Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
tlamim
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Set 16, 2013 10:57 am
Estado: SC
Cidade: Joinville
Carro Atual: BMW Z4 35i

Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Mensagem por tlamim »

Eai galera!

Faz algum tempo que acompanho o fórum, mas raramente comento algo. A pouco mais de 3 meses peguei meu DS3, mas conheço o carro a bastante tempo.
Por ter alguma experiência com esse motor, vou passar as coordenadas para quem pretende extrair uma boa potência no DS3. Já adianto que, isso não serve para o DS4 ou DS5, visto que eles não possuem chassis suficiente para algo além dos 200cv e o câmbio não suporta alto torque.

AVISO

Não me responsabilizo por alterações que não foram feitas por mim, portanto, assuma seus riscos ao efetuar tais modificações!
Mas, se credenciais lhe bastam: sou engenheiro mecânico, formado pela École Nationale d'Ingénieurs francesa. Por lá, esses motores rodam desde 2009. São preferência de 80% das equipes que disputam a categoria A Super 1600 do Rally francês.
Também integrei a equipe Traboulet-Oracle que disputava justamente a categoria A Super 1600 com um Peugeot 106 que utilizava o 1.6 THP e o câmbio de 6 marchas PSA/BMW (exatamente o mesmo do DS3).

Vamos a descrição do veneno!
Nessa primeira parte, vou detalhar modificações que visam um carro potente, confortável para uso diário e que respeita os coeficientes de segurança utilizados em veículos comerciais.
Para começar, é necessário recorrer aos produtos Forge Motorsports (São os melhores, quando não os únicos).

- Válvula pneumática recirculante de controle de pressão da turbina (Dump Valve): A válvula original não resiste ao aumento de pressão e perde carga em demasia, quando não se rompe. A válvula Forge funciona bem devido a concepção em metal que evita dilatação excessiva na face de contato da turbina, e opera de modo pneumático, garantindo maior precisão ao conjunto. ATENÇÃO - A válvula com descarga atmosférica gera súbita desaceleração do rotor da turbina, esse fator causa desbalanceamento do sistema, podendo levar o rolamento a fadiga rapidamente e ocasionar o empenamento ou quebra de um dos rotores.

- Tubos da linha de pressurização Forge: Devido a concepção, garantem melhor fluxo do ar admitido, melhoram a troca térmica e reduzem a velocidade do fluxo de operação, gerando aumento da pressão do sistema.

- Intercooler frontal Forge: Item que mais surpreendeu. O intercooler do carro é subdimensionado e deixa muito a desejar quando o motor sofre modificações. A função do intercooler é resfriar o ar que será admitido pelo motor. Quanto mais frio o ar admitido, mais denso ele será e por isso ocasionará uma melhor queima, com maior poder calorífico e de expansão gasosa, o que gera maior potência. Através de testes que realizei entre o intercooler original e o fornecido pela Forge, a diferença térmica é grande. O original gerou média térmica de 48 graus, e pico de serviço a 54 graus. O Forge gerou média térmica de 27 e pico de 30 graus (operou em sua média, 4 graus acima da temperatura ambiente).

- Filtro de ar esportivo (K&N): Velho conhecido da maioria que frequenta o fórum. Alguns ainda acreditam que ele sozinho garante 5cv ou 10cv ao carro. Balela! Apenas serve quando elevamos a pressão de serviço da turbina e se cria pressão negativa após o filtro. Que é o caso...

- Turbina 41mm Citroen DS3R ou Mini JCW: A turbina original possui 35mm de diâmetro na saída da carga fria, a nova turbina possui 41mm. Um aumento de área de vazão de 36%. Na turbina original do DS3 é notável que o regime de operação do pequeno caramujo é atingido muito rápido, e que a partir de 5200 rpm se perde força. A nova turbina irá compensar isso, elevando o regime de atuação do motor, garantindo força até o limite do conta-giros.

- Coletor de escapamento Peugeot 207 Cup: O mesmo coletor utilizado pelos 207 que participam do brasileiro de Rally. São peças que podem ser adquiridas diretamente na Peugeot a um custo subsidiado por serem voltadas para as pistas. Garante alto fluxo na exaustão de gases.

