Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Cuidados com um motor turbo

Mensagem por Lincão »

Com a popularização da injeção eletrônica, alguns conselhos que ouvíamos antigamente válidos para motores carburados deixaram de ser válidos - esquentar o carro pela manhã, deixa em ponto morto quando em uma ladeira para economizar combustível e etc.

Agora com a popularização do downsizing (produção de motores menores, mas com potência igual ou maior daqueles motores de maior volume), o turbo passou a ser uma das formas mais populares de se extrair potência adicional nos motores.

Seguem alguns cuidados especiais que precisamos ter com carros equipados com turbo (tal como a família DS):

- Ao ligar o carro, o turbo precisa de aproximadamente 5 segundos para receber o óleo do motor e ser lubrificado. Não ligue o carro e saia imediatamente já exigindo o máximo do motor (comportamento que não é recomendado até mesmo para carros não equipados com turbo), isso fará que o turbo trabalhe sem lubrificação.

- Ao desligar o carro, aguarde pelo menos 10 segundos com o carro ligado em marcha lenta. Quando você para o carro (ainda mais logo depois de exigir do motor), o turbo continua girando por inércia até que esta rotação acompanhe o ritmo atual (de marcha lenta) do motor. Ao desligar o carro rapidamente, você faz com que a alimentação de óleo lubrificante seja suspensa e que o turbo funcione por um curto período de tempo sem lubrificação. NUNCA dê aquela acelerada antes de desligar o carro (isso já é válido para motores comuns com injeção eletrônica - sem turbo).

- Evite dar “esticadas” desnecessárias. Se você for “encher o motor”, faça para aproveitar a sua potência.

- A lubrificação do turbo utiliza o mesmo óleo do motor, então tenha atenção redobrada para os prazos de troca (por KM rodado ou por tempo) do óleo.

[]'s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

rodrigo cardozo
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mar 21, 2013 3:56 pm
Estado: RS
Cidade: Porto Alegre
Carro Atual: C4

Re: Cuidados com um motor turbo

Mensagem por rodrigo cardozo »

Dicas 100% absorvidas (nunca tive carro turbo)... Valeu mesmo!!!
Rodrigo Cardozo

Luigi
Mensagens: 168
Registrado em: Dom Mar 10, 2013 12:47 am
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Carro Atual: DS3

Re: Cuidados com um motor turbo

Mensagem por Luigi »

Obrigado Lincão
Muito importante os seus esclarecimentos sobre carros equipados com turbo. Seria uma pena
maltratar os DS por falta de informações.
Luigi

Avatar do usuário
coach
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Abr 23, 2013 3:38 pm
Estado: RS
Cidade: Tramandaí
Carro Atual: DS3

Re: Cuidados com um motor turbo

Mensagem por coach »

Anotado man!

Então na hora de dar aquela acelerada pra mostrar pros amigos, sente relaxe e espere um pouco para desligar a criança. :)

Avatar do usuário
rthahira
Mensagens: 420
Registrado em: Sáb Jan 05, 2013 4:35 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3/VTI/Maverick GT
Contato:

Re: Cuidados com um motor turbo

Mensagem por rthahira »

Outro ponto importante é na situação onde você sai em primeira com o carro acelerando e o transito para, e ao invés de você engatar segunda, você joga o ponto morto...quando você faz isso o motor fica sem carga e a pressão do óleo vai lá embaixo só que a turbina esta girando a milhão por causa da arrancada e continua girando com lubrificação muito pobre...evite fazer isso!



Sent from my iPad Mini using Tapatalk
Citroen DS3 THP / Honda Civic VTI EG6 N/A+NOS / Ford Maverick GT V8 LB5E
ImagemImagemImagem

Avatar do usuário
felipesacchi
Mensagens: 463
Registrado em: Qui Mai 09, 2013 12:51 am
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: DS3

Re: Cuidados com um motor turbo

Mensagem por felipesacchi »

Também nunca tive carro turbo. Valeu pelas dicas.
Me falaram que a troca de óleo deve ser feita a cada 5k, no máximo!
Imagem

Youtube: http://www.youtube.com/need2race" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
atilamendes
Mensagens: 562
Registrado em: Qui Mar 07, 2013 4:49 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3 / 208
Localização: Brasilia

Re: Cuidados com um motor turbo

Mensagem por atilamendes »

Seguirei as dicas também!

Se tiverem outras, serão mais que bem vindas!
Voltando aos trabalhos!

feliperf
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb Dez 29, 2012 3:16 pm
Estado: SP
Cidade: Botucatu
Carro Atual: Mitsubishi Lancer

Re: Cuidados com um motor turbo

Mensagem por feliperf »

Caros amigos,
Estou planejando pegar o meu ds3 no fim desse ano, portanto tenho procurado ler o maximo de informações a respeito do carro.
Na questão de cuidados com carros turbo um assunto que me preocupa é a carbonização excessiva, assim com a quatro rodas detectou na revisao de um 3008 com o mesmo motor thp do ds3.
Para evitar isso, voces aqui do forum que ja tem o ds3 ou algum outro carro turbo, fizeram o "pcv delete" ou instalaram um "oil catch tank"?
São medidas que valem a pena ser tomadas?
Nos foruns gringos muita gente tem falado sobre, mas nao sei se chegaram num consenso.
se alguem fez, qual deles fez e qual foi o resultado obtido?
abs

mrguga
Mensagens: 234
Registrado em: Ter Out 23, 2012 9:28 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3

Re: Cuidados com um motor turbo

Mensagem por mrguga »

feliperf escreveu:Caros amigos,
Estou planejando pegar o meu ds3 no fim desse ano, portanto tenho procurado ler o maximo de informações a respeito do carro.
Na questão de cuidados com carros turbo um assunto que me preocupa é a carbonização excessiva, assim com a quatro rodas detectou na revisao de um 3008 com o mesmo motor thp do ds3.
Para evitar isso, voces aqui do forum que ja tem o ds3 ou algum outro carro turbo, fizeram o "pcv delete" ou instalaram um "oil catch tank"?
São medidas que valem a pena ser tomadas?
Nos foruns gringos muita gente tem falado sobre, mas nao sei se chegaram num consenso.
se alguem fez, qual deles fez e qual foi o resultado obtido?
abs

Uau, fiquei preocupado agora.
Bem que notei que mesmo com gasolina podium o escape fica todo preto por dentro, o que não acontecia no meu carro anterior, poderia ser esse sistema PCV (Positive Crankcase Ventilation, ou Ventilação Positiva do Carter) colocando óleo pra ser queimado.

Alguém poderia verificar se essa mangueira existe no nosso DS3, e se a mesma está suja de óleo?
Tem fotos do procedimento de remover essa mangueira aqui: http://www.etuners.gr/en/index.php?s=12&t=299
no entanto não diz as consequencias, só menciona que a PSA não fala do assunto pois a retirada da mangueira não é "eco friendly", talvez influencie no consumo?

Responder