-
- Mensagens: 234
- Registrado em: Ter Out 23, 2012 9:28 pm
- Estado: SC
- Cidade: Florianópolis
- Carro Atual: DS3
Re: Controle de Tração
eduardo acho que o ESP estava ligado, pois quando você desliga o ESP a luz fica acesa direto, indicando que o ESP está desligado.
Se a luz piscou é porque a eletronica atuou, provavelmente ele já iria cortar o acelerador para não derrapar mais.
Não sei quais os tipos de atuação do ESP, a única que tenho certeza é quando o carro está sem aderência na curva ele corta o acelerador.
Também notei que quando esterço o volante mais do que o carro consegue virar, sinto atuação do freio, mas não tenho certeza sobre essa, só uma impressão.
Se a luz piscou é porque a eletronica atuou, provavelmente ele já iria cortar o acelerador para não derrapar mais.
Não sei quais os tipos de atuação do ESP, a única que tenho certeza é quando o carro está sem aderência na curva ele corta o acelerador.
Também notei que quando esterço o volante mais do que o carro consegue virar, sinto atuação do freio, mas não tenho certeza sobre essa, só uma impressão.
-
- Mensagens: 25
- Registrado em: Ter Jun 11, 2013 11:26 am
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Carro Atual: DS3
Re: Controle de Tração
mrguga escreveu:eduardo acho que o ESP estava ligado, pois quando você desliga o ESP a luz fica acesa direto, indicando que o ESP está desligado.
Se a luz piscou é porque a eletronica atuou, provavelmente ele já iria cortar o acelerador para não derrapar mais.
Não sei quais os tipos de atuação do ESP, a única que tenho certeza é quando o carro está sem aderência na curva ele corta o acelerador.
Também notei que quando esterço o volante mais do que o carro consegue virar, sinto atuação do freio, mas não tenho certeza sobre essa, só uma impressão.
E ai guga...tava nada..tenho certeza absoluta...acendeu a luz no painel do carro...desde q comprei não liguei o ESP até pq em SP não da pra andar e qndo viajo de final de semana pego a bandeirantes e não tem curvas que exijam do carro. E alias qndo vc desliga o carro o esp desliga tb...como eu tinha acabado de sair de casa não liguei. Eu acho q mesmo desligado o carro fica "esperto" (mas menos) com a sua condução.
Qualquer feriado vou pegar a caranga para ir pra Trindade...ai pego a serra de Taubate..muuuuitas curvas.rsrs
-
- Mensagens: 573
- Registrado em: Dom Fev 24, 2013 3:15 pm
- Estado: SC
- Cidade: Outra
- Carro Atual: DS3 White Devil
Re: Controle de Tração
Eduardo, é o contrário .... Quando a luz do botão do ESP está acesa é que ele está desligado. Quando o ESP está desligado, isso também fica avisado no painel, próximo ao velocímetro.
I ride through the air
I laugh as I die
With powers of evil
Dark knowledge is mine
I laugh as I die
With powers of evil
Dark knowledge is mine
-
- Mensagens: 25
- Registrado em: Ter Jun 11, 2013 11:26 am
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Carro Atual: DS3
Re: Controle de Tração
o que eu quis dizer é que no painel estava apagado, ou seja, estava desligado. e quando deu a quizumba no painel (proximo do velocimetro) acendeu.Noisesteel escreveu:Eduardo, é o contrário .... Quando a luz do botão do ESP está acesa é que ele está desligado. Quando o ESP está desligado, isso também fica avisado no painel, próximo ao velocímetro.
-
- Mensagens: 234
- Registrado em: Ter Out 23, 2012 9:28 pm
- Estado: SC
- Cidade: Florianópolis
- Carro Atual: DS3
Re: Controle de Tração
exatamente o que queremos dizer, o ESP é automaticamente ligado quando voce liga a ignição, com o ESP ligado, a luz fica apagada, quando o ESP aciona ele pisca essa luz. Se voce apertar o botão do ESP ele DESLIGA o ESP, e acende a luz no painel pra indicar que está desligado.
O padrão do carro é sempre estar com o ESP ligado. mesmo se você desliga-lo o ESP só fica desligado até você tirar a chave. Tirando a chave e dando a partida novamente o ESP liga.
O padrão do carro é sempre estar com o ESP ligado. mesmo se você desliga-lo o ESP só fica desligado até você tirar a chave. Tirando a chave e dando a partida novamente o ESP liga.
