Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
mineoro
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Ago 06, 2012 9:07 pm
Estado: SC
Cidade: Garopaba
Carro Atual: DS3- Preto

Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por mineoro »

O vendedor da CSS me instruiu para abastecer apenas com gasolina Premium, sob pena do motor falhar com gasolina comum/aditivada. Vocês estão abastecendo assim também?

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Lincão »

Fala aí mineoro...

É isso mesmo. A recomendação da Citroën é sempre utilizar gasolina RON 95 (95 octanas).

No caso do Brasil, somente a Petrobras vende essa gasolina (que é a Podium). Você vai encontrar em alguns postos Ipiranga ou Esso a gasolina Premium, que contém 91 octanas.

Este motor tem uma taxa de compressão elevada (11:01), portanto seu carro não vai responder tudo aquilo que ele responderia se abastecido com podium.

Mas a questão não é muito essa de desempenho...o "pulo do gato" é que a podium possui um nível ABSURDAMENTE inferior de enxofre (30 partes por milhão contra 1000 partes por milhão da aditivada/comum) e por ter injeção direta com uma bomba de combustível de alta-pressão, o sistema de alimentação pode ser prejudicado por esta "sujeira" que a gasolina não-podium possui.

É bem provável que você não ache a podium em todos os postos Petrobras (por exemplo na estrada durante uma viagem), então geralmente o que eu faço é não deixar a podium que está no tanque chegar na reserva para colocar a aditivada....sempre completo aos poucos para o motor não enfrentar uma mudança tão súbita...

[]'s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

safeno
Mensagens: 221
Registrado em: Sáb Jun 30, 2012 2:49 pm
Estado: MT
Cidade: São Lourenço do Piauí
Carro Atual: Citroen DS3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por safeno »

Só coloco Podium. No manual recomenda.

LGT
Mensagens: 41
Registrado em: Qua Set 12, 2012 9:10 pm
Estado: RS
Cidade: Porto Alegre
Carro Atual: ainda não é DS3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por LGT »

Existe um aplicativo para iphone(provavelmente tenha para android também) chamado Petrobras. Nele você tem a localização dos postos Petrobras via GPS podendo aplicar o filtro de só localizar os postos que tenham podium. Se vê a localização deles no mapa e pode ser guiado até lá.
Para proprietários de DS3 é um aplicativo indispensável.

Avatar do usuário
bicudo
Mensagens: 1661
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 6:56 pm
Estado: SP
Cidade: Jundiaí
Carro Atual: C2 VTS / DS3 roxo
Localização: Jundiai - São Paulo

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por bicudo »

Vamos convidar a Petrobrás pára patrocinar o fórum do DSCLUBE
um banner seria otimo

postado via celular

safeno
Mensagens: 221
Registrado em: Sáb Jun 30, 2012 2:49 pm
Estado: MT
Cidade: São Lourenço do Piauí
Carro Atual: Citroen DS3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por safeno »

Eu quero é desconto no litro de Podium! Aki na minha cidade ta uns 3,90 uahuahuahau

LGT
Mensagens: 41
Registrado em: Qua Set 12, 2012 9:10 pm
Estado: RS
Cidade: Porto Alegre
Carro Atual: ainda não é DS3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por LGT »

Nos motores 2.0 dos audis e VW novos, com injeção direta, existem vários casos de aparecimento de borra no motor por que os proprietários, mau orientados pelas CC botaram gasolina comum e aditivada.

Agora é que as CC se ligaram e estão orientando usar podium.

Motor com injeção direta é mais sensível a gasolina ruim. Embora ainda não se tenha notícias de borra nos motores PSA-BMW 1.6T, é sempre bom não arriscar.

marcosbechara
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Set 28, 2012 11:12 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: C4 1.6

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por marcosbechara »

Perguntei agora pouco para o twitter oficial da Citroen a respeito da necessidade/obrigatoriedade do uso de gasolina podium no DS3.

Eis a resposta:


@CitroenBrasil
@marcosbechara Olá, Marcos. Você pode usar combustível normal no seu DS3. =)

Enfim, sabe lá quem responde a este twitter..ou pra quem o responsável fez a pergunta...

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Lincão »

Tendo como base os preços médios em SP, pra encher o tanque do DS3 (50 litros) você irá gastar:

- R$125 por tanque de gasolina comum a R$2,50/litro
- R$135 por tanque de gasolina aditivada a R$2,70/litro
- R$180 por tanque de gasolina podium a R$3,60/litro

Ou seja, R$45 a mais pra encher o tanque com podium...se fosse um motor "comum", não haveria muita necessidade...mas por ser um motor de última geração e com injeção direta, particularmente acho que compensa sim abastecer com a podium pela pouca diferença de valor por tanque...

Tenho quase certeza absoluta que a garantia não cobrirá qualquer problema no motor decorrente à utilização de gasolina indevida, então eu preferiria gastar R$45 a mais por abastecimento do que ter que enfrentar uma continha de R$3k na CSS em caso de problema.

[]'s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Responder