Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
sr_batata
Mensagens: 168
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 11:54 pm
Estado: SP
Cidade: Boa Esperança
Carro Atual: A1

DS3: Impressões de um ex- A1

Mensagem por sr_batata »

Bom pessoal, peguei o DS3 hoje e fiz uns 70km com ele já. Venho de um A1 122cv, e aqui vãos minhas impressões para quem está pensando em comprar o carro:

A coisa mais marcante hoje foi a saudade do DSG. Eita câmbio bom da p$#@. Muito rápido e inteligente, mas é o tipo da coisa que a gente só sente falta quando fica sem... Mas quanto ao conjunto câmbio/embregaem do DS3, não tenho reclamações também. Os engates não são tão precisos e curtos como eram os do Fit EX 2012 que tive antes do A1, mas em compensação a embreagem me pareceu bem regulada, com curso adequado, e ponto bem gradual.

Já com relação ao conjunto câmbio/motor, fiquei com uma ressalva: A primeira e a segunda marcha são muito estranhas. A primeira não rende nada, qualquer que seja a rotação, e a segunda só parece acordar depois dos três mil e tantos giros. A impressão que se tem é que o turbo não atua na primeira e atua muito tarde na segunda. Mas as retomadas não perfeitas. Terceira pra cima o carro é um monstro.

Em paralelo com o A1 e seu câmbio DSG, o desempenho em largadas curtas parecia muito melhor no A1, o carro enchia muito rápido e o torque te colava no banco mesmo com seus meros 122 pocotós.

Sobre o comportamento dinâmico, o A1 era um comedor de curvas. Quando ameaçava sair, era sempre a dianteira. Esperava mais ou menos o mesmo comportamento do DS3, mas hoje peguei ele umas duas vezes querendo sair de traseira, em curvas de asfalto ruim que eu fazia bem mais rápido com o A1 (faço o mesmo percurso de 70km todo santo dia). Parece-me que a suspensão traseira do DS é mais rígida e a traseira "voa" um pouco quando há alguma imperfeição na pista.

No acabamento, achei que o DS deu um show. O A1 não era ruim, mas o DS3 tem um refino típico dos franceses. O A1 era bucrocarticamente perfeito, ou DS3 é luxuoso.

Em termos de opcionais e tecnologia, o DS3 está bem na frente também. Retrovisor eletrocrômico, rebatimento automático, faróis e limpadores automáticos, piloto automático, sensores de estacionamento... não tinha nada disso no A1 e fazia falta.

A única coisa que realmente não me agradou no DS3 foi a posição absurdamente alta do condutor. Fosse um C3 da vida seria até uma qualidade, mas num carro esportivo com esse, é imperdoável. Parece que estou dirigindo uma SUV...

Mas no fim das contas até que estou bem contente com a troca. Queria um carro mais esportivo e encontrei, menos 1,5 segundo no 0-100, isso antes do ups, e ainda ganhei uma série de mimos que não tinha antes.

Sem contar a excelente comunidade de proprietários!

Avatar do usuário
davisfjob
Mensagens: 108
Registrado em: Sáb Jul 06, 2013 7:06 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Engenheiro

Re: DS3: Impressões de um ex- A1

Mensagem por davisfjob »

Parabéns, e aproveita bem!!!

Falou
Davi Job


Sent from my iPad using Tapatalk
Atual Ds3 Preto 2013
Ex - Punto Essence 1.6 16V Dualogic 2012
Ex - Linea HLX 2010
Ex - Clio RL 2000

Noisesteel
Mensagens: 573
Registrado em: Dom Fev 24, 2013 3:15 pm
Estado: SC
Cidade: Outra
Carro Atual: DS3 White Devil

Re: DS3: Impressões de um ex- A1

Mensagem por Noisesteel »

Em 2011 minha ex queria um A1, e uma CCS deixou um A1 TOP em consignação, por um final de semana. Na época, eu achei o carro muito foda! Mas tinha comportamento parecido com o meu 307 2.0 MT.