-
- Mensagens: 25
- Registrado em: Ter Jun 11, 2013 11:26 am
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Carro Atual: DS3
Re: Controle de Tração
Hummm...então eu inverti as bolas..
se o padrão é estar ligado o meu esta sempre ligado..hehehhe
Falha minha..hehehe....
se o padrão é estar ligado o meu esta sempre ligado..hehehhe
Falha minha..hehehe....
-
- Mensagens: 33
- Registrado em: Sex Mai 10, 2013 6:59 pm
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Carro Atual: Honda Civic Si
Re: Controle de Tração
Caros colegas,
Por todos os testes q li, o DS3 não permite q se desligue totalmente o controle de estabilidade.
Quanto ao liga/desliga discutido nos posts acima, todo carro obrigatoriamente mantem o sistema de controle de tração/estabilidade sempre ativo, situação em q a luz permanece desligada. Cada vez q se desliga o controle, a luz no painel, liga e permanece ligada (p alertar q esse dispositivo d segurança está inativo).
Por experiência própria, digo q: em piso seco, asfalto bom e pneus idem, vc só consegue sentir realmente a diferença andando muito, mas muuuuuito forte em curvas... No meu caso (Civic Si c/ amortecedores Koni regulaveis), somente em pista dá p/ sentir: c/ o controle ligado, se sente o motor cortando, principalmente em saída d curvas, quando aceleração é retomada, o q faz perder alguns segundos na volta. Com o controle desligado (no Si ele pode ser totalmente desligado), o carro "desliza" mais entre o ponto de tangência e a saída da curva, aproveitando melhor a pista o q melhora o tempo.
Na prática, eu NUNCA desligo o ESP do meu carro sem ser no autódromo. N recomendo a ninguém, q n seja piloto profissional ou tenha muuuuita experiência em track days, a se aventurar a desligar o controle.
Abcs
Por todos os testes q li, o DS3 não permite q se desligue totalmente o controle de estabilidade.
Quanto ao liga/desliga discutido nos posts acima, todo carro obrigatoriamente mantem o sistema de controle de tração/estabilidade sempre ativo, situação em q a luz permanece desligada. Cada vez q se desliga o controle, a luz no painel, liga e permanece ligada (p alertar q esse dispositivo d segurança está inativo).
Por experiência própria, digo q: em piso seco, asfalto bom e pneus idem, vc só consegue sentir realmente a diferença andando muito, mas muuuuuito forte em curvas... No meu caso (Civic Si c/ amortecedores Koni regulaveis), somente em pista dá p/ sentir: c/ o controle ligado, se sente o motor cortando, principalmente em saída d curvas, quando aceleração é retomada, o q faz perder alguns segundos na volta. Com o controle desligado (no Si ele pode ser totalmente desligado), o carro "desliza" mais entre o ponto de tangência e a saída da curva, aproveitando melhor a pista o q melhora o tempo.
Na prática, eu NUNCA desligo o ESP do meu carro sem ser no autódromo. N recomendo a ninguém, q n seja piloto profissional ou tenha muuuuita experiência em track days, a se aventurar a desligar o controle.
Abcs
-
- Mensagens: 573
- Registrado em: Dom Fev 24, 2013 3:15 pm
- Estado: SC
- Cidade: Outra
- Carro Atual: DS3 White Devil
Re: Controle de Tração
A segurança eletrônica do DS3 se intromete MUITO mais que a do Si. Chega a atuar numa curva mais ou menos fechada numa subida!
Nos dias de chuva eu não desligaria o ESP, já que ai ele tem uma função no dia-a-dia. Nos demais casos de busca de emoção, ele é broxante.
Nos dias de chuva eu não desligaria o ESP, já que ai ele tem uma função no dia-a-dia. Nos demais casos de busca de emoção, ele é broxante.
I ride through the air
I laugh as I die
With powers of evil
Dark knowledge is mine
I laugh as I die
With powers of evil
Dark knowledge is mine
-
- Mensagens: 34
- Registrado em: Sáb Jul 06, 2013 1:09 pm
- Estado: RS
- Cidade: Sapucaia do Sul
- Carro Atual: Citroen DS3
Re: Controle de Tração
Mesmo com o ESP desligado (botão acionado) a eletrônica atua diretamente, apenas aumenta a "tolerância"..