- Linha de escapamento 2,5'' em aço inox 304: Feito sob medida por empresas que trabalham com escapamentos. Elimine o abafador central e deixe apenas o traseiro para garantir conforto sonoro. A tubulação de 2,5 garante alta vazão e o inox 304 opera em temperaturas praticamente ideais para os gases não perderem velocidade.

- Velas NGK Iridium Mini JCW/ Citroen DS3R: São melhores que as originais por durarem mais, além disso não existe grande diferença técnica (existem promessas maravilhosas e explicações malucas, nada plausível).

- Embreagem reforçada Sach DS3R: Concebida para resistir a alto volume de torque, é a mesma utilizada pelo DS3R e pelos DS3 de rally. A embreagem original não suporta alto torque e vai para o espaço em dois tempos.

- Diferencial curto 17/71: Fácil de ser encontrado ou mesmo produzido. A maioria das equipes de rally produz o próprio, sendo necessário apenas usinagem da coroa e do pinhão do diferencial nos mesmos padrões do carro em aço 4140.

- Molas Eibach Pro-Kit -20mm dianteira e -15mm traseira: As molas possuem maior carga dinâmica e resposta progressiva, garantindo menor deslocamento de massas nas mudanças de direção e acelerações positivas ou negativas.

- Espaçadores de roda +16mm na dianteira: Devido a distribuição de massas do veículo e as bitolas de eixos, conseguiremos menor desbalanço em entradas de curvas. (Aqui uma resalva: Vi um DS3 com pneus com medidas diferentes. O eixo traseiro calçava pneus 20mm mais largos que a dianteira. :shock:
Por favor! PROMETA a si mesmo que jamais fará algo assim!! O desequilíbrio dinâmico é enorme nesse caso e seu carro deixa de fazer curvas como deveria)

- Discos de freio ranhurados/slotados/perfurados: Garantem a eliminação de gases em uma frenagem brusca.

- Pastilhas EBC Yellow Stuff: Resistem melhor a fadiga e ao esforço que será necessário para segurar a nova potência.

- Fluído de freio Motul RBF 600: Possui maior capacidade de extração térmica, garantindo que não haverá formação de gases na linha de freios devido a alta temperatura oriunda de frenagens.

- Óleo Sintético alta performance 5W40: Indico o GPX Xenum. A troca deve ser realizada a cada 8.000km no máximo.

A maioria dos componentes são Plug-and-Play. Tirando o escapamento que precisa ser confeccionado e o diferencial. Com tudo em seu devido lugar, empresas especializadas em programação de centrais eletrônicas conseguem mapear a unidade, eliminar o software original e rodar o scan de ponto. Com base no mapa de operação original, é possível gerar o novo mapa.

Resultado: 260cv de potência e 385N.m de torque!

Em um motor que pode tranquilamente ser utilizado no dia-a-dia, salvo os cuidados na substituição do óleo a cada 8.000km.

Seguem algumas fotos:

Comparativo turbina original VS turbina do DS3R
Imagem

Imagem

DS3 ainda com intercooler original
Imagem

Com o intercooler Forge
Imagem

A fera crescida. Original por fora para não assustar a concorrência antes de acelerar
Imagem

É isso! Para quem quer extrair o máximo do DS3 sem prejudicar o restante dos componentes esse é o ideal para os pequenos motores EP6.
Assim que tiver tempo detalho novas modificações, com objetivo de se atingir entre 285 e 300cv. Para quem pretende usar o carro para track days, essa é a config ideal.

Abraço! E caso alguém vá modificar algo, favor de relatar tudo ai! E quem tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar!

Avatar do usuário
dehydrate
Mensagens: 150
Registrado em: Dom Out 13, 2013 8:28 pm
Estado: SP
Cidade: Jundiaí
Carro Atual: DS3

Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Mensagem por dehydrate »

Poxa excelente tópico tlamim!!Muito bem explicado técnicamente!! valeuu

O carro deve estar muiiito esperto... Tem videoS?! :D

Onde você comprou as peças? Todas no site da Forge?
Poderia postar também link das peças ? (as do site da forge por ex, agradeço! hahaha )
Imagem

Avatar do usuário
Toperaa
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Jan 29, 2014 3:05 am
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Carro Atual: Novo Focus Hatch

Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Mensagem por Toperaa »

Agora, na ponta do lápis, quanto custa essa receita?
Compensa o investimento ?

