Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
pedregossa
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Nov 17, 2015 5:47 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: C4 lounge THP

Re: DS3 2012/2013 20000km X novo sandes rs

Mensagem por pedregossa »

Olá,

O ds3 já tem colocação esportiva reconhecida mundialmente. O Sandero é o reingresso da Renault nessa categoria, que antes era ocupada pelo Fluence gt turbo.

Vale dizer q a suspensão do ds3 tb é mais avançada, oferecendo mais segurança, esportividade e tempos melhores na pista.

Abcs

bhcb
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Fev 04, 2016 7:27 pm
Estado: RS
Cidade: Pouso Alegre
Carro Atual: Clio Dynamique 1.6

Re: DS3 2012/2013 20000km X novo sandes rs

Mensagem por bhcb »

Olá pessoal,
Chegando agora no fórum.

São dois carros distintos, o DS3 quando chegou não teve muito apelo de Marketing em cima como está tendo o Sandero RS, na verdade não teve quase nenhum.

Na minha opinião o Ds3 chegou como um carro importado de nicho, visando não um público com apelo "racing" primeiramente, e sim como um carro conceito conceito em termos de Design e mudança , quase que como o C4 VTR quando veio ao Brasil. Já o Sandero teve todo um trabalho de Marketing em cima desde o começo dos trabalhos da equipe RS francesa que esteve aqui pra auxiliar no acerto calibração da suspensão, freios, reforço do monobloco, assim como o motor que é quase idêntico mecanicamente aos de Duster F4R (2.0 16v). Sempre visando o nicho de esportivo com um valor até 60k, tanto que DS3 e Sandero RS não são concorrentes se comparados a 0km.

Um pouquinho sobre o Sandero: Pra quem não sabe, fora do Brasil existe a marca Dacia que é tem uma proposta de veículos robustos e de baixo custo, essa começou oferecendo os veículos Logan, Sandero, Duster e mais alguns que não vemos aqui no BR. Por uma mudança de diretriz da Renault do Brasil, se viu que o mercado brasileiro buscava robustez em seus veículos e como a Dacia faz parte do Grupo Renault/Nissan os carros começaram a aparecer por aqui. O Sandero apareceu com as motorizações 1.0 16v (D4D) que já era utilizado nos clios, assimo como 1.6 8v (K7M) e o 1.6 16v (K4M) que também já equipava os clios. Teve algumas versões que foram feitas com o apelo "esportivo" (que na verdade era um esportivo de adesivo) inicialmente com o motor K4M e posteriormente com o K7M.

Sandero RS: Palavra ideal que descreve esse carro é Conjunto. O motor é basicamente o mesmo de uma Duster 2.0 16v (F4R), a diferença está em razão do coletor de admissão ter um pouco maior, o escapamento um pouco menos restritivo e o mapa de injeção ser um pouco diferente priorizando a Pmáx (potência máxima) em um regime de maior rotação. O diferencial do carro é que unido a esse motor, está um acerto de calibração excelente de suspensão, powertrain (com um câmbio muito bem escalonado) e freios. Isso vem aliado ao peso baixo que fica na casa dos 1100kg tornando o carrinho bem esperto.

Vocês podem falar muito melhor do Ds3 do que eu, não entrarei muito no mérito de comentários sobre ele. Mas a minha opinião entre pegar um DS3 semi-novo e um Sandero RS 0km é o DS3.
Isso vai da realidade de vida e uso do carro de cada um, mas pensando na minha o DS3 tem checks ok's maiores em relação ao Sandero:

- Segurança do DS3 estruturalmente é muito superior ao Sandero (só quem já passou por acidentes graves leva isso em consideração no primeiro momento da escolha).
- Relação economia de combustível vs Potência para uso na cidade e viagens-> Sandero RS tem um câmbio muito bem escalonado e em que o mantém em rotações elevadas até em estradas, consumindo assim mais combustível. Fora que para extrair o melhor potencial dele tem que utilizar álcool em função da taxa de 11,2:1 e daí em comparação ao DS3 o consumo fica lá em baixo.
- Itens de conforto e interior são superiores no DS3 do que no Sandero.
- Diversão e prazer de dirigir: Por mais apelo e diversão que o Sandero possa transmitir, nada paga o torque desde baixas rpm que a turbina proporciona.

Lembro que essa é a minha opinião sobre o comparativo dos carros, mas que 0km sempre vai ser 0km.

Algumas desvantagens que o Ds3 pode ter:
- Utilização de Gasolina com alto nível de octanas tornando o abastecimento muito caro em relação os Sandero que além de flex também admite gasolina comum com garantia da fábrica.
- Desvalorização talvez seja maior ao longo dos anos justamente porque os donos podem não utilizar combustível premium e isso poderá vir a causar problemas influenciando em uma imagem negativa do carro junto a oficinas e revendas posteriormente.
- Manutenção talvez (não tenho conhecimento em valores da Manutenção dos DS). O Sandero RS por mais apelo que venha ter, utiliza um motor que é um projeto bastante antigo e que tem muitas peças de F4R aqui pelo brasil por ser utilizado em Scenics, Meganes e atualmente nas Dusters, compartilha bastante peças.

Responder