Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
tlamim
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Set 16, 2013 10:57 am
Estado: SC
Cidade: Joinville
Carro Atual: BMW Z4 35i

Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Mensagem por tlamim »

Eai galera!

Faz algum tempo que acompanho o fórum, mas raramente comento algo. A pouco mais de 3 meses peguei meu DS3, mas conheço o carro a bastante tempo.
Por ter alguma experiência com esse motor, vou passar as coordenadas para quem pretende extrair uma boa potência no DS3. Já adianto que, isso não serve para o DS4 ou DS5, visto que eles não possuem chassis suficiente para algo além dos 200cv e o câmbio não suporta alto torque.

AVISO

Não me responsabilizo por alterações que não foram feitas por mim, portanto, assuma seus riscos ao efetuar tais modificações!
Mas, se credenciais lhe bastam: sou engenheiro mecânico, formado pela École Nationale d'Ingénieurs francesa. Por lá, esses motores rodam desde 2009. São preferência de 80% das equipes que disputam a categoria A Super 1600 do Rally francês.
Também integrei a equipe Traboulet-Oracle que disputava justamente a categoria A Super 1600 com um Peugeot 106 que utilizava o 1.6 THP e o câmbio de 6 marchas PSA/BMW (exatamente o mesmo do DS3).

Vamos a descrição do veneno!
Nessa primeira parte, vou detalhar modificações que visam um carro potente, confortável para uso diário e que respeita os coeficientes de segurança utilizados em veículos comerciais.
Para começar, é necessário recorrer aos produtos Forge Motorsports (São os melhores, quando não os únicos).