: Ter Set 17, 2013 11:19 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 Sportchiq 2013

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por sheldonmendes »

Fmiglior escreveu:to usando a mesma "gambi" do lincao... mas por enquanto usando um filtro adaptado, esperando o inflow chegar.... até agora não sei dizer se melhorou... piorou... ou esta igual. só o barulho da turbina enchendo e espirrando que fica legal. devemos testar no dino, comparar os gráficos do carro original e com esse filtro ver se tem alguma mudança.

proximo passo fazer um oil catch
Se puder, posta uma foto pra vermos como ficou.


Sent from my iPhone 5 using Tapatalk Pro
Imagem

Avatar do usuário
rthahira
Mensagens: 420
Registrado em: Sáb Jan 05, 2013 4:35 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3/VTI/Maverick GT
Contato:

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por rthahira »

Oil catch os gringos fazem com garrafinha de budweiser de alumínio hahaha


Enviado do meu iPhone 5 usando o Tapatalk
Citroen DS3 THP / Honda Civic VTI EG6 N/A+NOS / Ford Maverick GT V8 LB5E
ImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Lincão »

Fmiglior escreveu:to usando a mesma "gambi" do lincao...
Você chamou o nosso "Extreme Advanced Short Intake 4THP" de GAMBI??????? hashtag XATIADO!!

sheldon,

Na página anterior tem uma foto.
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

jmbhz
Mensagens: 53
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 8:48 pm
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: 308 THP

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por jmbhz »

Já que a brincadeira tende a virar um DIY, (desculpem o off topic) segue um link sobre oilcatch homemade:
http://www.turbobricks.org/forums/showt ... b&t=199513" onclick="window.open(this.href);return false;

Responder