Se tem uma coisa que não consigo fazer no DS3, é fazer ele escorregar a traseira. Tem uma serra aqui perto da cidade (serra de Campo Alegre, vejam no Google Maps) que tem curvas BEM fechadas e, com o ESP desligado, só saia a frente.

Não me recordo de como o A1 acelerava, mas acho que essa impressão de puxar mais se dá por causa do DSG. Não tem trancos ... A aceleração é mais linear.

Hoje em dia, o A1 122cv não me interessaria em nada. O seguro era 8000 reais, e o carro custava mais de 90 mil. O legal era o teto solar, que sinto falta no DS3.
I ride through the air
I laugh as I die
With powers of evil
Dark knowledge is mine

Elder Gomes
Mensagens: 107
Registrado em: Ter Set 24, 2013 9:18 pm
Estado: ES
Cidade: Vitória
Carro Atual: DS3

Re: DS3: Impressões de um ex- A1

Mensagem por Elder Gomes »

Interessante as suas impressões, realmente o DS3 usa menos pressão na 1a e 2a marcha, eu tb tinha a impressão que o carro não puxava tanto nas primeiras marchas...vai entender, talvez seja o banco macio d+ :roll: Não sei esse A1 de 122cv, mas o sportback tem uma pegada bem mais linear que o DS3.

Acho que o DS3 só sairia de traseira se fosse um asfalto mais sujo, a traseira desse carro não desgarra fácil, só sai de frente msm, o negócio dele é pular, ele pula mas não quica.

sr_batata
Mensagens: 168
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 11:54 pm
Estado: SP
Cidade: Boa Esperança
Carro Atual: A1

Re: DS3: Impressões de um ex- A1

Mensagem por sr_batata »

Sobre o A1, o meu era básico, comprei uma unidade de TD por 66 mil na época. O seguro era uma faca mesmo, 4 mil, mas o pior são as manutenções. É 1500 pra cima. Pra terem uma ideia, eu comprei o carro com as duas primeiras revisões negociadas no preço. Ai na revisão dos 14mil, esqueci de mencionar isso e só deixei o carro lá. O atendente veio seco pra mim com uma conta de 2400 reais, que, felizmente, não tive que pagar. Esse custo de manutenção e seguro foi fundamental par me fazer trocar ele pelo DS3.

Sobre as saídas de traseira, foram mais umas reboladas que umas saídas mesmo. Deu pra sentir que o carro só perdeu aderência momentaneamente, e logo grudou novamente. Mas as curvas eram bem mansas, dá medo de isso acontecer em uma curva mais sinistra... e eu perco um carro de traseira não sei se eu volto não.

Sobre as arrancadas, dei mais umas voltas hoje e acho que estou me entendendo melhor com o carro. Acho que era mais uma questão de adaptação com o curso do acelerador mesmo...

jgrl
Mensagens: 100
Registrado em: Sáb Dez 28, 2013 10:33 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: DS3: Impressões de um ex- A1

Mensagem por jgrl »

sr_batata escreveu:Sobre o A1, o meu era básico, comprei uma unidade de TD por 66 mil na época. O seguro era uma faca mesmo, 4 mil, mas o pior são as manutenções. É 1500 pra cima. Pra terem uma ideia, eu comprei o carro com as duas primeiras revisões negociadas no preço. Ai na revisão dos 14mil, esqueci de mencionar isso e só deixei o carro lá. O atendente veio seco pra mim com uma conta de 2400 reais, que, felizmente, não tive que pagar. Esse custo de manutenção e seguro foi fundamental par me fazer trocar ele pelo DS3.

Sobre as saídas de traseira, foram mais umas reboladas que umas saídas mesmo. Deu pra sentir que o carro só perdeu aderência momentaneamente, e logo grudou novamente. Mas as curvas eram bem mansas, dá medo de isso acontecer em uma curva mais sinistra... e eu perco um carro de traseira não sei se eu volto não.

Sobre as arrancadas, dei mais umas voltas hoje e acho que estou me entendendo melhor com o carro. Acho que era mais uma questão de adaptação com o curso do acelerador mesmo...
Aves!!
Nem tanto o seguro que me assusta nas tais 3 marcas 'premium', apesar de saber que no meu perfil também seria irreal, mas o que mais me espanta, sem dúvidas, são as revisões. Uma revisão de 14km custar 2.400! Ainda não tenho essa coragem não.
Prefiro nem descobrir sobre a revisão do meu sonho de consumo AMG... :lol:

Bem-vindo ao clube, Sr!

