DS3: Impressões de um ex- A1
Enviado: Sex Fev 07, 2014 8:31 pm
Bom pessoal, peguei o DS3 hoje e fiz uns 70km com ele já. Venho de um A1 122cv, e aqui vãos minhas impressões para quem está pensando em comprar o carro:
A coisa mais marcante hoje foi a saudade do DSG. Eita câmbio bom da p$#@. Muito rápido e inteligente, mas é o tipo da coisa que a gente só sente falta quando fica sem... Mas quanto ao conjunto câmbio/embregaem do DS3, não tenho reclamações também. Os engates não são tão precisos e curtos como eram os do Fit EX 2012 que tive antes do A1, mas em compensação a embreagem me pareceu bem regulada, com curso adequado, e ponto bem gradual.
Já com relação ao conjunto câmbio/motor, fiquei com uma ressalva: A primeira e a segunda marcha são muito estranhas. A primeira não rende nada, qualquer que seja a rotação, e a segunda só parece acordar depois dos três mil e tantos giros. A impressão que se tem é que o turbo não atua na primeira e atua muito tarde na segunda. Mas as retomadas não perfeitas. Terceira pra cima o carro é um monstro.
Em paralelo com o A1 e seu câmbio DSG, o desempenho em largadas curtas parecia muito melhor no A1, o carro enchia muito rápido e o torque te colava no banco mesmo com seus meros 122 pocotós.
Sobre o comportamento dinâmico, o A1 era um comedor de curvas. Quando ameaçava sair, era sempre a dianteira. Esperava mais ou menos o mesmo comportamento do DS3, mas hoje peguei ele umas duas vezes querendo sair de traseira, em curvas de asfalto ruim que eu fazia bem mais rápido com o A1 (faço o mesmo percurso de 70km todo santo dia). Parece-me que a suspensão traseira do DS é mais rígida e a traseira "voa" um pouco quando há alguma imperfeição na pista.
No acabamento, achei que o DS deu um show. O A1 não era ruim, mas o DS3 tem um refino típico dos franceses. O A1 era bucrocarticamente perfeito, ou DS3 é luxuoso.
Em termos de opcionais e tecnologia, o DS3 está bem na frente também. Retrovisor eletrocrômico, rebatimento automático, faróis e limpadores automáticos, piloto automático, sensores de estacionamento... não tinha nada disso no A1 e fazia falta.
A única coisa que realmente não me agradou no DS3 foi a posição absurdamente alta do condutor. Fosse um C3 da vida seria até uma qualidade, mas num carro esportivo com esse, é imperdoável. Parece que estou dirigindo uma SUV...
Mas no fim das contas até que estou bem contente com a troca. Queria um carro mais esportivo e encontrei, menos 1,5 segundo no 0-100, isso antes do ups, e ainda ganhei uma série de mimos que não tinha antes.
Sem contar a excelente comunidade de proprietários!
A coisa mais marcante hoje foi a saudade do DSG. Eita câmbio bom da p$#@. Muito rápido e inteligente, mas é o tipo da coisa que a gente só sente falta quando fica sem... Mas quanto ao conjunto câmbio/embregaem do DS3, não tenho reclamações também. Os engates não são tão precisos e curtos como eram os do Fit EX 2012 que tive antes do A1, mas em compensação a embreagem me pareceu bem regulada, com curso adequado, e ponto bem gradual.
Já com relação ao conjunto câmbio/motor, fiquei com uma ressalva: A primeira e a segunda marcha são muito estranhas. A primeira não rende nada, qualquer que seja a rotação, e a segunda só parece acordar depois dos três mil e tantos giros. A impressão que se tem é que o turbo não atua na primeira e atua muito tarde na segunda. Mas as retomadas não perfeitas. Terceira pra cima o carro é um monstro.
Em paralelo com o A1 e seu câmbio DSG, o desempenho em largadas curtas parecia muito melhor no A1, o carro enchia muito rápido e o torque te colava no banco mesmo com seus meros 122 pocotós.
Sobre o comportamento dinâmico, o A1 era um comedor de curvas. Quando ameaçava sair, era sempre a dianteira. Esperava mais ou menos o mesmo comportamento do DS3, mas hoje peguei ele umas duas vezes querendo sair de traseira, em curvas de asfalto ruim que eu fazia bem mais rápido com o A1 (faço o mesmo percurso de 70km todo santo dia). Parece-me que a suspensão traseira do DS é mais rígida e a traseira "voa" um pouco quando há alguma imperfeição na pista.
No acabamento, achei que o DS deu um show. O A1 não era ruim, mas o DS3 tem um refino típico dos franceses. O A1 era bucrocarticamente perfeito, ou DS3 é luxuoso.
Em termos de opcionais e tecnologia, o DS3 está bem na frente também. Retrovisor eletrocrômico, rebatimento automático, faróis e limpadores automáticos, piloto automático, sensores de estacionamento... não tinha nada disso no A1 e fazia falta.
A única coisa que realmente não me agradou no DS3 foi a posição absurdamente alta do condutor. Fosse um C3 da vida seria até uma qualidade, mas num carro esportivo com esse, é imperdoável. Parece que estou dirigindo uma SUV...
Mas no fim das contas até que estou bem contente com a troca. Queria um carro mais esportivo e encontrei, menos 1,5 segundo no 0-100, isso antes do ups, e ainda ganhei uma série de mimos que não tinha antes.
Sem contar a excelente comunidade de proprietários!