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Re: Speed Buster

Enviado: Sex Dez 11, 2015 9:37 am
por Ronaldo Gualberto
Eu tenho race+sprint, fica da hora, as respostas em baixa bem mais rápidas. Eu gostei muito


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Re: Speed Buster

Enviado: Seg Jan 04, 2016 8:46 am
por marcoshmoser
Pessoal que tem chip instalado, alguém tem andado com gasolina aditivada. Funciona legal ou dá problema? Estou desconsiderando o fato da perda de desempenho por causa da baixa octanagem. Minha dúvida é se roda legal

Re: Speed Buster

Enviado: Qua Jan 06, 2016 2:08 am
por FtrDS
marcoshmoser escreveu:Pessoal que tem chip instalado, alguém tem andado com gasolina aditivada. Funciona legal ou dá problema? Estou desconsiderando o fato da perda de desempenho por causa da baixa octanagem. Minha dúvida é se roda legal
Marcos, independente de ter chip instalado ou não, é sempre recomendado que motores com injeção direta, como é o caso do THP do DS3, sejam abastecidos exclusivamente com gasolina Podium.

O pessoal fala em octanagem (IAD=87 na comum E na aditivada vs. IAD=95 na Podium), mas o que pega mesmo é a questão do enxofre. A maior octanagem faz o carro render mais e beber menos, mas o teor de enxofre é que deveria ser a maior preocupação - e nesse ponto, gasolinas comum e aditivada são exatamente a mesma porcaria.

Houve uma resolução da ANP para que toda a gasolina vendida aqui no Brasil tivesse no máximo 50ppm de enxofre. Mas eu ainda não coloco minha mão no fogo não. Até 2014 os níveis iam até 800ppm.
A Podium tem 30ppm de enxofre. Parece pouca diferença, mas é a garantia de que você não vai ter dor de cabeça com resíduo mandando bico injetor, bomba (pergunte para algum amigo seu que tem algum TSI e não coloca Podium, quantas vezes ele já teve que trocar a bomba de alta), válvulas e catalisador para o saco, no futuro.

Além disso, ano passado, nosso incrível governo aumentou a mistura de álcool para 27% nas gasolinas comum e aditivada. Apenas a Podium se manteve com 25%. E como bem sabemos, o THP do DS3 ainda não bebe álcool.

Apesar de eu já ter escutado algumas vezes que tem muita gasolina aditivada que recebe aditivos porcaria fora da distribuidora (o que não acontece com a Podium, que também é aditivada mas sai assim da BR), sua preocupação maior não deveria ser com os aditivos, mas com os níveis de enxofre e álcool presentes tanto na comum quanto na aditivada. Economizar com gasolina em motor THP, é barato que sai caro.

Lembrando que se você só utilizava gasolina comum antes, tente fazer uma mudança gradativa para a Podium... Como ela tem detergentes, se você começar a abastecer de um dia para o outro, depois de muito tempo colocando comum, ela pode "soltar" toda a sujeira de uma vez só e te dar problemas. O ideal é ir misturando até chegar em 100% de Podium.

Abs

Speed Buster

Enviado: Qua Jan 06, 2016 7:23 am
por Ronaldo Gualberto
Vou discordar em partes, primeiro acho que qdo falamos em comum aqui acredito que seja a comum aditivada. Defendo a Podium pela performance. Porém desde que foi lançado a Grid, uso ela nos meus carros inclusive no DS3. Após essa gasolina S50 usando no meu bom e velho 306 por exemplo que tem 70k rodados e 15 anos de uso, não percebo mais nenhuma borra na ponteira do escape, passo o dedo e está limpo(vide foto). No DS diminuiu bastante, mas sempre vai ter um pouco de borra preta mesmo com a Podium devido à mistura mais rica qdo exigimos mais do carro. Deve considerar também a troca de óleo antes do recomendado para evitar borras, nosso caso entre 5k a 7k no máximo. Enfim, se puder rodar só com Podium ótimo melhor ainda, performance agradece e com a S50 (meu caso Grid) para o meu uso não vi problemas Tb mantendo troca de óleo antecipada.
Escape do 306 após S50 Grid:
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Re: Speed Buster

Enviado: Qua Jan 06, 2016 12:05 pm
por FtrDS
Ronaldo Gualberto escreveu:Vou discordar em partes, primeiro acho que qdo falamos em comum aqui acredito que seja a comum aditivada. Defendo a Podium pela performance. Porém desde que foi lançado a Grid, uso ela nos meus carros inclusive no DS3. Após essa gasolina S50 usando no meu bom e velho 306 por exemplo que tem 70k rodados e 15 anos de uso, não percebo mais nenhuma borra na ponteira do escape, passo o dedo e está limpo(vide foto). No DS diminuiu bastante, mas sempre vai ter um pouco de borra preta mesmo com a Podium devido à mistura mais rica qdo exigimos mais do carro. Deve considerar também a troca de óleo antes do recomendado para evitar borras, nosso caso entre 5k a 7k no máximo. Enfim, se puder rodar só com Podium ótimo melhor ainda, performance agradece e com a S50 (meu caso Grid) para o meu uso não vi problemas Tb mantendo troca de óleo antecipada.
Escape do 306 após S50 Grid:
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Ronaldo,

Eu não quero ser estraga prazeres, mas a Grid não passa de uma aditivada com redutor de atrito (como é o caso também da Nitro+). Os níveis de enxofre, álcool e octanos são exatamente os da gasolina comum mais barata de qualquer posto de gasolina.

Desde 2014, por lei, todas e quaisquer gasolinas do nosso mercado são, em tese, no mínimo, S-50 (denominação para determinar uma gasolina com menos de 50ppm - partes por milhão, de enxofre).

A única vantagem da Grid para uma aditivada "normal", ao meu ver, é que a BR anuncia publicamente que a gasolina já sai com a mistura de aditivos da própria distribuidora, como acontece também na Podium.

Em relação à "borra na ponteira" do escape, pode ser um indício de gasolina ruim, mas nem sempre é isso. Como você mesmo mencionou, mesmo em carros que só são abastecidos com Podium, a ponteira pode ficar escura e não ser indício de problema algum. Como também pode acontecer de alguém abastecer com uma gasolina ruim a vida inteira, não aparecer sujeira na ponteira, mas por dentro, os sistemas de alimentação, escape e motor estarem detonados.

Meu critério é SEMPRE abastecer com Podium quando possível. Eu só coloco aditivada no tanque se estou viajando e não acho Podium. E mesmo assim, só se o posto parecer confiável e de uma bandeira decente (BR, Shell ou, no máximo, Ipiranga). Em último caso, se é o último posto em 200km e o tanque está seco, mesmo se houver aditivada em alguma bomba, se o posto não for confiável, prefiro colocar gasolina comum do que aditivada com procedência suspeita.

E só para deixar claro: Quando me refiro à gasolina Comum = Comum / Aditivada = Aditivada e Podium = Podium.

Abs


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