Re: Combustível! Apenas Premium?
Enviado: Sex Abr 15, 2016 11:00 pm
Não estou confundindo não, morei 12 anos na Europa, a gasolina eh medida em octanas, pelo menos em Portugal, Espanha, França e Alemanha.
Acho que você não me entendeu. Todas são medidas em octanagem, entretanto existem métodos diferentes de medição, que não são diretamente comparados apenas por seus números. A da Europa usa o método RON, que no Brasil, se fosse utilizado, traria o valor de 102 para Podium. O 95 que você citou da Podium é IAD. Não sei se me fiz entender, mas o Wikipedia dá uma noção da diferença entre elas.George Soares escreveu:Não estou confundindo não, morei 12 anos na Europa, a gasolina eh medida em octanas, pelo menos em Portugal, Espanha, França e Alemanha.
Acredito que o problema seja mais falta de rendimento do que algum dano. Os carros atuais otimizam muito o ponto da queima quando a gasolina não apresenta pré-detonação e a gasolina Podium é a que tem a melhor eficiência nesse sentido, logo o carro deve render mais. Caso a nossa gasolina comum/aditivada fosse pelo menos limpa (menos enxofre) e sem ser batizada ( excesso de etanol, solvente e etc ) não haveria risco algum em utilizá-la a não ser rendimento menor. Sendo assim, se a conta preço/rendimento da Podium for desvantajosa e for optar pela comum/aditivada, faça em postos de confiança e lembrando que a aditivada tem apenas aditivos para limpeza do sistema, não para rendimento.Tccosta.22 escreveu:No preço da gasolina de hoje fica dificil abastecer somente com podium... 4,59 o litro! danifica realmente o motor?
Nem mais. O problema aqui é a percentagem de água na gasolina...felipe_cjp escreveu:Acredito que o problema seja mais falta de rendimento do que algum dano. Os carros atuais otimizam muito o ponto da queima quando a gasolina não apresenta pré-detonação e a gasolina Podium é a que tem a melhor eficiência nesse sentido, logo o carro deve render mais. Caso a nossa gasolina comum/aditivada fosse pelo menos limpa (menos enxofre) e sem ser batizada ( excesso de etanol, solvente e etc ) não haveria risco algum em utilizá-la a não ser rendimento menor. Sendo assim, se a conta preço/rendimento da Podium for desvantajosa e for optar pela comum/aditivada, faça em postos de confiança e lembrando que a aditivada tem apenas aditivos para limpeza do sistema, não para rendimento.Tccosta.22 escreveu:No preço da gasolina de hoje fica dificil abastecer somente com podium... 4,59 o litro! danifica realmente o motor?
Água também! Essa aí é "culpa" do carro flex, que tolera o etanol hidratado, então o mal intencionado faz a picaretagem e só os poucos carros a gasolina( comparado com flex) que pagam o pato.☹ngap escreveu:Nem mais. O problema aqui é a percentagem de água na gasolina...felipe_cjp escreveu:Acredito que o problema seja mais falta de rendimento do que algum dano. Os carros atuais otimizam muito o ponto da queima quando a gasolina não apresenta pré-detonação e a gasolina Podium é a que tem a melhor eficiência nesse sentido, logo o carro deve render mais. Caso a nossa gasolina comum/aditivada fosse pelo menos limpa (menos enxofre) e sem ser batizada ( excesso de etanol, solvente e etc ) não haveria risco algum em utilizá-la a não ser rendimento menor. Sendo assim, se a conta preço/rendimento da Podium for desvantajosa e for optar pela comum/aditivada, faça em postos de confiança e lembrando que a aditivada tem apenas aditivos para limpeza do sistema, não para rendimento.Tccosta.22 escreveu:No preço da gasolina de hoje fica dificil abastecer somente com podium... 4,59 o litro! danifica realmente o motor?
Dá cabo do motor todo.
felipe_cjp escreveu:Acho que você não me entendeu. Todas são medidas em octanagem, entretanto existem métodos diferentes de medição, que não são diretamente comparados apenas por seus números. A da Europa usa o método RON, que no Brasil, se fosse utilizado, traria o valor de 102 para Podium. O 95 que você citou da Podium é IAD. Não sei se me fiz entender, mas o Wikipedia dá uma noção da diferença entre elas.George Soares escreveu:Não estou confundindo não, morei 12 anos na Europa, a gasolina eh medida em octanas, pelo menos em Portugal, Espanha, França e Alemanha.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Octanagem" onclick="window.open(this.href);return false;
Boa tarde Amigo. A BR distribuidora informa a octanagem da gasolina, e aliás tem em seu site as diferenças entre elas bem explicada. A Ipiranga informa que a gasolina premium tem a octanagem similar a utilizada nos EUA e Europa. A regulamentação em si já prevê valor mínimo para cada tipo.Bom dia meu amigo, não estamos falando a mesma linguagem. Entendi o vosso ponto de vista, mas quando abastecemos no brasil não sabemos realmente qual gasolina usamos, nem octanagem, pois não somos informado, e na europa quando vc abastece, na própria bomba de gasolina diz a octanagem da gasolina. Então vc escolhe 95 octanas (que é a mais fraca), 98 octanas (a mais usada em carros turbos) e 100 octanas.
Infelizmente temos que ficar estudando, pois a petrobras e outras empresas não tem o cuidado de informar ao consumidor as características dos produtos.