Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
jmbhz
Mensagens: 53
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 8:48 pm
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: 308 THP

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por jmbhz »

Pois é! Isso eu vinha monitorando no cofre do motor, mas não tinha aparecido nenhum resíduo de óleo ainda.

Mas na hora que senti um pouco do cheiro de óleo (e o filtrinho é novo...) já decidi que ao menos para mim, não vai valer a pena!

Avatar do usuário
fabio_sd
Mensagens: 214
Registrado em: Ter Fev 11, 2014 6:44 pm
Estado: MG
Cidade: Outra
Carro Atual: C4 Lounge THP

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por fabio_sd »

Lincão escreveu:
jmbhz escreveu:Só um update: estou ligando o PVC na admissão novamente pq senti um pouco de cheiro de óleo no carro com o ar/ventilador ligados... Como em bh estava bem frio, ainda não tinha ligado nestea últimos dias!
Por ser vapor de óleo, acredito que além desse cheiro deve fazer uma sujeira danada com o passar do tempo.
Vi no clubepeugeot um colega comentar no tópico do jmbhz que este vapor de óleo do blow-by é importante para a lubrificação das guias de válvulas. Parece que faz sentido esta informação. O que vocês acham?

Uso K&N inbox. Estou pensando em retirar o ressoador (nome estranho, mas é o que está escrito no citroen.service...) que fica na entrada de ar. Deve melhorar um pouco em função do diâmetro, já que o ressoador é 2" e a mangueira sanfonada é 2,5". Andei com o carro sem ele e o que acontece é que o ruído da turbina fica mais evidente. Minha ideia é cortar um chapa plástica dura e moldar um separador entre a parte quente do compartimento do motor (saida de ar do radiador) e a parte fria (atrás do farol). O ressoador tem esta função, mas ele é meio arredondado e assim a "vedação" não é boa. Creio que dá pra fabricar um separador bem feito, com encaixe para a mangueira sanfonada de 2,5". Agora é arrumar um tempinho pra fazer isto...
Fabio_SD

FabioDS
Mensagens: 30
Registrado em: Qua Jul 02, 2014 10:37 am
Estado: SP
Cidade: Barueri
Carro Atual: 408 THP

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por FabioDS »

Acompanhando

jmbhz
Mensagens: 53
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 8:48 pm
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: 308 THP

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por jmbhz »

Galera, como já havia dito, religuei hj o PVC na admissão.

Em um tubo de 2", soldei um espigão de 1/2" para religar o PVC e um de 1/4" para o canister.

Seguem fotos da rev.1 do projeto do meu intake:

Imagem
foto hochladen

Imagem
fotos hochladen

Imagem
picupload


Imagem
Kostenloses Bilderhosting
Imagem
Kostenlos Bilder hochladen

Imagem
picupload

Depois posto os resultados dos testes!!

Avatar do usuário
sheldonmendes
Mensagens: 876
Registrado em: Ter Set 17, 2013 11:19 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 Sportchiq 2013

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por sheldonmendes »

Curioso pra saber os resultados :)


Sent from my iPhone 5 using Tapatalk Pro
Imagem

Nilo
Mensagens: 173
Registrado em: Qua Abr 02, 2014 10:08 am
Estado: SP
Cidade: São José dos Campos
Carro Atual: Citroen DS3

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Nilo »

Acompanhando.
Nilo Borriello
DS3 Prata 12/13
S. J. dos Campos - SP

saulovinci
Mensagens: 32
Registrado em: Seg Jul 14, 2014 12:59 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Fiat 500 Sport Air

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por saulovinci »

No aguardo tb!! :P

jmbhz
Mensagens: 53
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 8:48 pm
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: 308 THP

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por jmbhz »

Bom, aqui vai então meu relato:

Num primeiro momento, achei que tivesse ficado péssimo... Senti muita diferença entre a perfomance sem o PVC ligado na admissão (filtrinho) e com ele religado.. Já estava inclusive pensando em me acostumar ao cheiro de óleo até que resolvesse a respeito do oilcatch tank.

TODAVIA, na manhã de domingo, tive a grata idéia de resetar os parâmetros da central!
(após 5 minutos com o carro desligado, desligar a bateria por mais de 20 minutos e, após religar a bateria, esperar no mínimo 5 minutos para dar a partida no carro).

RESULTADO FINAL: o resultado ficou espetacular!
Parece que com o reset dos parâmetros da central, ela se adaptou ao novo intake (com o PVC) e a perfomance do carro ficou muito boa!

Ainda não fiz as medições, mas vou manter esse setup, com certeza.

O único complemento deve ser mesmo o oilcatch tank, para evitar sujar demais as válvulas, mas isso já é coisa pra outro tópico!!!

felipelerin
Mensagens: 131
Registrado em: Ter Ago 12, 2014 11:39 am
Estado: SP
Cidade: Osasco
Carro Atual: DS3 15/16

Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por felipelerin »

Lincão, alguma novidade para nós de SP?

Responder