Cuidados com um motor turbo
Enviado: Ter Jul 10, 2012 4:46 pm
Com a popularização da injeção eletrônica, alguns conselhos que ouvíamos antigamente válidos para motores carburados deixaram de ser válidos - esquentar o carro pela manhã, deixa em ponto morto quando em uma ladeira para economizar combustível e etc.
Agora com a popularização do downsizing (produção de motores menores, mas com potência igual ou maior daqueles motores de maior volume), o turbo passou a ser uma das formas mais populares de se extrair potência adicional nos motores.
Seguem alguns cuidados especiais que precisamos ter com carros equipados com turbo (tal como a família DS):
- Ao ligar o carro, o turbo precisa de aproximadamente 5 segundos para receber o óleo do motor e ser lubrificado. Não ligue o carro e saia imediatamente já exigindo o máximo do motor (comportamento que não é recomendado até mesmo para carros não equipados com turbo), isso fará que o turbo trabalhe sem lubrificação.
- Ao desligar o carro, aguarde pelo menos 10 segundos com o carro ligado em marcha lenta. Quando você para o carro (ainda mais logo depois de exigir do motor), o turbo continua girando por inércia até que esta rotação acompanhe o ritmo atual (de marcha lenta) do motor. Ao desligar o carro rapidamente, você faz com que a alimentação de óleo lubrificante seja suspensa e que o turbo funcione por um curto período de tempo sem lubrificação. NUNCA dê aquela acelerada antes de desligar o carro (isso já é válido para motores comuns com injeção eletrônica - sem turbo).
- Evite dar “esticadas” desnecessárias. Se você for “encher o motor”, faça para aproveitar a sua potência.
- A lubrificação do turbo utiliza o mesmo óleo do motor, então tenha atenção redobrada para os prazos de troca (por KM rodado ou por tempo) do óleo.
[]'s
Lincão!
Agora com a popularização do downsizing (produção de motores menores, mas com potência igual ou maior daqueles motores de maior volume), o turbo passou a ser uma das formas mais populares de se extrair potência adicional nos motores.
Seguem alguns cuidados especiais que precisamos ter com carros equipados com turbo (tal como a família DS):
- Ao ligar o carro, o turbo precisa de aproximadamente 5 segundos para receber o óleo do motor e ser lubrificado. Não ligue o carro e saia imediatamente já exigindo o máximo do motor (comportamento que não é recomendado até mesmo para carros não equipados com turbo), isso fará que o turbo trabalhe sem lubrificação.
- Ao desligar o carro, aguarde pelo menos 10 segundos com o carro ligado em marcha lenta. Quando você para o carro (ainda mais logo depois de exigir do motor), o turbo continua girando por inércia até que esta rotação acompanhe o ritmo atual (de marcha lenta) do motor. Ao desligar o carro rapidamente, você faz com que a alimentação de óleo lubrificante seja suspensa e que o turbo funcione por um curto período de tempo sem lubrificação. NUNCA dê aquela acelerada antes de desligar o carro (isso já é válido para motores comuns com injeção eletrônica - sem turbo).
- Evite dar “esticadas” desnecessárias. Se você for “encher o motor”, faça para aproveitar a sua potência.
- A lubrificação do turbo utiliza o mesmo óleo do motor, então tenha atenção redobrada para os prazos de troca (por KM rodado ou por tempo) do óleo.
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Lincão!