Me parece ser uma receita salgada. Mas uma receita inteligente.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

tlamim
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Set 16, 2013 10:57 am
Estado: SC
Cidade: Joinville
Carro Atual: BMW Z4 35i

Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Mensagem por tlamim »

Então, do jeito que ficou gastei na época 3.200,00 €. Não sei exatamente quanto vai custar essa brincadeira em terras tupiniquins.
O intercooler pode ser feito sob medida, o diferencial e escapamento também. Resta fazer um levantamento de quanto vai custar pra juntar tudo isso.
Na França o investimento compensa, visto que o 1.6 THP 155 custa 22.000,00€ e o DS3R custa 30.000,00€, eu tinha um carro violento por uma fração do preço.

Estou procurando o vídeo no computador, assim que encontrar coloco aqui.

Sperandio
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 8:39 pm
Estado: ES
Cidade: Vila Velha
Carro Atual: Mercedes clc 200

Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Mensagem por Sperandio »

Achei super interessante, acredito que o miolo deste motor suporte até 300cv sem maiores danos.

Duvidas.

Alimentação? bomba e bicos suportam alimentar ate esta potencia, sendo injeção direto não tenho noção como os bicos trabalham...

Opinião.

Perdendo a originalidade estética, mas com uma turbina a exemplo GTX 2560 com blowoof reposicionada e intercooler com entrada na lateral do motorista e saida na direita, talvez surtiriam o mesmo efeito com mais facilidade de encontrar as peças, talvez até custo menor...
Acredito que com esta turbina roletada conseguiria mos as mesma potencia com menos pressão sem muito lag.
Oque acha?

É desse tipo de conversa que eu gosto.

tlamim
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Set 16, 2013 10:57 am
Estado: SC
Cidade: Joinville
Carro Atual: BMW Z4 35i

Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Mensagem por tlamim »

Sperandio, boa ideia. A Garrett GT-2560 roletada funcionaria perfeitamente, sendo uma opção mais convencional a um custo reduzido.
Apenas mantive o máximo de itens dentro da "família" do motor. Ao usar a Garrett (ou outra turbina), é necessário alterar o intercooler e o dutos de pressurização (vai dar trabalho pensar em tudo isso dentro de um cofre de motor tão pequeno, mas vale o desafio).
Os bicos e a bomba resistem tranquilamente. A rotação de serviço é baixa e mesmo com 260cv vc não vai sentir a bomba de combustível criar "redemoinhos" no tanque não! :lol:

Quanto a potência máxima, já extraímos 360cv desse motor para corridas. Claro, com mais modificações e com manutenção extremamente cuidadosa. O motor é bom mesmo!
Para quem não quer andar com carro turbinado e o medo do carro te deixar na mão, eu ficaria com os itens originais (apesar do custo).

(Carro turbo encostado na estrada e com capô aberto, já basta os Marea! hahahaha)

Sperandio
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 8:39 pm
Estado: ES
Cidade: Vila Velha
Carro Atual: Mercedes clc 200

Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Mensagem por Sperandio »

Muito show, foi sempre uma duvida que tive quanto a injeção direta, como seria em caso de alimentação...

show, dentro 1hr estou indo finalizar o abandonar a compra do meu DS3 na Cc, então me desejem sorte, pq eu sou sangue noszoi e podem esperar que original este não vai ficar...

Avatar do usuário
Toperaa
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Jan 29, 2014 3:05 am
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Carro Atual: Novo Focus Hatch

Re: Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Mensagem por Toperaa »

tlamim escreveu:
(Carro turbo encostado na estrada e com capô aberto, já basta os Marea! hahahaha)
:D

Ahhhh os Marea Turbo. Rs


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Noisesteel
Mensagens: 573
Registrado em: Dom Fev 24, 2013 3:15 pm
Estado: SC
Cidade: Outra
Carro Atual: DS3 White Devil

Receita de bolo para DS3 - 260 cv no 1.6 THP

Mensagem por Noisesteel »

Já sei pra quem vou levar meu carro quando sair da garantia! O Tiago já se especializou em colocar blow off também! Haha!
I ride through the air
I laugh as I die
With powers of evil
Dark knowledge is mine

Responder