Elder Gomes
Mensagens: 107
Registrado em: Ter Set 24, 2013 9:18 pm
Estado: ES
Cidade: Vitória
Carro Atual: DS3

Re: DS3: Impressões de um ex- A1

Mensagem por Elder Gomes »

jgrl escreveu: Aves!!
Nem tanto o seguro que me assusta nas tais 3 marcas 'premium', apesar de saber que no meu perfil também seria irreal, mas o que mais me espanta, sem dúvidas, são as revisões. Uma revisão de 14km custar 2.400! Ainda não tenho essa coragem não.
Prefiro nem descobrir sobre a revisão do meu sonho de consumo AMG... :lol:

Bem-vindo ao clube, Sr!
Meu amigo, sinto informar que a gente não precisa subir tanto e falar em AMG, sabe quanto custa um farol do A200?...inexplicáveis R$ 10.000,00
Isso segundo a 4R, naquele tal de longa duração, se não me engano o orçamento ficou algo entre 8000 e 12000...dependendo do carro tem que fazer seguro até de parafuso!

"O par de pneus do Mercedes saiu por 2 945 reais e nos levou a fazer uma viagem até o Paraná: a única autorizada que tinha os itens era a Divesa, em Curitiba. De volta a São Paulo, na revisão dos 24000 km solicitamos a troca dos pneus e uma verificação dos ruídos na dianteira e nos cintos.Após dois dias de serviço, pagamos 1225 reais: 300 pela montagem dos pneus, alinhamento e balanceamento, 336 pelo filtro de cabine e 589 da revisão em si, com troca de óleo e filtro."

Com certeza isso é orçamento de css, se comprar a peça no ebay por exemplo deve ser bem mais barato, uma pena.

jgrl
Mensagens: 100
Registrado em: Sáb Dez 28, 2013 10:33 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: DS3: Impressões de um ex- A1

Mensagem por jgrl »

Elder Gomes escreveu:
jgrl escreveu: Aves!!
Nem tanto o seguro que me assusta nas tais 3 marcas 'premium', apesar de saber que no meu perfil também seria irreal, mas o que mais me espanta, sem dúvidas, são as revisões. Uma revisão de 14km custar 2.400! Ainda não tenho essa coragem não.
Prefiro nem descobrir sobre a revisão do meu sonho de consumo AMG... :lol:

Bem-vindo ao clube, Sr!
Meu amigo, sinto informar que a gente não precisa subir tanto e falar em AMG, sabe quanto custa um farol do A200?...inexplicáveis R$ 10.000,00
Isso segundo a 4R, naquele tal de longa duração, se não me engano o orçamento ficou algo entre 8000 e 12000...dependendo do carro tem que fazer seguro até de parafuso!

Com certeza isso é orçamento de css, se comprar a peça no ebay por exemplo deve ser bem mais barato, uma pena.
Poh, para de me assustar mais, não deixe minha AMG distante assim! rsrsrsrs
Mas no caso de lanterna, farol e vidros não seria de se preocupar tanto, pois teoricamente o seguro 'cobre', não? Paga um valor para usar, claro, mas muito abaixo do valor real.

E quanto ao valor da revisão da MB até que não me assustou tanto, então! Do Cerato que eu tinha já cheguei a pagar 1.800!

Avatar do usuário
Ronaldo Gualberto
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Out 18, 2012 3:41 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: DS3: Impressões de um ex- A1

Mensagem por Ronaldo Gualberto »

Revisão do DS3 é uma pechincha, parece de carro 1.0/1.4.

Ronaldo
DS3 Vermelho, Lanternas LED 3D, Racechip Ultimate Trim 7, Blow Off Forge, K&N,
Manômetro Turbo Auto Gauge, Módulos Taramps, Kit JBL, GPS Garmin no Console,
Adesivos DS3 Racing.

Responder